Energia livre de Gibbs
3 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Energia livre de Gibbs
Considerando a reação: COCl2(g) ---> CO(g) + Cl2(g) e os valores ∆H = -108,28 kJ e ∆S = -131,63 J/K a 25 °C, a qual temperatura a reação é espontânea, em °C?
a) 549
b) 627
c) 727
d) 823
Inicialmente eu iria impor a seguinte condição: ∆G = ∆G - T∆S < 0. De fato, quando fui conferir a solução, ela é feita da mesma forma só que igualando a zero. Surgiram as seguintes dúvidas:
1) Em verdade, a reação é espontânea para qualquer valor abaixo de 549 °C, certo?
2) Os valores de ∆S e ∆H são dados 25 °C e a temperatura calculada é de 549 °C. Para a reação a essa temperatura, não deveria ser considerado outro valor de ∆H que não fosse a 25 °C? E outro valor de ∆S?
a) 549
b) 627
c) 727
d) 823
- Spoiler:
- 549 °C
Inicialmente eu iria impor a seguinte condição: ∆G = ∆G - T∆S < 0. De fato, quando fui conferir a solução, ela é feita da mesma forma só que igualando a zero. Surgiram as seguintes dúvidas:
1) Em verdade, a reação é espontânea para qualquer valor abaixo de 549 °C, certo?
2) Os valores de ∆S e ∆H são dados 25 °C e a temperatura calculada é de 549 °C. Para a reação a essa temperatura, não deveria ser considerado outro valor de ∆H que não fosse a 25 °C? E outro valor de ∆S?
Ashitaka- Monitor
Re: Energia livre de Gibbs
1) Sim, pois teremos ∆G < 0.
2) Os valores de ∆S e ∆H variam muito pouco com a temperatura.
2) Os valores de ∆S e ∆H variam muito pouco com a temperatura.
Carl Sagan- Matador
Mas são temperaturas relativamente altas. Como saber até qual temperatura isso é desprezível?
Ashitaka- Monitor
Boa pergunta, mas de qualquer forma, se houvesse variação não haveria como calcular com os dados fornecidos.
Carl Sagan- Matador
Thálisson C- Monitor
Entendi, obrigado pessoal.Carl Sagan escreveu:Boa pergunta, mas de qualquer forma, se houvesse variação não haveria como calcular com os dados fornecidos.
Ashitaka- Monitor