PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida item Fuvest

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida item Fuvest Empty Dúvida item Fuvest

Mensagem por olivergentris Qua 22 Out 2014, 19:04

Exercício da Fuvest: 
Uma estudante de Química realizou um experimento para investigar as velocidades de difusão dos gases HCℓ e NH3. Para tanto, colocou, simultaneamente, dois chumaços de algodão nas extremidades de um tubo de vidro. Um dos chumaços estava embebido de solução aquosa de HCℓ (g), e o outro, de solução aquosa de NH3(g). Cada um desses chumaços liberou o respectivo gás. No ponto de encontro dos gases, dentro do tubo, formou-se, após 10s, um anel de sólido branco ( NH4Cl), distante 6,0cm do chumaço que liberava HCℓ (g).
b) Quando o experimento foi repetido a uma temperatura mais alta, o anel de NH4Cl(s) se formou na mesma posição. O tempo necessário para a formação do anel, a essa nova temperatura, foi igual a, maior ou menor do que 10s? 

Resposta encontrada: Como as duas velocidades de difusão são maiores, o encontro dos gases se dará num tempo menor que o anterior, ou seja, menor que 10s.

Entendo que isso de fato influencie. Mas não poderia falar que o tempo diminui devido a uma maior velocidade da reação de formação do sólido, com maior agitação de partículas?
Desde já obrigado.

olivergentris
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/08/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida item Fuvest Empty Re: Dúvida item Fuvest

Mensagem por L.C.M., Taylon Ter 25 Nov 2014, 19:03

Creio que sim, aliás sua resposta seria até mais concisa com o conteúdo cobrado no Ensino Médio, visto que para mim a pessoa que fez essa pergunta queria que o candidato pensasse exatamente da forma como você pensou. Mas creio que ambas estariam certa, maior temperatura, maior Energia Cinética Média das partículas, maior velocidade média, menor o tempo de encontro dos gases.

L.C.M., Taylon
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 24/11/2014
Idade : 31
Localização : São Carlos - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos