PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é ser homem nos dias de hoje?

2 participantes

Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por wmsj Sex 01 maio 2015, 19:14

Fiz essa redação há algum tempo e nenhum professor olhou. Se alguém puder analisar e me dizer o que achou, eu agradeço.

Proposta

Futebol, cerveja e mulher

Os papéis no mundo pós revolução industrial mudaram. Numa atmosfera truculenta para as donas de casa, que saiam da prisão domiciliar para conquistar o mercado de trabalho, a repressão masculina foi forte. O homem, ainda hoje, sente dificuldades para aceitar que os valores até então atribuídos para os sexos mudaram e responde a isso com intensa repressão. É aí que surge o perigo da tentativa de autoafirmação dos valores masculinos.

Uma fração disso é refletida na homofobia e machismo presentes por toda parte. Nos estádios de futebol, a palavra homossexual é ofensa grave, passível de briga. Aliás, disputas físicas parecem ser mais um elo para ligar o homem à virilidade do macho alfa, reafirmando-o como dominador. Esse situação pode ser generalizada como a dificuldade de aceitar seu papel de igual, e não de superior. O patriarcado dos genos da Grécia antiga parece ainda estar bem arraigado no homem contemporâneo.

A cultura dos comerciais de cerveja e das cantadas evidenciam mais a resistência aos novos valores sociais. Se os anúncios de cerveja fossem vistos de forma literal, não seria difícil acreditar que tanto cervejas quanto mulheres são produtos comerciais. Ainda, as marcas do machismo vão além do mundo publicitário. Nas ruas, as mulheres são assediadas e reprimidas pelas cantadas, a exaltação do impulso sexual é só outro jeito de mostrar o efeito da testosterona.

Assim, o homem contemporâneo se põe diante de um impasse. É preciso abrir mão da dominação imposta sobre o sexo oposto e aceitar a isonomia conquistada pelas mulheres. Isso se faz difícil na cultura do macho alfa como modelo de homem. Tão árduo, que muitos homens esquecem que, diferente dos outros animais, seres humanos podem sobrepor sua razão ao impulso. Aceitar a isonomia dos sexos é um grande passo para a compreensão total de o que é ser homem na atualidade.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por jumentaoo Sex 01 maio 2015, 19:49

uma dica..na introdução comece do geral e não do particular..vc está começando do argumento particular na introdução e indo para o geral nos parágrafos de desenvolvimento(isso está tornando seu texto confuso)..além disso , tente ligar mais os períodos e parágrafos , achei q está muito "jogado"....
jumentaoo
jumentaoo
Jedi
Jedi

Mensagens : 236
Data de inscrição : 29/03/2015
Idade : 25
Localização : marília , são paulo , brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por wmsj Sex 01 maio 2015, 20:00

Sim, está meio jogado, sempre que eu tento deixar ele mais amarrado a argumentação não sai. Só não concordo sobre a introdução, achei ela bem genérica. Se eu tivesse deixado menos objetiva não daria para o leitor entender o tema e a tese.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por Convidado Sex 01 maio 2015, 22:10

ANÁLISE DA REDAÇÃO

  • Em laranja: erros gramaticais.
  • Em azul: erros de sintaxe (organização).
  • Em verde: sugestões.

*Considere que eu não li os textos de apoio, somente a sugestão do comando.


*Não gostei do título. Muito "escroto". 


PARÁGRAFO 1: 
       Os papéis no mundo pós revolução industrial mudaram. Numa atmosfera truculenta para as donas de casa, que saiam da prisão domiciliar para conquistar o mercado de trabalho, a repressão masculina foi forte. O homem, ainda hoje, sente dificuldades para aceitar que os valores até então atribuídos para os sexos mudaram e responde a isso com intensa repressão. É aí que surge o perigo da tentativa de autoafirmação dos valores masculinos.
COMENTÁRIO 1: 

  • De que papéis você está falando? Seja mais específico. Ex.:  O papel do homem e da mulher na sociedade se alterou muito após a revolução industrial.
  • Na última redação sua que eu corrigi (sobre trote) e nessa, você deu muito destaque à coisas que deveriam servir de ponte na redação. Veja só: em dois períodos você fala da repressão masculina, no mesmo contexto. Só precisa de um! Ex.:  Com uma maior inserção da mulher no mercado de trabalho, a função de "dona de casa" atribuído ao sexo feminino foi se tornando algo cada vez mais abstrato, permanecendo apenas na mentalidade de alguns homens que insistem em perpetuar um comportamento repressor e machista dos tempos do patriarcalismo.
  • Veja que eu usei "comportamento repressor e machista" como uma ponte para explicar, nos parágrafos seguintes, sobre a origem da "superioridade" do homem e da mulher: a ideologia patriarcal. Na redação uma coisa liga à outra.
  • Sua introdução não ficou boa, ela ficou muito superficial. Esse é um tema muito vasto. Imagine quantos casos de repressão, fatos históricos (Lei Maria da Penha, direito de voto às mulheres, etc.), artigos científicos e debates devem ter sobre isso! Pesquise, antes de fazer uma redação. Mas pesquise mesmo!



PARÁGRAFO 2:
      Uma fração disso é refletida na homofobia e machismo presentes por toda parte. Nos estádios de futebol, a palavra homossexual é ofensa grave, passível de briga. Aliás, disputas físicas parecem ser mais um elo para ligar o homem à virilidade do macho alfa, reafirmando-o como dominador. Esse situação pode ser generalizada como a dificuldade de aceitar seu papel de igual, e não de superior. O patriarcado dos genos da Grécia antiga parece ainda estar bem arraigado no homem contemporâneo.
COMENTÁRIO 2:

  • O parágrafo está bom. Só acho que não vale a pena você falar de homossexualismo nesse tema. Já que você vai falar das disputas físicas do homem para se reafirmar como dominador, por que não cita a Lei Maria da Penha?
  • Como eu disse no comentário anterior, falar sobre patriarcado nesse tipo de tema é bom, pois dá uma alusão histórica a um comportamento atual.



PARÁGRAFO 3:
        A cultura dos comerciais de cerveja e das cantadas evidenciam mais a resistência aos novos valores sociais. Se os anúncios de cerveja fossem vistos de forma literal, não seria difícil acreditar que tanto cervejas quanto mulheres são produtos comerciais. Ainda, as marcas do machismo vão além do mundo publicitário. Nas ruas, as mulheres são assediadas e reprimidas pelas cantadas, a exaltação do impulso sexual é só outro jeito de mostrar o efeito da testosterona.



COMENTÁRIO 3:

  • O parágrafo está razoável. É interessante falar sobre a comercialização da mulher, mas fique atento... O tema é "O que é ser homem nos dias de hoje?" e não "O que é ser mulher nos dias de hoje?". Teria sido melhor se você tivesse dado uma continuidade ao parágrafo anterior. O homem antes era um patriarca, um líder da família, o que ele é hoje? O leitor tem que achar essas respostas no seu texto.
  • Você falo sobre os novos valores sociais, mas você não dá exemplos destes no texto. 



PARÁGRAFO 4:
       Assim, o homem contemporâneo se põe diante de um impasse. É preciso abrir mão da dominação imposta sobre o sexo oposto e aceitar a isonomia conquistada pelas mulheres. Isso se faz difícil na cultura do macho alfa como modelo de homem. Tão árduo, que muitos homens esquecem que, diferente dos outros animais, seres humanos podem sobrepor sua razão ao impulso. Aceitar a isonomia dos sexos é um grande passo para a compreensão total de o que é ser homem na atualidade.



COMENTÁRIO 4:

  • Cara, olha só quantas vezes você repetiu a palavra "homem". Aí se assina o vocabulário. Eu sempre tenho como meta repetir as palavras no máximo duas vezes no mesmo parágrafo. Procure sinônimos na internet.
  • É interessante fazer uma ponte entre o papel do macho entre os animais e o papel do macho na espécie humana, trazendo esse antagonismo entre razão e impulso, ao longo da redação.
  • A última frase não ficou muito coerente. O homem precisa aceitar a igualdade dos sexos para poder compreender qual o seu papel no mundo atual? Afinal, qual é mesmo o papel do homem hoje? Creio que você não tenha respondido a isso.



COMENTÁRIO GERAL:
        O texto é ruim, muito enxuto em informações que possam ser úteis para se detectar o papel do homem na sociedade atual. Até o segundo parágrafo há um bom encadeamento lógico, que poderia ser melhor desenvolvido se, nos seguintes, você fizesse uma comparação da função do homem no passado (patriarca) e no presente (que é o que você tem que dizer para atender à proposta). 
          Não está mau escrito, mas está carente de argumentos. Faltou um pouco de encadeamento lógico, como sugeri no parágrafo anterior. Nota: 540. 


Última edição por Dezotti em Sex 01 maio 2015, 22:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alterar erros gramaticais e palavras: história -> histórica e futuro -> presente)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por wmsj Sex 01 maio 2015, 22:30

Muito boa sua correção Dezotti, obrigado pela ajuda. Como eu disse antes, minha grande dificuldade é organizar a redação, sempre tenho a impressão de que ela fica toda dispersa.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por Convidado Sex 01 maio 2015, 22:37

Para aprender como se faz uma redação você tem que sempre refazê-la, e ser muito, muito autocrítico mesmo. Você tem que ser perfeccionista. Daqui a pouco vou postar uma redação minha, se puder da uma corrigida lá para me ajudar também. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por wmsj Sex 01 maio 2015, 22:43

Pois é, tenho que adotar o costume de reescrever, dificilmente faço isso.

Vai ser difícil olhar sua redação depois dessas aulas que você deu corrigindo a minha kkkk. Mas vamos lá!
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por Convidado Sex 01 maio 2015, 23:02

Para falar a verdade, eu dificilmente reescrevo também. Geralmente eu corrijo os meus erros na próxima redação que eu vou fazer. No entanto, tenho que admitir que tenho um certo dom para escrever (não querendo ser orgulhoso Rolling Eyes), pois quando eu fazia produções de texto na escola a professora sempre me elogiava. Desde quando eu tinha uns 8 anos. Eu não sou um leitor. Acho que li menos de 20 livros até hoje e, se ta chegando próximo à esse número é por causa dos livros do vestibular que tenho que ler. 

Quando eu vou fazer uma redação eu pesquiso muito: debates, artigos do JusBrasil, outras redações, etc. Alguns temas são cercados de conceitos jurídicos, e, caí entre nós, advogados escrevem bem demais e devem ser obrigatoriamente muito bons em argumentar. Quer achar fonte melhor para produzir uma dissertação do que nesses textos? 

E tem outra também, eu sou um pouco perfeccionista quando se trata de estudar. Para mim é "ou você faz, ou você não faz...", não existe coisa mais ou menos. Afinal, se for para fazer de maneira relaxada compensa abandonar os estudos e ir festar, como qualquer pessoa normal, porque estudar é chato demais. Para passar em medicina só se cobrando muito mesmo. Como cuidar da vida de uma outra pessoa se não conseguimos cuidar nem da nossa própria vida?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser homem nos dias de hoje? Empty Re: O que é ser homem nos dias de hoje?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos