[Título removido - ler regras]
3 participantes
Página 1 de 1
[Título removido - ler regras]
Olá galera, tudo bom? É meu 1º post no fórum, me avisem se estiver postando na área errada ou algo assim.
Bom, o ensino médio no Brasil passa por grandes dificuldades, e na minha escola nao e diferente. estou no 3 ano e os profs de minha escola nao ajudam muito..
Então estou a mais de 12hs tentando enteder estas questões, percebi que elas já estao ate respondidas no fórum mas nao consegui entender..
percebo que o senhor José Carlos é muito ativo e sempre tenta ajudar, mas infelizmente nao consegui entender a resolução, estudei muito aqui na net e no livro, mas nao fui capaz..
Então peço que me ajudem, por favor, com o MAXIMO de detalhe possível, por favor, me deem essa luz.. obrigado. As questoes são essas :
1- O ponto Q é o simétrico do ponto
P(x,y) em relação ao eixo dos y. O ponto R é o
simétrico do ponto Q em relação à reta y=1. As
coordenadas de R são:
a) (x, 1-y)
b) (0, 1)
c) (-x, 1-y)
d) (-x, 2-y)
e) (y, -x)
Você não pode postar mais de uma pergunta em um mesmo tópico.Isso viola o regulamento do fórum. Favor lê-lo em: https://pir2.forumeiros.com/Regulamentos-h26.htm
Bom, o ensino médio no Brasil passa por grandes dificuldades, e na minha escola nao e diferente. estou no 3 ano e os profs de minha escola nao ajudam muito..
Então estou a mais de 12hs tentando enteder estas questões, percebi que elas já estao ate respondidas no fórum mas nao consegui entender..
percebo que o senhor José Carlos é muito ativo e sempre tenta ajudar, mas infelizmente nao consegui entender a resolução, estudei muito aqui na net e no livro, mas nao fui capaz..
Então peço que me ajudem, por favor, com o MAXIMO de detalhe possível, por favor, me deem essa luz.. obrigado. As questoes são essas :
P(x,y) em relação ao eixo dos y. O ponto R é o
simétrico do ponto Q em relação à reta y=1. As
coordenadas de R são:
a) (x, 1-y)
b) (0, 1)
c) (-x, 1-y)
d) (-x, 2-y)
e) (y, -x)
Você não pode postar mais de uma pergunta em um mesmo tópico.Isso viola o regulamento do fórum. Favor lê-lo em: https://pir2.forumeiros.com/Regulamentos-h26.htm
joaopcx- Iniciante
Re: [Título removido - ler regras]
P(x,y) em relação ao eixo dos y.
- para que o ponto Q( xQ, yQ ) seja simétrico do ponto P( x, y ) em relação ao eixo dos "y" devemos traçar por "Q" uma reta perpendicular ao eixo "y" passando por Q, observando que a distância do ponto Q ao eixo "y" deve ser igual à distância do ponto P ao mesmo eixo, tomadas sobre a reta perpendicular ao eixo "y".
Assim, devemos ter:
xQ = - x
yQ = y
temos também que o ponto R( xR, yR ) é simétrico do ponto Q em relação a reta y = 1
- trace no plano coordenado a reta y = 1
- trace uma reta perpendicular à reta y = 1 e que passa pelo ponto Q
- para a simetria devemos ter:
distância do ponto Q à reta y = 1 igual a distância do ponto R à reta y = 1
Assim:
xR = xQ = - x
yR = 1 - yQ = 1 - yP = 1 - ( y - 1 ) =
R( - x , 2 - y )
* para exercitar trace no plano coordenados os pontos P( x, y ) ( no segundo quadrante ) e ponto Q( xQ, yQ ) no primeiro quadrante o que abriga o ponto R( xR, yR ) no quarto quadrante, acompanhe o desenvolvimento depois inverta marque o ponto P( x, y ) no primeiro quadrante e o ponto Q( xQ, yQ ) no segundo quadrante o que obriga o ponto R( xR, yR ) estar no terceiro quadrante e termine o desenvolvimento..
P(x,y) em relação ao eixo dos y.
- para que o ponto Q( xQ, yQ ) seja simétrico do ponto P( x, y ) em relação ao eixo dos "y" devemos traçar por "Q" uma reta perpendicular ao eixo "y" passando por Q, observando que a distância do ponto Q ao eixo "y" deve ser igual à distância do ponto P ao mesmo eixo, tomadas sobre a reta perpendicular ao eixo "y".
Assim, devemos ter:
xQ = - x
yQ = y
temos também que o ponto R( xR, yR ) é simétrico do ponto Q em relação a reta y = 1
- trace no plano coordenado a reta y = 1
- trace uma reta perpendicular à reta y = 1 e que passa pelo ponto Q
- para a simetria devemos ter:
distância do ponto Q à reta y = 1 igual a distância do ponto R à reta y = 1
Assim:
xR = xQ = - x
yR = 1 - yQ = 1 - yP = 1 - ( y - 1 ) =
R( - x , 2 - y )
* para exercitar trace no plano coordenados os pontos P( x, y ) ( no segundo quadrante ) e ponto Q( xQ, yQ ) no primeiro quadrante o que abriga o ponto R( xR, yR ) no quarto quadrante, acompanhe o desenvolvimento depois inverta marque o ponto P( x, y ) no primeiro quadrante e o ponto Q( xQ, yQ ) no segundo quadrante o que obriga o ponto R( xR, yR ) estar no terceiro quadrante e termine o desenvolvimento..
Última edição por Jose Carlos em Dom 22 Mar 2015, 19:36, editado 1 vez(es)
José Carlos, boa tarde! Acho que houve engano no valor de yR.
|yR - 1| = |yQ - 1| -----> yR = 2 - y
|yR - 1| = |yQ - 1| -----> yR = 2 - y
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
agora consegui entender perfeitamente! muito bom... obrigado a voces 2!
joaopcx- Iniciante
Eu juro que tinha agradecido ao amigo Medeiros pela correção, faço-o novamente. Obrigado amigo.