PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas eletromagnéticas

2 participantes

Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Ondas eletromagnéticas

Mensagem por lorramrj Qui 26 Fev 2015, 19:56

Bom sou leigo no assunto!

Tenho algumas dúvidas, porém, para evitar abrir vários tópicos.. vou tentar resumir aqui! Quem puder me ajudar Very Happy


1º) As ondas de radiação eletromagnéticas são geradas apenas por partículas elétricas em aceleração (gerando um campo elétrico e magnético), ou, existe outra maneira de gerar ondas eletromagnéticas?

2º) Bom pelo que eu li, toda matéria tem vibração própria de suas partículas e emitem radiação eletromagnética. Porém, qual tipo de ondas eletromagnéticas os corpos emitem(rádio, gama?..) ? É somente "infravermelho"? Uma taça de vidro, por exemplo, tem sua vibração própria, com uma frequência particular, porém, qual tipo de onda eletromagnética ela emite?

3º) No fenômeno de Ressonância, como é possível a interação de ondas de natureza diferente? Por exemplo, as ondas sonoras (mecânicas), na mesma frequência, aumentam a amplitude(energia) das ondas de vibração das taças de vidros (eletromagnéticas) e fazem quebrá-las. Como pode, essa interação entre ondas mesmo sendo diferentes ?

4º) O Sol emite todas ondas do espectro eletromagnéticos de uma só vez ?

5º) As cores são ondas eletromagnéticas ?

6º) Como medir a distância limite que uma onda mecânica ou eletromagnética tem capacidade de chegar ?
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Re: Ondas eletromagnéticas

Mensagem por Euclides Qui 26 Fev 2015, 20:15

Aqui há 10 vídeos criados por professores da USP sobre o assunto:

Vídeo-aulas USP - Ondas

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Re: Ondas eletromagnéticas

Mensagem por lorramrj Qui 26 Fev 2015, 22:20

Obrigado Euclides, me ajudou em algumas partes, porém, fiquei ainda com duas dúvida.

2º) Bom pelo que eu li, toda matéria tem vibração própria de suas partículas e emitem radiação eletromagnética. Porém, qual tipo de ondas eletromagnéticas os corpos emitem(rádio, gama?..) ? É somente "infravermelho"? Uma taça de vidro, por exemplo, tem sua vibração própria, com uma frequência particular, porém, qual tipo de onda eletromagnética ela emite?

3º) No fenômeno de Ressonância, como é possível a interação de ondas de natureza diferente? Por exemplo, as ondas sonoras (mecânicas), na mesma frequência, aumentam a amplitude(energia) das ondas de vibração das taças de vidros (eletromagnéticas) e fazem quebrá-las. Como pode, essa interação entre ondas mesmo sendo diferentes ?
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Re: Ondas eletromagnéticas

Mensagem por Euclides Qui 26 Fev 2015, 22:52

Todo corpo emite radiação. Essa radiação difere de um para outro apenas na frequência. Tudo é onda eletromagnética.

O copo de cristal quebra-se por efeito de ondas mecânicas que alcançam a mesma frequência de vibração das moléculas. A vibração de uma molécula, em si, é também uma vibração mecânica.

"Independente da sua composição, verifica-se que todos os corpos negros à mesma temperatura T emitem radiação térmica com mesmo espectro. De mesmo modo, todos os corpos, com temperatura acima do zero absoluto, emitem radiação térmica. Conforme a temperatura da fonte luminosa aumenta, o espectro de corpo negro apresenta picos de emissão em menores comprimentos de onda, partindo das ondas de rádio, passando pelas microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama. Em temperatura ambiente (cerca de 300K), corpos negros emitem na região do infravermelho do espectro. À medida que a temperatura aumenta algumas centenas de graus Celsius, corpos negros começam a emitir radiação em comprimentos de onda visíveis ao olho humano (compreendidos entre 380 a 780 nanômetros). A cor com maior comprimento de onda é o vermelho, e as cores seguem como no arco-íris, até o violeta, com o menor comprimento de onda do espectro visível.

Um bom modelo de corpo negro são as estrelas, como o Sol, no qual a radiação produzida em seu interior é expelida para o universo e consequentemente aquece o nosso planeta. A cor branca do Sol corresponde a uma temperatura superficial da ordem de 5750K"

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas Empty Re: Ondas eletromagnéticas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos