PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Climatologia

2 participantes

Ir para baixo

Climatologia Empty Climatologia

Mensagem por Nina Luizet Seg 19 Jan 2015, 20:13

Estava revisando climatologia e fiquei em dúvida sobre algo. As chuvas orográficas (de superfícies montanhosas ), ocorrem com a ascensão de uma massa de ar que se condensa ao longo de seu percurso. Mas não sei se em uma superfície montanhosa pode ocorrer a  chuva convectiva . Por exemplo, creio que em uma montanha não poderá haver chuva frontal , por que é necessário que o ar quente se choque com o ar frio, e em uma ascensão, o ar quente sobe e o frio descende. Mas em relação à chuva convectiva, existe alguma  restrição para que ela não ocorra em um planalto ou , ela pode inclinar e originar uma chuva de relevo? 




Agradeço desde já.


Última edição por Nina Luizet em Seg 19 Jan 2015, 20:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : especificação)
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Climatologia Empty Re: Climatologia

Mensagem por magcamile Seg 19 Jan 2015, 20:35

Bom, eu estava estudando isso esses dias. E pelo que entendi não tem como ocorrer chuva convectiva onde há barreiras topográficas.

As duas chuvas (Convectiva e Orográfica) se originam de uma massa de ar quente e úmida que se desloca. Só que:

a) na Convectiva a massa de ar sobe, se condensa e precipita. Causando as chuvas de verão.

b) na Orográfica, essa massa de ar quente ao encontrar uma barreira,  se eleva e com isso sofre abaixamento da sua temperatura e precipita.

Ou seja, a existência de uma já desconsidera a outra.

Bom, eu acho que é isso, qualquer erro por favor me corrijam Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Climatologia Empty Re: Climatologia

Mensagem por Nina Luizet Seg 19 Jan 2015, 20:51

Obrigada
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Climatologia Empty Re: Climatologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos