Trabalho do Peso
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Trabalho do Peso
Uma pequena esfera de massa m= 2 kg, està presa à extremidade de um fio de comprimento 2m. Determine o trabalho realizado pelo peso da esfera no deslocamento de A para B. Gravidade g= 10m/s² .
O livro da como resposta 20 J, mas segundo meus càlculos :
Tp = +mgh , ou seja nao depende do ângulo!
= + 2.10.2
= + 40 J
Estou certa, ou o equivoco é do livro ???
Agradeço a quem me ajudar !!! ^^
O livro da como resposta 20 J, mas segundo meus càlculos :
Tp = +mgh , ou seja nao depende do ângulo!
= + 2.10.2
= + 40 J
Estou certa, ou o equivoco é do livro ???
Agradeço a quem me ajudar !!! ^^
Stella Santos- Recebeu o sabre de luz
Re: Trabalho do Peso
Bom dia!
É preciso ressaltar que o h representa a altura entre A e B, ou seja, o desnível!
(essa parte da explicação vou pedir que você idealize porque infelizmente não estou em casa e não posso fazer a figura :/)
Vamos imaginar a corda esticada em ambas as posições A e B. Agora pense em uma reta horizontal que passa pelo ponto A. Formou-se um triângulo retângulo, e chamaremos de x o lado fornado entre a origem e a intersecção da reta com a corda distendida passando por B... dá pra imaginar?
cos 60 = x/2 (2 é a hipotenusa, a corda distendida passando por A)
daí que x = 1m
O desnível entre A e B seria dado por h = 2 - x = 1m.
Agora é só jogar na fórmula!
Me desculpe se tiver ficado confuso :/
obs: Se considerarmos que θ é o ângulo máximo formado pelo pêndulo com a vertical, podemos determinar a energia cinética máxima dele, que é quando ele passa por B (sendo esta igual ao trabalho do peso, ou, em outras palavras, à energia potencial gravitacional em A)
É preciso ressaltar que o h representa a altura entre A e B, ou seja, o desnível!
(essa parte da explicação vou pedir que você idealize porque infelizmente não estou em casa e não posso fazer a figura :/)
Vamos imaginar a corda esticada em ambas as posições A e B. Agora pense em uma reta horizontal que passa pelo ponto A. Formou-se um triângulo retângulo, e chamaremos de x o lado fornado entre a origem e a intersecção da reta com a corda distendida passando por B... dá pra imaginar?
cos 60 = x/2 (2 é a hipotenusa, a corda distendida passando por A)
daí que x = 1m
O desnível entre A e B seria dado por h = 2 - x = 1m.
Agora é só jogar na fórmula!
Me desculpe se tiver ficado confuso :/
- ATUALIZAÇÃO:
Achei que a explicação ficou muito pobre, então agora que estou em casa e com tempo vou tirar a dúvida de uma vez.
Vamos tomar um caso geral: um pêndulo de massa m, comprimento l, com aceleração da gravidade g. Tomemos o pêndulo na posição em que ele forma um ângulo θ com a vertical:
Teremos:\cos \theta = \frac{x}{l} \Rightarrow x = l \cdot \cos \theta
O desnível entre A e B será dado por:\Delta h = l - x = l - l \cos \theta = l(1 - \cos \theta)
Portanto o trabalho do peso da partícula será:W_A_B = mg \Delta h = m \cdot g \cdot l \cdot (1 - \cos \theta)
obs: Se considerarmos que θ é o ângulo máximo formado pelo pêndulo com a vertical, podemos determinar a energia cinética máxima dele, que é quando ele passa por B (sendo esta igual ao trabalho do peso, ou, em outras palavras, à energia potencial gravitacional em A)
rodrigoneves- Matador
Rodrigo Neves, obrigada pela explicaçao, realmente me ajudou!! O tempo que você deve ter levado ...
O livro nao apronfunda muito essa parte de desnivel e eu nem prestei atençao a esse fato !! No caso , se o A fizesse com o B um ângulo de 90 , entao aii considerariamos o h como sendo realmente 2m , correto, tanto é que "jogando" na formula super util que você colocou 1 - cos 90 = 1, ou seja o l seria o mesmojà que seria multiplicado por 1!!!
Obs .: Bom saber que você com 15 anos usa sua inteligência para dedicar-se aos estudos e ajudar aos outros !!
O livro nao apronfunda muito essa parte de desnivel e eu nem prestei atençao a esse fato !! No caso , se o A fizesse com o B um ângulo de 90 , entao aii considerariamos o h como sendo realmente 2m , correto, tanto é que "jogando" na formula super util que você colocou 1 - cos 90 = 1, ou seja o l seria o mesmojà que seria multiplicado por 1!!!
Obs .: Bom saber que você com 15 anos usa sua inteligência para dedicar-se aos estudos e ajudar aos outros !!
Stella Santos- Recebeu o sabre de luz
Hahaha, quê isso, ajudo quando posso
rodrigoneves- Matador
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos