PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3

4 participantes

Ir para baixo

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3 Empty (OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3

Mensagem por aryleudo Seg 23 Fev 2015, 17:45

O coeficiente de atrito estático entre a roupa de uma pessoa e a parede cilíndrica de uma centrífuga de parque de diversões é μ. Considere que a centrífuga possui raio R, sempre gira em torno de um eixo vertical e encontra-se em um local de gravidade g. Seja ω0 a velocidade angular mínima da centrífuga para que a pessoa permaneça colada à parede acima do piso. Imagine que a centrífuga atinge uma velocidade angular de 2ω0 quando começa a frear. Neste momento, determine, em função de μ, g e R.
a) a máxima aceleração angular possível para que a pessoa não deslize lateralmente;
b) o módulo da aceleração resultante sobre a pessoa, considerando-a como um pequeno bloco.

OBS.: Sem gabarito!

aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3 Empty Re: (OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3

Mensagem por Fito42 Seg 23 Fev 2015, 18:16

a) Forças que atuam na pessoa durante o equilíbrio:
Horizontal:
N = Fcp
N = mω²R
Vertical:
Fat ≥ P
μN ≥ mg

μmω²R ≥ mg

(Quanto maior a velocidade angular, maior a normal e maior o atrito, levando a pessoa a subir. A maior velocidade angular, portanto, é aquela que "cria" um atrito equivalente ao peso)

ωmáx = (g/μR)¹/²

b) Com ω = 2ωo
ar = acp
ar = ω²/R
ar = 4ωo²/R
Observe que ωo = ωmáx ("Seja ω0 a velocidade angular mínima da centrífuga para que a pessoa permaneça colada à parede acima do piso - Apesar de ser mínima, é o único valor que mantém o equilíbrio e, portanto, o valor máximo)

ar = 4ωo²/R

ar = 4(g/μR)/R
ar = 4 g / μ R²
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3 Empty Re: (OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3

Mensagem por Thálisson C Ter 24 Fev 2015, 18:36

Fito42, a questão é muito mais complexa que isso. Além do mais, na letra A é pedido a aceleração angular e não velocidade angular, deixe-me dar minhas contribuições:

o rotor está com aceleração tangencial, fugindo do exposto pelos problemas tradicionais:

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3 Qq4k7c
Agora vamos entender o prolema: O rotor está acelerado e teremos a máxima aceleração quando quando a velocidade angular for igual a 2wօ, nesse caso a força centrífuga será dada por: m(2wօ)²R --> Frc = 4m(wo)²R e a normal deve anular essa força:

agora temos que a força de atrito irá anular o peso e a força fictícia "ma" :

vamos substituir na primeira fórmula:

a aceleração tangencial tangencial nessa relação é a máxima, pois consideramos a máxima velocidade angular, e wo é como diz o enunciado, é a velocidade angular mínima pra que a pessoa fique acima do piso e é dada por:

substituindo, e sabendo que a aceleração angular (alfa) é igual a --> a/R :

na letra B, a aceleração resultante será a soma das componentes:

Monitor
Monitor

Mensagem por Fito42 Qua 25 Fev 2015, 00:38

É, eu subestimei a questão xD Pensei que era da OBF do 9º ano e pensei de forma simples. Li errado, para ser sincero. Eu calculei a velocidade angular e não a aceleração -.-
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por L.Lawliet Qua 25 Fev 2015, 09:50

Pessoal, a explicação esta excelente, mas eu fiquei com algumas duvidas. Quando possivel, voces poderiam me ajudar?

I) A força "m.a" é "força inercial" e a direção dela é tangencial? (por sinal, ela seria coplanar a força peso?). Se sim, ela surge devido a aceleração tangencial?

II) Essa parte, eu tambem nao consegui entender:

(OBF 2009 2ª fase/2º e 3º anos) questão 3 81e504e644d860e921da5ceb0d29cd91

Valeu!!!!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Thálisson C Qua 25 Fev 2015, 10:59

I - a forma "ma" é a fictícia de referenciais não inerciais e surge devido a aceleração, é tangente a trajetória perpendicular ao peso.

II - essa relação eu tratei de minimizá-la pois o amigo Fito já havia calculado na letra A.

Monitor
Monitor

Mensagem por Fito42 Qua 25 Fev 2015, 11:15

1) Sim, observe na imagem do círculo ao lado, a aceleração tangencial teria sentido horário. No referencial não inercial, surge uma força fictícia de sentido oposto a ela, perpendicular ao peso, consequentemente coplanar.

2) A velocidade angular mínima para a pessoa ficar acima do piso se dá nas situações clássicas de um rotor, quando o atrito se equipara ao peso e a normal age como força centrípeta:

N = Fcp
N = mω²R
Vertical:
Fat = P
μN = mg
μ(mωO²R) = mg

ωO² = g/μR

Acho que é isso
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo