PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrada no mercado de trabalho

+3
Orihara
MuriloTri
Christian M. Martins
7 participantes

Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por Christian M. Martins Sex 29 maio 2015, 15:49

E aí, galera. Eu estava divagando aqui, e analisando umas possibilidades. Vejo que a maioria das pessoas com a minha idade já está ingressada no mercado de trabalho ou ao menos já trabalharam alguma vez.

Eu, contudo, nunca comecei a trabalhar, e não pretendo começar enquanto não passar no vestibular. O que vocês pensam disso? Será que adiar a entrada no mercado de trabalho pode piorar muito a minha situação?

Pergunto isso pois assim como eu tenho a possibilidade de continuar sem trabalhar até eu ingressar na universidade, tenho também a de ingressar em um trabalho agora e continuar estudando. Contudo, penso que dessa forma o meu rendimento seria ínfimo em via das poucas horas de estudo.

O que vocês pensam? Aos que trabalham, o rendimento dos estudos é pouco ou é satisfatório?

Obrigado pela atenção. Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por MuriloTri Sex 29 maio 2015, 16:15

Se você tem condições de continuar estudando sem trabalhar, creio que seria o ideal, principalmente se você pretende cursos que sejam de turno integral e exijam praticamente "dedicação exclusiva".

Acredito que não há problemas nenhum em entrar no mercado de trabalho com 24 ou 25 anos, até porque quem ingressa com 18~19 anos geralmente é em trabalhos que não exigem uma qualificação superior para sua execução, talvez um curso técnico ou nem isso, então se você vai pra carreira superior não há problema nenhum, creio eu.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por Convidado Sex 29 maio 2015, 17:27

Eu trabalhei um pouco dos meus 14 aos 15 anos, como vidraceiro, para comprar alguns materiais de estudo. Na verdade, lembro que comprei uma mochila apenas; o resto foi em outras coisas. Se você não tiver maturidade o dinheiro só vai servir para tirar o seu foco. Aos 17 eu vendi alguns livros do Feltre e da Sônia Lopes no Mercado Livre, e fiz a burrada de comprar livros no Mercado Livre também. Comprei outra mochila (a outra já tava gasta), só que para a faculdade, algumas camisetas, o livro de química do Atkins etc. e o dinheiro foi. Daria para eu comprar muito mais coisa se eu tivesse ido no Sebo, mas, como minha cidade tem apenas 5 mil habitantes, eu nem sabia que que era isso, apesar de saber que vendia livro... 



Atualmente o serviço do meu pai ta passando por uma crise financeira daquelas! Estou sem dinheiro para pagar o ENEM ainda, KKKK. Provavelmente vou prestar só ele mesmo. Depois de fazê-lo vou ver se consigo entrar no correio, como carteiro, por uns 3 meses. Dá para ganhar uns 5 mil nesse tempo. Se eu passar dá para me manter por um tempo; quem sabe sobra um dinheiro para pagar a carteira de motorista (tomara que sobre, KKKK).

Christian, eu falo para você, se você não trabalhar naquilo que gosta, isso só vai servir para te desmotivar. Tomar a decisão do que cursar à nível superior é um desafio que depende de n fatores: despesas A, despesas B, despesas C, despesas D, despesas  E, e, por fim, daquilo que vai te deixar feliz. Se você sabe que seus pais não vão conseguir arcar com as despesas, daí você poderia pensar em trabalhar, ou, controlar bem as despesas enquanto estiver na faculdade. 

Se você for fazer medicina vai ser muito difícil trabalhar no final de semana. É quase uma ideia fora de cogitação. Uma coisa é você entrar no mercado de trabalho agora como um zé ninguém e outra é daqui seis anos você entrar como médico. Aliás, para essa profissão tem emprego de sobra. Se você começar trabalhar e parar depois de uns 4~6 meses vai ser pior ainda... Imagina ir em busca de um emprego e o chefe vê que você ficou tão pouco tempo em um serviço, como a maioria dos jovens da geração nem-nem fazem hoje.. Vai pegar mau. 

Eu penso em três coisas no momento:
1. Cursar Engenharia Mecânica ano que vem e tentar ser perito da PF quando me formar.
2. Fazer um cursinho preparatório para concurso público e prestar para agente da PF. Essa seria a melhor ideia; em uns três anos estudando muito e do jeito certo, eu consigo. Nesse serviço você trabalha 1 dia e descansa 2, se eu não estou enganado, e ganha uns 10 mil reais. Eu com 22~23 anos ganhando isso! Caraca... Sem falar que eles liberam você para estudar também. Eu gosto muito dessa meta... mas ela envolve alguns desafios: eu teria que cursar algum curso bem tosco, porque para entrar na PF tem que ter algum curso superior; a solução para isso é fazer algum por EAD, que dure uns dois anos. Terei que me deslocar para alguma cidade grande, fazer academia e treinar natação. Na minha cidade  não tem nada disso. 
3. Cursar medicina. Esse objetivo vem perdendo força. Não sei o porquê, mas meu prestígio por essa área vem diminuindo. 



Resumindo... Se você realmente tem a necessidade de conseguir dinheiro, trabalhe, nem que for por meio período. Faz umas diárias nos finais de semana, nos mercadinhos, sei lá. 



Só não desanima! É na subida que a canela engrossa.  :LS:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por Orihara Sex 29 maio 2015, 18:31

Eu trabalhei desde cedo por ter de ajudar em casa nas despesas, e a única coisa que me fez de imediato foi atrasar toda minha vida de estudante. Se você tem a oportunidade de apenas estudar, fique assim! É muito mais produtivo, pode ter certeza.

Dezotti, comigo ocorre ao contrário: sempre tive o sonho de ser militar, mas o contexto atual do Brasil está me desanimando tanto que meu foco no ITA é ser civil pra poder ir para o exterior o mais breve possível. Very Happy
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por Diaz Sex 29 maio 2015, 19:59

Bom estudei em escola de ensino médio técnico. Eu me formei ano passado em Eletrônica e consegui passar na Federal e na Estadual do meu estado em Engenharia da Computação e Engenharia (Na Estadual existe o vestibular para engenharia e depois do ciclo básico você decide qual engenharia ingressa), optei pela estadual, o meu período começou em Março, porém desde de Janeiro venho estagiando como Técnico em Eletrônica e acredite para quem não ganhou nada na vida, ganhar relativamente bem trabalhando 4 horas por dia é muito bom ( quase que viciante) e quando chegou Março tive que decidir ou faculdade ou trabalho/estágio, Adivinha qual escolhi? Dinheiro, estava conformado em abandonar tudo e prestar o vestibular de novo esse ano para ingressar novamente, porém algo quase que ''mágico'' aconteceu a Estadual abriu um novo curso, Engenharia Eletrônica Noturno, quando vi isso há alguns meses atrás meu olhos brilharam de felicidade, pois estudar de noite é tudo que sempre quis, pois assim daria tempo de estudar e trabalhar. Não me arrependo, tudo depende muito do que você quer na vida. Se você quer Direito ou Engenharia acredite dá para ganhar um bom dinheiro durante a faculdade. No meu caso eu estágio, dou aulas aos fins de semana e desenvolvo projeto eletrônicos nos tempos livres, além de estudar para o vestibular e fazer cursinho, tenho uma rotina muito corrida, porém como estudei integral meu ensino médio todo, tô acostumado a dormir pouco rs , consegui comprar meu carro economizando ( agora falta só a cnh ) e não teria conseguido nada disso se tivesse continuado na faculdade, não desisti apenas adiei um pouco kkk, Enfim, se você quer algum curso como Medicina, sugiro que só estude pois é um curso MUITO pesado, porém compensa, não sei se tem na universidade da sua cidade, porém aqui no Amazonas, existe um sistema de monitoria, onde os melhores alunos viram monitores de alguma matéria e ganham uma bolsa para ajudar os calouros. Você poderia tentar ser monitor, já é uma boa ajuda. 

Bom como o Dezotti falou de planos os meus são:

1. Entrar em Engenharia Eletrônica Noturno na Estadual
2. Trabalhar como técnico/professor até o 2o Período
3. Fazer uma economia e tentar montar uma empresa de desenvolvimento de projetos e continuar dando aulas
4. Tentar virar Engenheiro do INMET/Federal/Petrobrás/Manaustrans/...
5. Ser Engenheiro concursado e ter minha empresa
6. Cursar Matemática Aplicada na UFRJ quando tiver minha ''vida estável''
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por jango feet Seg 01 Jun 2015, 18:02

Orihara escreveu:Dezotti, comigo ocorre ao contrário: sempre tive o sonho de ser militar, mas o contexto atual do Brasil está me desanimando tanto que meu foco no ITA é ser civil pra poder ir para o exterior o mais breve possível.

kkkkkk, idem!!!
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por wmsj Seg 01 Jun 2015, 22:02

Olha Christian, pra área que você quer seguir estudar e trabalhar simultaneamente não é uma opção. Futuramente vai ter um mercado de trabalho bem mais amplo quando você terminar a graduação, mas agora qualquer tarefa alternativa atrapalha muito. Digo isso por experiência própria, curso engenharia civil e estudo pro vestibular, a rotina é muito desgastante. Se for possível foca no vestibular até passar.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por kill* Seg 01 Jun 2015, 23:30

Depende.... Você tem condições ou não? Se tiver só estude, se não tiver trabalhe, nem que seja por um curto espaço de tempo.

A respeito de estudar e trabalhar ao mesmo tempo não ser uma opção, não é bem assim não.... vai depender muito de como você aproveitar seu tempo.

Meu irmão trabalhava o dia inteiro na telefônica e nem por isso deixava de estudar lá mesmo, abria uma aba de física do brasilescola e quando o chefe passava ele fechava kkkkkkkkkkkk Recentemente ele foi pra Inglaterra por um programa de bolsa e vai ficar lá por 5 anos .

Mas como eu disse, vai de cada um , no caso dele se ele não trabalhasse seria despejado, no seu, se os seus pais puderem te bancar por um tempo , fique em casa estudando mesmo  👅

Apesar, meu irmão frequentava esse forum kkkkk O nick dele devia ser ou 88sude ou fet47fet   :cyclops:
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por jango feet Ter 02 Jun 2015, 18:28

kkkkk, acho que vou aproveitar que a facul tá de greve e fazer igual teu irmão kill, esse negócio de "não pode trabalhar enquanto estuda" é besteira. Basta ser safo.
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Entrada no mercado de trabalho Empty Re: Entrada no mercado de trabalho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos