PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EsPCEx 2011) Mineração

Ir para baixo

(EsPCEx 2011) Mineração  Empty (EsPCEx 2011) Mineração

Mensagem por Convidado Qua 14 Set 2016, 22:27

Diferentemente de outras atividades econômicas do Brasil–Colônia, a mineração foi submetida a um rigoroso controle por parte da metrópole. Neste contexto:
a) os Códigos Mineiros de 1603 e 1618 já impediam a livre exploração das minas, impondo uma série de condições e restrições.
b) as Intendências das Minas criadas pelo Regimento de 1702 impuseram um controle absoluto sobre toda a produção mineradora, embora ainda estivessem subordinadas a outras autoridades coloniais.
c) a cobrança do quinto foi facilitada com a criação das Casas de Fundição, no final do século XVII, onde o ouro era fundido em barras timbradas com o selo real, embora a circulação do ouro em pó ainda fosse permitida.
d) foram instalados postos fiscais em pontos estratégicos das estradas, com o objetivo de fiscalizar se o pagamento do quinto havia sido realizado; cobrar impostos sobre a passagem de animais e pessoas e sobre a entrada de todas as mercadorias transportadas para as Minas.
e) a capitação foi um imposto que exigia do minerador o pagamento de uma taxa sobre cada um de seus escravos, do qual ficavam isentos os faiscadores que não possuíam escravos.
Minha resposta:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(EsPCEx 2011) Mineração  Empty Re: (EsPCEx 2011) Mineração

Mensagem por AleeZl Qui 29 Set 2016, 21:02

D,

A fiscalização era intensa, mesmo sem a Coroa Real no Brasil. Existia, porém, pessoas que não passavam pelas casas de fundição, não pagavam os impostos, mas que acabavam por não poder utilizar o ouro em pó, já que se sabia que era "ilegal" o ouro sem o símbolo real.

Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 13/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos