Lei dos cossenos
2 participantes
Página 1 de 1
Lei dos cossenos
Para ir do ponto A até o ponto B, um automóvel percorre uma rua de 510 m. Para ir de B até C, 1o mesmo veículo percorre uma rua de 340 m. As ruas AB e BC formam um ângulo de 70º. Em linha reta, qual a distância aproximada de A até C ? Dado: cos 70º = 0,34202
Não entendi como se faz, pois como um ângulo interno é 70º e os outros dois não se sabem, mas temos que os dois angulos internos valem 110º. Como sei qual é o ângulo reto?
Tentei fazer também um quadrilátero, mas os angulos internos opostos deram 110º cada um, sendo os outros dois angulos opostos 70º cada um.
Alguém pode me ajudar?
- Spoiler:
- Resposta: 507,04m
Não entendi como se faz, pois como um ângulo interno é 70º e os outros dois não se sabem, mas temos que os dois angulos internos valem 110º. Como sei qual é o ângulo reto?
Tentei fazer também um quadrilátero, mas os angulos internos opostos deram 110º cada um, sendo os outros dois angulos opostos 70º cada um.
Alguém pode me ajudar?
silvav- Iniciante
Re: Lei dos cossenos
Por que você quer encontrar um ângulo reto? Não os há. O enunciado diz distância em linha reta. Aplicação direta da lei dos cossenos.
AC^2 = AB^2 + BC^2 - 2.AB.BC.cos70°
substitui os valores, joga tudo na calculadora e encontra o valor do gabarito.
AC^2 = AB^2 + BC^2 - 2.AB.BC.cos70°
substitui os valores, joga tudo na calculadora e encontra o valor do gabarito.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547