Raio da circunferência
2 participantes
Página 1 de 1
Raio da circunferência
Uma circunferência que passa pelos pontos A(2; -9) e B(9; 8 ) tem seu centro na bissetriz dos quadrantes pares. Determine o raio dessa circunferência.
Eu sei como resolver essa questão, porém gostaria que resolvessem passo a passo para que eu compare com a minha resolução e veja se está correto.
Obrigado.
Eu sei como resolver essa questão, porém gostaria que resolvessem passo a passo para que eu compare com a minha resolução e veja se está correto.
Obrigado.
Orihara- Mestre Jedi
Re: Raio da circunferência
Como a bissetriz dos quadrantes pares é da forma y=-x, e sabendo que o centro está sobre ela, então o centro terá as coordenadas C(x,-x)
Como os pontos A e B estão na circunferência, então temos que d(C,A)=d(C,B) e fazendo esses cálculos chegará a conclusão que x=-3.
Portanto, C(-3,3) e a equação da circunferência será da forma (x+3)² + (y-3)² = r²
Agora para achar o raio ou você calcula d(C,A) ou d(C,B) ou substitui um dos pontos A ou B na equação da circunferência determinada acima.
Fazendo isso, chegará a conclusão de que o raio é r=13
Como os pontos A e B estão na circunferência, então temos que d(C,A)=d(C,B) e fazendo esses cálculos chegará a conclusão que x=-3.
Portanto, C(-3,3) e a equação da circunferência será da forma (x+3)² + (y-3)² = r²
Agora para achar o raio ou você calcula d(C,A) ou d(C,B) ou substitui um dos pontos A ou B na equação da circunferência determinada acima.
Fazendo isso, chegará a conclusão de que o raio é r=13
Jader- Matador
Re: Raio da circunferência
Obrigado Jader, essa é a ideia que tenho para resolver, porém na seguinte parte:
Não consigo encontrar o valor x = -3. Acredito estar errando algum detalhe o qual não consigo perceber.
Você poderia demonstrar os cálculos?
Não consigo encontrar o valor x = -3. Acredito estar errando algum detalhe o qual não consigo perceber.
Você poderia demonstrar os cálculos?
Orihara- Mestre Jedi
Orihara- Mestre Jedi
Jader- Matador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos