PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transporte

2 participantes

Ir para baixo

Transporte Empty Transporte

Mensagem por ThaisP Dom 25 maio 2014, 13:25

Leia, com atenção, o texto abaixo. 

“A falta de estrutura nos principais portos do país pode prejudicar o aumento da demanda, provocado,
principalmente, pelo maior volume no escoamento por rodovias e ferrovias. 
O porto de Santos, o maior da América Latina, está funcionando no seu limite. Além de escoar parte da safra
agrícola, que cresce a cada ano e promete um novo recorde para 2004, o porto de Santos também responde por 40%
das exportações de produtos industrializados que precisam ser transportados em containeres, hoje em falta no porto.”
Fonte: O GloboOnline, 26/7/2004. www.globo.com.br

Com base nas informações do texto e em relação à política portuária brasileira, é CORRETO afirmar que: 
a) o Custo Brasil é o responsável pela intensa competitividade entre as indústrias, porque possibilita uma 
diversidade de opções para a exportação. 
b) o escoamento de mercadorias através de rodovias e ferrovias diminui o custo da mercadoria, estimulando a 
competitividade entre os portos. 
c) os containeres são recipientes utilizados para exportar apenas grãos, por isso estão em falta nos portos 
brasileiros, provocando o aumento dos custos. 
d) as empresas estrangeiras, que compraram os portos brasileiros, esperam financiamento do BNDES para 
empreender a modernização necessária. 
e) apesar da importância do porto de Santos, o custo embarque/desembarque é muito alto, em conseqüência 
de ineficiências, como o excesso de mão-de-obra
ThaisP
ThaisP
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 746
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 28
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte Empty Re: Transporte

Mensagem por Euclides Dom 25 maio 2014, 18:26

Sinceramente ThaisP, me parece uma questão muito ruim.

O texto afirma que:

1- os principais portos do país sofrem de falta de estrutura. Estrutura são equipamento, armazéns e pátios.
2- que isso pode prejudicar a demanda, porém esses portos dedicam-se principalmente à exportação, então deve ser a demanda do mercado internacional.

Como o aumento da demanda internacional pode ser provocado pelo maior volume no escoamento por rodovias e ferrovias? Deve ser o contrário é a demanda que origina o transporte e não o contrário.

as alternativas a), b) e c) são apenas besteiras. As alternativas d) e e) podem ser verdadeiras, mas nenhuma pode ser decorrente da análise do texto.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte Empty Re: Transporte

Mensagem por ThaisP Dom 25 maio 2014, 20:26

também achei  muito ruim essa questão Euclides .. muito obrigada =D
ThaisP
ThaisP
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 746
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 28
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte Empty Re: Transporte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos