Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ?

2 participantes

Ir para baixo

Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ? Empty Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ?

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 12 Jul 2021, 10:33

Saudações a todos! Gostaria de ouvir suas opiniões quanto à redação a seguir. (modelo enem)
Desde já agradeço a opinião de vocês.
OBS: minha gramatica é péssima(se puderem apontar os assuntos gramaticais que falhei e me derem um norte para melhorar ou livros por quais estudar  seriam anjos )  cheers  cheers cheers cheers Wink 

Tema: Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ?

Introdução:

Na animação WALL-E, da companhia norte americana ''Pixar'',é retratado o planeta terra repleto de lixo e gases poluentes causados pelo descuido da humanidade. Embora seja uma obra ficcional, é possível perceber nos dias atuais a persistência do desrespeito da população frente ao meio ambiente. Tal problemática tem como fatores principais as estratégias privadas gananciosas assim como os hábitos de consumo da população, e traz consequências negativas a fauna e flora. Desse modo, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível solução acerca do impasse.

Desenvolvimento 1:
Inicialmente, é necessário destacar como o capitalismo predatório e o consumismo fomentam a ocorrência dos desastres naturais. Baseando-se em um modelo de produção que apenas estimula o lucro, grande parte das companhias privadas negligenciam as etapas de segurança e preservação da natureza. Nesse sentido, o consumismo desenfreado de supérfluos por parte dos indivíduos agrava o dilema citado, já que maior passa a ser necessidade de matéria prima e, assim, mais prejuízos  essas empresas causam a natureza. Isso se torna mais claro, ao analisar o rompimento da barragem de rejeitos de minérios da mineradora Vale em brumadinho, Minas gerais, devido a indiferenças no processo de segurança. Dessa maneira, faz-se mister uma postura mais severa do governo frente a tamanha adversidade.
Desenvolvimento 2:
Além disso, é essencial destacar os efeitos do panorama supracitado aos ecossistemas atingidos. Isso porque, a introdução ao meio ambiente de metais pesados como zinco e mercúrio, presente nos resíduos da barragem, causa o fenômeno biológico conhecido como biomagnificação. tal manifestação é caracterizada pelo aumento progressivo da concentração dessas substâncias ao longo da cadeia alimentar. Nessa perspectiva, níveis tróficos mais altos como os seres humanos tendem a ingerir alta quantidade desses compostos, podendo levar o indivíduo a óbito. Desse modo, é imperioso a mudança do quadro descrito com intuito de que, cenário pior do que o deixado pelos seres humanos na animação Wall-E não venha acontecer.
Conclusão:
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater os desastres ambientais e os malefícios por eles causados. Para tanto, urge que o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela defesa e conservação da natureza, intensifique a fiscalização as empresas por meio do aumento do numero de profissionais e o estimulo a denuncias das irregularidades. Ademais, cabe ao poder legislativo o endurecimento da legislação vigente, com o estabelecimento de multas  mais severas a quem as violarem. Espera-se, com isso, mitigar as tragédias antrópicas provocadas a fauna e flora, e que situação caótica do planeta permaneça apenas  na ficção cientifica.
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ? Empty Re: Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ?

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 14 Jul 2021, 09:53

Olá Nathan!
Bom dia!!

Bom, vamos corrigir a sua redação parágrafo por parágrafo! E vamos analisando com calma quais são os seus erros! E no final, pontuo para vc o que vc precisa melhorar!
Vamos lá! Cool

I) Introdução:
-> " norte americana ''Pixar'' "
Aqui, por ser um nome próprio, no caso é o nome da empresa, não é necessário o uso das aspas!

-> " retratado o planeta terra "
O trecho "planeta terra" deve ser com letra maiúscula, visto que é o nome do planeta!
Logo, fica: "... retratado o planeta Terra ..."

-> " Na animação WALL-E, da companhia norte americana ''Pixar'',é retratado "
Aqui, como vc já fez o uso das aspas, que eu pontuei acima ser desnecessário, e também há o aposto entre as vírgulas, eu recomendaria vc diversificar um pouco nesse trecho! Veja:
 " Na animação WALL-E - da companhia norte americana Pixar - é retratado "

-> " Tal problemática tem como fatores principais principais fatores as estratégias privadas gananciosas assim como e os hábitos de consumo da população "
Esse trecho das "estratégias privadas gananciosas" não ficou muito claro...
O "fatores principais" é apenas uma questão de estilística!
Por isso marquei de rosa. Tente mudar esse trechinho!
A parte cortada em vermelho é desnecessária! E o "e" em azul seria mais adequado!

-> " e traz trazendo consequências negativas a fauna e flora "
Novamente, a expressão cortada em vermelho é desnecessária!

Já a azul, é mais adequada!

-> " Tal problemática tem como fatores principais principais fatores as estratégias privadas gananciosas assim como e os hábitos de consumo da população, e traz trazendo consequências negativas a para a fauna e flora "
Como eu apresentei alguns erros sobre esse trecho, eu irei reescreve-lo para que vc veja como encaixar cada um deles!
 " Tal problemática tem como principais fatores as estratégias privadas gananciosas e os hábitos de consumo da população, trazendo consequências negativas para a fauna e flora. "

-> Fechamos o 1º parágrafo!
Gostei da sua introdução, porém, atente-se para isso que eu pontuei!
Expressões e palavras chaves devem estar bem encaixadas! Seguindo! Cool 

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " o consumismo desenfreado de supérfluos por parte dos indivíduos agrava o dilema citado, já que maior passa a ser a necessidade de matéria prima e "
Uma questão: que indivíduos? A palavra marcada de vermelho não apresenta seu sentido completo...
Segunda expressão marcada de vermelho se encontra não muito boa nesse contexto... não sei se ficou claro, mas eu acho que ela não se encaixa bem, creio que seja melhor vc substituir por outra!

-> " e, assim, mais prejuízos  essas empresas causam a natureza. "
Primeira expressão marcada de vermelho: creio que melhor seja a seguinte expressão - e, desse modo,

Segunda expressão marcada de rosa: creio que seja melhor a seguinte forma - ... são causados à natureza por certas empresas.

-> " mineradora Vale em brumadinho, Minas gerais, "
Aqui ficou um pouco confuso na parte escrita mesmo! Irei reescrever para vc agora:
              " mineradora Vale, em Brumadinho - MG, "

-> Fechamos o 2º parágrafo!
Apenas quero pontuar p/ vc que se atente ao oq eu disse acima! E tbm devo dizer que não é muito bom que se tenha frases longas demais... se atente a isso!
Fazer mais frases, e ao mesmo tempo interligadas, é melhor do que fazer poucas e gigantes!

Vamos seguir! Cool

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " Desse modo, é imperioso imperiosa a mudança do quadro descrito, com intuito de que, o cenário pior do que o deixado pelos seres humanos descrito na animação Wall-E não venha a acontecer/ocorrer. "
Apenas alguns pontos:
 1. Concordância: é imperiosA A mudançA! Feminino concorda com feminino
 2. Evite escrever trechos longos que possam ser substituidos por coisas menores!
 3. Na introdução, vc escreveu WALL-E e agr vc colocou Wall-E... Veja qual é o correto!

-> Um parágrafo bom tbm!
Apenas atente-se ao oq eu pontuei!
E revise a sua digitação sempre antes de enviar! Há uma frase q inicia com letra minúscula no seu parágrafo! Então, sempre atente-se! cheers

Vamos seguir! Cool

IV) Conclusão:
-> Não encontrei nenhum problema que deve ser destacado!
Vamos fechar! cheers

Bom...
Uma redação boa! Gostei!
Bem contextualizada!

Apenas quero pontuar algumas coisas:
 1. Atente-se ao oq eu pontuei
 2. Cuidado com o que vc digita! Sempre revise! Há erros de acentuação em algumas palavras... frases com letra minúsculas... Revise sempre!!
 3. Já as coisas que vc pediu, de apontar os assuntos gramaticais, eu falo: acentuação; concordância; uso dos pronomes; estudo dos conectivos(importante saber diversificar eles!)

Creio que seja isso!
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
Abraços!! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ? Empty Re: Desastres Ambientais: Qual preço do desenvolvimento ?

Mensagem por nathanvasoncelos958 Qua 14 Jul 2021, 12:00

Obrigado pela análise. Obrigado mesmo!!
Indica algum livro (pdf) para aprender os conteúdos citados entre outros também ?
Como faço para chegar perto de um nível de português desse kkkk?
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Padawan
Padawan

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 14 Jul 2021, 12:16

De nada!!
Sobre livros... eu te indico livros de português mesmo, para a parte gramatical... e para a redação, eu tenho alguns materiais aqui!

E sobre o nível de português kkkkkkk, eu acho que treino!
Eu costumo fazer o seguinte:
 1. Ler livros, para ver as estruturas textuais...
 2. Ver notícias, para que vc consiga ver argumentos...
 3. E, claro, olhar as redações que obtiveram notas altas nos concursos!

Se vc quiser eles, me manda uma MP... ai a gente pode trocar eles!
Eu criei um tópico aqui, na área de redações, com dois links de materiais!
https://pir2.forumeiros.com/t182193-material-de-redacao

Dê uma olhada lá tbm! Cool
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo