PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desastres Ambientais

2 participantes

Ir para baixo

Desastres Ambientais Empty Desastres Ambientais

Mensagem por Jonas10 Qua 20 maio 2015, 00:08

A humanidade, nas últimas décadas, vem modificando significativamente o espaço geográfico e, consequentemente, o meio ambiente, em busca de melhores condições de vida. Diversos métodos são utilizados para a realização de tais objetivos que, por sua vez, ocasionam demasiadas consequências para com o planeta.
         Muitos problemas ambientais são decorrentes principalmente das ações descontroladas do ser humano. O aquecimento global, a poluição e o desmatamento são apenas alguns dos problemas que ocorrem devido a esses atos.
         Os ecossistemas, por sua vez, vêm sendo devastados e, com isso, várias espécies de plantas e animais são extintos, o que afeta diretamente a biodiversidade. Isso vem preocupando as Organizações de proteção ao meio ambiente como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), já que tais problemas também afetarão as gerações futuras.
         Portanto o governo, juntamente com a sociedade e as indústrias, deve buscar o tão desejado desenvolvimento, investindo na implantação de tecnologias verdes de modo a preservar a sustentabilidade do meio ambiente.

Jonas10
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/05/2015
Idade : 27
Localização : Picos, Piauí, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desastres Ambientais Empty Re: Desastres Ambientais

Mensagem por mateus160399 Qui 28 maio 2015, 18:50

Olá! Eu vou dar a minha opinião e algumas sugestões e depois alguém mais apto fará uma correção:
 
Com base no enem:
 
Competência 1 (Domínio da norma culta):
 
Você atendeu muito bem a essa competência, nenhum deslize aparente ao longo do texto, empregou devidamente a acentuação gráfica, assim como fez o uso da crase de maneira correta. Além disso tanto a concordância verbal como nominal estão corretas. Contudo tome cuidado com o gerúndio, seria interessante substituí-lo por outras expressões.
 
Competência 2 (Compreensão da proposta):
 
Eu não tenho a proposta, então não sei o que o elaborador realmente quer. No entanto você seguiu um determinado raciocínio e não desviou, permaneceu fiel a ele durante todo o texto.
 
Competência 3  (Capacidade de organizar e relacionar informações):


Na minha opinião os argumentos ficaram bem construídos, todavia ficaram  dentro do senso comum. Dos milhões de candidatos que escreveriam sobre esse tema, a maioria dissertaria desse modo. Seria interessante pensar em algo mais bem elaborado, ver a partir de outro ponto de vista, que te daria um destaque maior quando o seu texto fosse lido pela banca. Seria interessante também, no segundo parágrafo de argumentação mostrar como as ações irracionais humanas afetarão as gerações futuras, pois você citou isso. Além disso o interesse da argumentação é convencer, e você apenas citou fatos que a sociedade está cansada de saber. Teria sido muito bom se você tivesse mostrado como as ações antrópicas afetam o planeta, a fim de realmente convencer e persuadir quem está lendo, pois os argumentos ficaram muito superficiais.


Competência 4 (Coesão e coerência):
O texto seguiu uma ordem lógica, ficou bem estruturado, e muito compreensível. 

Competência 5 (Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto):


A proposta de intervenção poderia ser melhor elaborada, pois está muito simples e superficial; todos os concorrentes falariam isso. Uma dica que eu dou, no que diz respeito a proposta de intervenção é sempre pensar em algo que envolva a participação do seguintes agentes:
-Indivíduo
-Sociedade
-Governo
-Mídias
Se você elaborar uma proposta que envolva todos esses agentes, com certeza obterá nota máxima nessa competência.


Espero ter ajudado!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos