PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação para o ITA.

3 participantes

Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Preparação para o ITA.

Mensagem por Shini10 Sex 13 Jun 2014, 23:24

E aí galera , beleza ?
Me chamo Caio e estou aqui para pedir a opinião de vocês em relação a minha preparação para o ITA/IME. Estou no primeiro ano do ensino médio , e tenho muita vontade de passar em alguma dessas instituições.Tô meio perdido em relação ao que estudar. Ainda sinto que preciso reforçar vários conceitos na parte de matemática , já que sinto uma certa insegurança nessa parte. Estou assistindo aos vídeos do Vestibulandia(canal do youtube) , que apresenta um conteúdo bem básico mesmo , mas que ajuda bastante. Depois pretendo ver todo o conteúdo do ensino médio e partir para exercícios mais complicados.
Estou lendo vários dicas sobre livros que a galera recomenda e já tenho mais ou menos um caminho traçado. Vocês teriam dicas de livros mais básicos mesmo , pra alguém que saiu do ensino fundamental não faz muito tempo ? Quero ter uma base boa pra não deixar espaços em branco lá no futuro. Valeu galera , abraços.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Ashitaka Sex 13 Jun 2014, 23:33

Se você tiver facebook o que mais vai encontrar é tópico de livros aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse site aqui é excelente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Também tem isso aqui, explicando bem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No site do rumo também tem várias dicas de livros. Só toma um pouco de cuidado para não engolir que você realmente precisa de todos os livros. O dono da vestseller, Renato Brito, que é bem inserido nesse assunto vai te "empurrar" muitos, até porque ele tem o monopólio da maioria dos livros que vai indicar lol. Todos bons, mas nem todos necessários. Eu quero ITA também. Tem um material que posso te passar, mas acho que não posso postar aqui no fórum.
É isso, boa sorte.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Thalyson Sáb 14 Jun 2014, 00:11

As aulas do Vestibulandia são boas pra dar uma noção sobre o assunto, se você não for começar um cursinho agora acho legal (se você puder) comprar o curso de física lá do Renato Brito, eu vi uma série de 8 aulas introdutórias sobre mecânica e sinceramente gostei muito das aulas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]   ele explica muito bem, da pra entender com clareza!
 
 No site da Vestseller se você for na seção cursos online vai ver que eles estão lançando um curso de matemática que começará a ser gravado mês que vem,o preço é bom e parece ser uma ótima opção se as aulas forem como as do Renato, se DEUS quiser vou comprar esse pois tenho que melhorar muito ainda na matemática, sei que estou parecendo promotor de vendas da vestseller mas é que essas aulas (pelo menos as do Renato Brito que eu vi parecem ser ótimas)...  quando já tiver estudando e quiser fazer exercícios recomendo o site do projeto medicina: http://projetomedicina.com.br/site/  nele você encontrará exercícios da maioria dos assuntos de física, química e matemática desde alguns mais básicos até os de nível AFA e USP, é uma boa resolver eles pra depois partir para os exercícios nível IME, ITA. 



boa sorte...


Última edição por Thalyson em Sáb 14 Jun 2014, 14:20, editado 1 vez(es)
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Ashitaka Sáb 14 Jun 2014, 12:27

Olha, do Renato Brito eu comprei o curso de elétrica (que realmente foi MUITO bom, vale a pena) e também comprei os dois livros dele, Fundamentos de Mecânica, que considero essencial pro ITA.
Mas esse curso de física dele servirá apenas como base de física para o ITA, então EU não gastaria dinheiro com isso. Sabem como EU aprendi física? Peguei os livros didáticos ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) que a escola pública de onde estudo forneceu e os fiz, sozinho, do começo ao fim. Não era um livro forte, não tinha muitos exercícios mas era MUITO explicativo e didático com a teoria. Não é nem desses famosos usados pro ITA e IME, como o tópicos de física. O resto é fazer exercício de outros lugares e fontes.
Para aprender matemática, o que realmente me ensinou foi o Fundamentos de Matemática Elementar (tenho a coleção quase toda), embora depois tenha ficado sabendo que existem livros mais indicados para matemática do ITA, como os do Aref. O problema é que são mais difíceis de encontrar e o Renato mantém esse monopólio praticamente.
Mas a opção de comprar os cursos é inteiramente de vocês. Eu, particularmente, prefiro aprender com livros estudando sozinho, pois acho o ritmo de professores um pouco lento e com livros posso ir no ritmo que quiser. Só quero chamar atenção para que tomem um pouco de cuidado com o que realmente precisam, porque se forem "na onda da vestseller" vão acabar comprando muita coisa, que nem sempre é tão necessário quando pensam. E não esqueçam que resolver provas antigas é fundamental também.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Thalyson Sáb 14 Jun 2014, 14:25

Eu acho as aulas importantes para tirar as dúvidas, existem coisas que você demora mais pra entender lendo do que vendo a aula, agora os livros do Aref estão disponíveis na Vestseller, tenho a coleção fundamentos da matemática elementar, porém acho um pouco ruim de entender, comprei o volume 1 do Aref pra ver se realmente é melhor, vai chegar semana que vem, quando chegar eu posso voltar a esse post falar oque achei, e compará-los com o FME. No fundo cada um tem um jeito de aprender, é muito relativo, a única coisa que podemos fazer uns para os outros é indicar um ou outro livro, aula ou cursinho. :/
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Ashitaka Sáb 14 Jun 2014, 15:56

Como você vai tirar dúvida com aulas online? Vai ter de escrever para o professor, assim como escreveria aqui se tivesse dúvida em algum livro. Mas concordo que cada um tem um jeito de aprender. Eu mesmo vou fazer cursinho de turma ITA ano que vem para me preparar, pois sem isso sem dúvidas levaria mais tempo ainda para passar. À propósito, eu gostaria mesmo do seu feedback sobre o que acha do livro, agradeço se puder voltar aqui e dizer. Valeu!
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Thalyson Dom 15 Jun 2014, 21:20

Sobre a dúvida não quis dizer no sentido de perguntar a alguém e sim de ter um melhor esclarecimento, já consegui tirar várias dúvidas vendo vídeo aulas do youtube porque alguns conceitos ficam muito mais claros com uma explicação do que com a leitura, foi isso que eu quis dizer, eu voltarei falar sobre o livro quando começar a utiliza-lo mas acredito que ira demorar um pouco porque o prazo máximo da entrega é sexta feira, mas se estiver pensando em compra-los não sei se vale a pena pra você, sendo que você dize que já estudou o volume FME pois eles estão no mesmo nível, iria acabar revendo tudo novamente, Shini10 faz bem em começar a preparação desde já, não vai demorar muito pra passar depois de terminado o ensino médio, e vai detonar nas exatas no colégio, boa sorte.
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Shini10 Dom 15 Jun 2014, 22:41

Valeu aí pelas dicas galera !
Vou traçar um plano de estudos com base no que vocês me disseram e com o que estou lendo pela internet.
Hoje comprei um tablet visando poder baixar os livros e apostilas nele para posteriormente estudar.A partir de agora pretendo chegar cedo no colégio e cair matando em teoria/exercícios. Os obstáculos existem , mas são superáveis. Sabedoria para todos nós , e com esforço e dedicação a vitória chegará.
Abraços !!!

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Thalyson Ter 24 Jun 2014, 16:52

Boa tarde pessoal, retomo o tópico para falar do livro do Aref como prometido, ele chegou (inclusive com antecedência) na terça feira da semana passada, como tive alguns imprevistos hoje é a segunda vez que peguei ele pra estudar, ainda estou naquela parte inicial (intitulada noções de lógica) que tem nos livros de funções, apesar de já ter visto essa parte no FME resolvi ver tudo novamente para não deixar dúvida alguma, eu até pensei de deixar para voltar neste tópico daqui a algumas semanas quando estivesse lá pela metade do livro mas as explicações desde o inicio dele já são superiores às do FME, ou melhor, mais claras, mais fáceis de entender e também mais detalhadas, como acredito que será assim o livro todo optei por colocar logo minha opinião, resumindo, pelo que já pude perceber o Aref é mais didático, mais claro e mais detalhado, o FME é mais enxuto, resumido, direto e digamos... complicado! Eu indicaria o FME para alguém que já sabe o conteúdo e quer relembrar, exercitar ou rever algum tópico esquecido, porém para começar do zero e ganhar conhecimento gradativamente até chegar em um nível, AFA, EFOMM (próximo dos níveis de IME, ITA) sem dúvida noções de matemática . Bons estudos e boa sorte a todos! com a ajuda de DEUS conseguiremos!
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o ITA. Empty Re: Preparação para o ITA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos