PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O átomo

Ir para baixo

O átomo Empty O átomo

Mensagem por Convidado Sáb 10 maio 2014, 19:55

Assinale V ou F:

a) Rutherford descobriu os elétrons ao bombardear uma lâmina de ouro om partículas alfa (He²+).
b) Segundo o modelo de Rutherford o átomo deveria colapsar devido a atração eletrostática entre o elétron e o núcleo.
c) Thomson determinou a relação carga/massa do elétron, essa relação depende da natureza do cátodo e do gás residual.
d) Num tubo de raios catódicos o resultado experimental é o mesmo e independe do material do cátodo e do gás residual.
e) A descoberta do elétron foi feita por Millikan ao determinar sua carga - 1,6 * 10^-19

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O átomo Empty Re: O átomo

Mensagem por saulocoaster Sáb 10 maio 2014, 20:51

a) Falso, quem descobriu os elétrons foi Thompson
b)Verdade, segundo o modelo de Rutherford seria semelhante a um sistema solar. Como é possível um elétron em Movimento Circular ficar girando em torno do núcleo sem perder energia? Segundo a física clássica isso seria impossível, e com isso o elétron chegaria a "cair" no núcleo entrando em colapso. Tal fato nunca foi observado.
c) Falso, apesar de Thompson ter conseguido determinar a razão carga/massa do elétron, não acho que ela dependa da natureza do gás e do cátodo, pois essa razão é constante.
d)Verdade, vide item c.
e)Falso, Milikan descobriu a carga do elétron e não a sua existência.

 Bom, esse é o meu gabarito e minhas justificativas, não garanto ser o gabarito correto. Caso você tenha, ficarei muito feliz em saber Very Happy
saulocoaster
saulocoaster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 26
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

O átomo Empty Re: O átomo

Mensagem por Convidado Sáb 10 maio 2014, 22:00

Eu não tenho o gabarito, mas eu tive as mesmas conclusões que você, postei a pergunta aqui só para ter certeza de que estava certo, visto que não possuo o gabarito! Obrigada pela ajuda Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O átomo Empty Re: O átomo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos