Projeções
2 participantes
Página 1 de 1
Projeções
11. Analise os mapas abaixo e assinale a alternativa que indique a resolução cartográfica mais adequada para representar, com precisão as distâncias da cidade de São paulo em relação às várias localidades do mundo.
Bem, eu marquei a letra d, porque é a úncia projeção que não tem distorção.
Bem, eu marquei a letra d, porque é a úncia projeção que não tem distorção.
Convidado- Convidado
Re: Projeções
A Terra é arredondada, portanto toda projeção terá distorções.
Para mim, a letra B e E estão corretas. A conforme de Mercator matem a forma e distorce a área e a equivalente de Peters faz o contrário.
Para mim, a letra B e E estão corretas. A conforme de Mercator matem a forma e distorce a área e a equivalente de Peters faz o contrário.
Ashitaka- Monitor
Essa questão foi da Fuvest-2001. Em um gabarito comentado está o seguinte:
"A melhor projeção para se medir a distância entre cidades é a azimutal, na qual o sistema matemático utilizado apresenta menor deformação. Tanto na projeção de Mercator quanto na de Mollweide, as distâncias vão se distorcendo à medida que nos aproximamos dos pólos. Na projeção de Good, a representação da Terra em "gomos" dificulta a determinação de distâncias devido à descontinuidade apresentada. Por fim, na projeção de Peters, os continentes sofrem deformação ao se alongar para o sul, para que as áreas sejam mantidas"
Letra A
"A melhor projeção para se medir a distância entre cidades é a azimutal, na qual o sistema matemático utilizado apresenta menor deformação. Tanto na projeção de Mercator quanto na de Mollweide, as distâncias vão se distorcendo à medida que nos aproximamos dos pólos. Na projeção de Good, a representação da Terra em "gomos" dificulta a determinação de distâncias devido à descontinuidade apresentada. Por fim, na projeção de Peters, os continentes sofrem deformação ao se alongar para o sul, para que as áreas sejam mantidas"
Letra A
Davi2014- Recebeu o sabre de luz
Link do gabarito: (Questão 12)
http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/FUVEST/2001_1fase/2dia/fuvest2001_1fase_2dia.pdf
http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/FUVEST/2001_1fase/2dia/fuvest2001_1fase_2dia.pdf
Davi2014- Recebeu o sabre de luz
Eu não tinha visto que tinha um enunciado antes das imagens e achei que era pra marcar qual projeção melhor se adequava à figura dada hahaha. Concordo que seja a azimutal, neste caso. Inclusive, o nome dela é azimutal equidistante, portanto é realmente a ideal.
Ashitaka- Monitor