PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prova Geométrica

2 participantes

Ir para baixo

Prova Geométrica Empty Prova Geométrica

Mensagem por Pietro di Bernadone Dom 16 maio 2010, 18:29

Boa noite prezados usuários do Pir²!

Na figura abaixo, ABC é isósceles de base BC, M é o ponto médio de BC, MP//AC e MQ//AB. Prove que APMQ é um losango.

Prova Geométrica Losango

Certo de sua atenção,

Pietro di Bernadone


Última edição por Pietro di Bernadone em Dom 16 maio 2010, 23:24, editado 1 vez(es)
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1341
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Prova Geométrica Empty Re: Prova Geométrica

Mensagem por Euclides Dom 16 maio 2010, 23:09

Um losango é definido como: quadrilátero com quatro lados iguais e paralelos dois a dois.

O paralelismo já é garantido pelo enunciado. Mostre, usando semelhança, que


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prova Geométrica Empty Prova Geométrica

Mensagem por Pietro di Bernadone Dom 16 maio 2010, 23:53

Boa noite Euclides!

Baseado em sua dica, montei a seguinte ilustração. Veja:

Prova Geométrica Resolvi

*Garanti que P é o ponto médio de AB (dado que o triângulo é isósceles de base BC).
**Garanti que Q é o ponto médio de AC (também baseado no fato do triângulo ser isósceles de base BC).
***Não sei explicar bem, mas o segmento PM é congruente com o segmento AQ (dado que é formado pelos pontos médios. A explicação seria essa?)
****O mesmo raciocínio estou usando para dizer que o segmento PA é congruente com o segmento MQ.
A congruência dos triângulos APQ e PMQ é verificada pelo exposto acima, também observando que o lado PQ é comum aos dois triângulos.
Daí, temos que o quadrílatero APMQ é um losango.

O raciocínio é esse mesmo Prof. Euclides?

Certo de sua atenção,

Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1341
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Prova Geométrica Empty Re: Prova Geométrica

Mensagem por Euclides Seg 17 maio 2010, 15:07

Olá Pietro, essa questão é até fácil, mas Geometria é uma das áreas mais sofisticadas da Matemática, em que é preciso conhecer dezenas de teoremas e suas aplicações, além de fazer uso constante de figuras procurando o traçado de linhas auxiliares que indiquem um caminho.

A soluções devem sempre ser explicadas (em Português) para que quem as lê possa acompanhar e entender a sequência dos cálculos e quais os teoremas aplicados.

Então vejamos:

1- dada a definição de losango: quadrilátero com quatro lados iguais e paralelos dois a dois, temos o paralelismo já garantido pelo enunciado, portanto precisamos provar que os triângulos APQ e PMQ são iguais.

Prova Geométrica Trere

aplicando o www.vestibular1.com.br/revisoes/matematica/aulas_matematica/aula17.pdf+teorema+de+thales&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiYyxfg3Fwn69cE01PLZS_wdjU0-9dzCa4WqvSc28spUoahVczcP3mAIOpLO-95gkckuwjXajkpGoF2raiiMNsLyfEIe6b_CnAQZBj8GWaR-OLrZKJEC6Fz-pEyoP05KWn03Odu&sig=AHIEtbQCMo6IafKNADJy4TlYmix0f_N49A" target="_blank" rel="nofollow"> Teorema de Thales (link aqui) concluímos que os triângulos possuem os tres ângulos correspondentes iguais. E como possuem um lado em comum, são, portanto iguais.

Logo, APMQ é um losango.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prova Geométrica Empty Re: Prova Geométrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos