PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas eletromagnéticas

2 participantes

Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Ondas eletromagnéticas

Mensagem por lorramrj Qui 26 Fev 2015, 19:56

Bom sou leigo no assunto!

Tenho algumas dúvidas, porém, para evitar abrir vários tópicos.. vou tentar resumir aqui! Quem puder me ajudar Very Happy


1º) As ondas de radiação eletromagnéticas são geradas apenas por partículas elétricas em aceleração (gerando um campo elétrico e magnético), ou, existe outra maneira de gerar ondas eletromagnéticas?

2º) Bom pelo que eu li, toda matéria tem vibração própria de suas partículas e emitem radiação eletromagnética. Porém, qual tipo de ondas eletromagnéticas os corpos emitem(rádio, gama?..) ? É somente "infravermelho"? Uma taça de vidro, por exemplo, tem sua vibração própria, com uma frequência particular, porém, qual tipo de onda eletromagnética ela emite?

3º) No fenômeno de Ressonância, como é possível a interação de ondas de natureza diferente? Por exemplo, as ondas sonoras (mecânicas), na mesma frequência, aumentam a amplitude(energia) das ondas de vibração das taças de vidros (eletromagnéticas) e fazem quebrá-las. Como pode, essa interação entre ondas mesmo sendo diferentes ?

4º) O Sol emite todas ondas do espectro eletromagnéticos de uma só vez ?

5º) As cores são ondas eletromagnéticas ?

6º) Como medir a distância limite que uma onda mecânica ou eletromagnética tem capacidade de chegar ?
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Re: Ondas eletromagnéticas

Mensagem por Euclides Qui 26 Fev 2015, 20:15

Aqui há 10 vídeos criados por professores da USP sobre o assunto:

Vídeo-aulas USP - Ondas

____________________________________________