PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida" calorimetro"

2 participantes

Ir para baixo

duvida" calorimetro" Empty duvida" calorimetro"

Mensagem por boris benjamim de paula Ter 27 Jul 2010, 00:50

eu tenho observado em algumas questões de calorimetria o seguinte: quando eles pedem aquelas mudanças de fases todas, àS vezes incluem o calorimetro e às vezes não incluem o calorimetro por que isso?
boris benjamim de paula
boris benjamim de paula
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Ir para o topo Ir para baixo

duvida" calorimetro" Empty Re: duvida" calorimetro"

Mensagem por Euclides Ter 27 Jul 2010, 01:51

Conveniência de quem propõe a questão. Se o calorímetro participar é apenas um elemento a mais nas trocas de calor.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

duvida" calorimetro" Empty resposta

Mensagem por boris benjamim de paula Ter 27 Jul 2010, 05:52

é muito isquisito porque às vezes eu posso até errar não sabendo se é para incluilo ou não, no meu banco de resoluções eu fiz algumas que somam todas as massas envolvidas , e dão o equilibrio termico etc...
boris benjamim de paula
boris benjamim de paula
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Euclides Ter 27 Jul 2010, 15:08

Olá Bóris,

como os vestibulares e provas seletivas exigem provas de redação, devemos nos habituar, em todas as circunstâncias, a escrever com rigor ortográfico:

boris benjamim de paula escreveu:é muito isquisito porque às vezes eu posso até errar não sabendo se é para incluilo ou não, no meu banco de resoluções eu fiz algumas que somam todas as massas envolvidas , e dão o equilibrio termico etc...

--> esquisito, incluí-lo

A expressão que quantifica as trocas de calor em sistema fechado é onde o produto é chamado Capacidade Térmica do corpo.

Um calorímetro ideal deveria ter capacidade térmica igual a zero de modo que não trocasse calor. Em muitas questões o calorímetro é declarado como ideal (no enunciado), em outras é fornecida a capacidade térmica do calorímetro indicando que ele participa das trocas.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo