Questão mal-formulada sobre eletrostática?
2 participantes
Página 1 de 1
Questão mal-formulada sobre eletrostática?
A meu ver, há algum erro nessa questão, uma vez que o gabarito oficial foi a letra C. Ela contraria um experimento idêntico que vi no youtube:
.
Parece que o enunciado da questão já tem um erro, pois não poderia ser gerada uma carga induzida que anularia por completo a carga da esfera. A esfera deveria dividir sua carga com a caixa metálica, e cada um dos dois corpos deveria sair dali com metade da carga total do sistema.
C só seria possível (carga da esfera anulada após contato) se a caixa estivesse aterrada. Não é isso?
Me ajudem a desvendar esse mistério.
69-(UFJF-MG-012)
A Figura (A) mostra uma esfera metálica, com carga positiva (+q), presa por um fio isolante para ser introduzida em
uma caixa metálica inicialmente neutra e isolada por uma base de borracha. Quando a esfera fica suspensa dentro da caixa sem contato com ela, como mostra a Figura (B), aparece uma carga (– q) distribuída em sua superfície interna
e outra carga (+q) em sua superfície externa. Quando a esfera toca o fundo, ela e a caixa passam a compor um único
corpo condutor, Figura (C).
Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA.
a) A esfera sai da caixa em (D) carregada negativamente com carga (– q).
b) A esfera sai da caixa em (D) carregada positivamente com carga (+q).
c) A esfera sai da caixa em (D) completamente descarregada, e todo o excesso de carga (+q) situa-se distribuído na superfície externa da caixa.
d) A esfera sai da caixa em (D) carregada negativamente com carga (– q), e todo o excesso de carga (+q) situa-se distribuído na superfície interna da caixa.
e) A esfera sai da caixa em (D) carregada positivamente com carga (+q), e todo excesso de carga (– q) situa-se distribuído na superfície externa da caixa.
laiolabdacides- Iniciante
Re: Questão mal-formulada sobre eletrostática?
A alternativa correta é c). Por contato interno ocorre transferência total das cargas, que pode ser repetida indefinidamente. Esse é o princípio de funcionamento do gerador de van der Graaf.
Euclides- Fundador
Euclides escreveu:A alternativa correta é c). Por contato interno ocorre transferência total das cargas, que pode ser repetida indefinidamente. Esse é o princípio de funcionamento do gerador de van der Graaf.
Faz difença o material do corpo eletrificado?
Que vc quer dizer com "contato interno" a caixa simplesmente polarizou suas cargas em lados opostos por indução, e para isso ocorrer, não importa a geometria do objeto metálico, não é?
laiolabdacides- Iniciante
- No vídeo não há contato interno
- a lata é carregada por indução e aterramento
- o aparelho que se aproxima recebe uma fem induzida que acende a lâmpada
são duas coisas absolutamente diferentes
O que se tem no exercício é o princípio de carga de um gerador de van der Graaf que por contato interno pode receber cargas elevadíssimas gerando grandes potenciais elétricos:
- a lata é carregada por indução e aterramento
- o aparelho que se aproxima recebe uma fem induzida que acende a lâmpada
são duas coisas absolutamente diferentes
O que se tem no exercício é o princípio de carga de um gerador de van der Graaf que por contato interno pode receber cargas elevadíssimas gerando grandes potenciais elétricos:
Euclides- Fundador