UNIFESP - Estequiometria
2 participantes
Página 1 de 1
UNIFESP - Estequiometria
No laboratório de química, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado na figura, que simula a fabricação do bicarbonato de sódio, um produto químico de grande importância industrial.
O frasco II, imerso em um banho de água e gelo, contém solução aquosa com carbonato de amônio e 23,4 g de cloreto de sódio. O frasco I, gerador de gás carbônico, contém “gelo seco”, que quando borbulhado na solução do frasco II causa uma reação, produzindo como único produto sólido o bicarbonato de sódio. Decorrido o tempo necessário de reação, os cristais foram separados e secados, obtendo-se 25,2 g de NaHCO3. Considerando que reagente limitante é NaCl, o rendimento percentual desse processo, corretamente calculado pelo grupo de alunos, foi igual a
a) 85%. b) 80%. c) 75% d) 70%. e) 39%.
a figura só mostra o esquema, nada de mais.
minha dúvida é qual a reação que ocorre no experimento??
O frasco II, imerso em um banho de água e gelo, contém solução aquosa com carbonato de amônio e 23,4 g de cloreto de sódio. O frasco I, gerador de gás carbônico, contém “gelo seco”, que quando borbulhado na solução do frasco II causa uma reação, produzindo como único produto sólido o bicarbonato de sódio. Decorrido o tempo necessário de reação, os cristais foram separados e secados, obtendo-se 25,2 g de NaHCO3. Considerando que reagente limitante é NaCl, o rendimento percentual desse processo, corretamente calculado pelo grupo de alunos, foi igual a
a) 85%. b) 80%. c) 75% d) 70%. e) 39%.
a figura só mostra o esquema, nada de mais.
minha dúvida é qual a reação que ocorre no experimento??
spawnftw- Mestre Jedi
Re: UNIFESP - Estequiometria
CO2 + H2O + 2NaCl + (NH4)2CO3 --> 2NaHCO3 + 2NH4Cl
r@ul- Recebeu o sabre de luz
Re: UNIFESP - Estequiometria
Valeu r@ul. Vou tentar finalizar o exercício!
qualquer coisa eu posto denovo
qualquer coisa eu posto denovo
spawnftw- Mestre Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos