PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema EsPCEx 2011.

Ir para baixo

Tema EsPCEx 2011. Empty Tema EsPCEx 2011.

Mensagem por Almeida. Sex 15 Ago 2014, 14:32

Olá mais uma vez, amigos! Gostaria de pedir encarecidamente que dessem uma olhada na minha redação.. Faltam duas semanas pra prova e estou arrumando os últimos detalhes.. Abraço!

*TEMA: “Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade,por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”
*TÍTULO: Conhecimento e cultura: A essência do ser.



Conhecimento e cultura são fatores determinantes quando se trata do estabelecimento de um indivíduo em uma sociedade. Quanto mais culto e sábio, mais oportunidades surgem em empregos, universidades renomadas, etc. Mas, será possível imaginar um mundo sem a presença do saber?


O Homem, desde sempre, teve uma pré-disposição para "o novo", buscando, com frequência, meios para "sofisticar" seus métodos. Foi assim com a descoberta do fogo, da possibilidade de se produzir ligas metálicas, com a criação da moeda para facilitar as trocas ou com a elaboração das leis da física. Seja como for, constantes mudanças estão comumente aptas a ocorrer.


Há, porém, períodos de "estagnação" nos processos de desenvolvimento humano. Exemplo típico é o período ao qual corresponde o Feudalismo. Nele, é notória a "acomodação" dos então fazendeiros com relação aos métodos que regiam o mundo na época. Não se contestavam as ordens dos suseranos e, em caso de guerras, vassalos matavam e morriam por eles. Era o "certo" a se fazer. Nestes tempos e também nos que os antecedem - auge do império romano, por exemplo - era ínfima a quantidade de pessoas com o mínimo de alfabetização. Por isso era tão fácil, para os reis, a manipulação das massas. Um povo sem instrução torna-se primitivo: contesta-se menos e se obedece mais.


Isso tudo mudou, porém, com o advento do chamado Renascimento, tanto cultural quanto científico, que deu asas à população de todo o mundo. O lançamento da enciclopédia, os avanços na tecnologia e na ciência proporcionaram uma nova visão de mundo às pessoas e o então regime absolutista passou a ser contestado. Mais tarde, ao fim do século XVIII, com a Revolução Francesa e as ideias iluministas, muitos reis, até então "intocáveis", caíram por terra e o povo, agora mais ciente e exigente, passou a ser enaltecido.


Percebe-se, portanto, que não é o conhecimento e nem a cultura em si que trazem a "liberdade", mas sim a influência causada sobre a mente humana. O Homem necessita entender o mundo à sua volta. É quase como um instinto. Tudo que se tem, atualmente, em pleno século XXI, é fruto do aperfeiçoamento das mentes do passado. Daí a importância do estudo: para que sejamos cada vez mais perfeitos.

Almeida.
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/05/2014
Idade : 27
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos