PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças Magnéticas e Indução Magnética

2 participantes

Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Luck Sáb 24 Abr 2010, 19:07

Forças Magnéticas e Indução Magnética 94346300
R: a) 0,05T
b) 8.10^-5 Wb
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Re: Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Elcioschin Sáb 24 Abr 2010, 22:28

Luck

Alguns dos seus problemas resumem-se numa SIMPLES aplicação de fórmulas perfeitamente conhecidas, como é o caso do presente problema.

Isto significa uma de duas coisas:

1) Você não conhece as fórmulas e isto me parece estranho porque qualquer livro ou apostila de eletromagnetismo as possui.

2) Você conhece as fórmulas mas nem tentou resolver. Isto implica numa acomodação de sua parte, esperando que outros resolvam por você. Assim fazendo, você poderá se tornar um eterno dependente de usuários do fórum e acho que não é isto que você deseja. O importante é que você aprenda e caminhe com as próprias pernas.

Sugiro então que, primeiro você tente resolver. Caso não consiga diga o que você fez e mostre as suas dúvidas.

a) B = u*N*i/L ----> B = (4*pi*10^-7)*(5*400)*10/0,5 ----> B = 0,05 T

b) D = 8/Vpi cm ----> R = 4/Vpi cm ----> R = 4*10^-2/pi m

F = B*S ---> F = 0,05*pi*R² ---> F = 0,05*pi*(4*10^-2/Vpi)²

F = 0,05*pi*16/pi ----> F = 8*10^-5 Wb
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71865
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Re: Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Luck Dom 25 Abr 2010, 18:38

Olá Elcio,
Aprendi todas as fórmulas do assunto que estou estudando, quando esqueço volto no livro pra lembrar.
É lógico que eu tentei resolver, meu estudo seria inútil se eu fizese como vc disse. Ainda estou pegando base, pois tem algumas matérias de física que nao tive na escola.
Olha, cada assunto do meu livro possui + de 100 exercícios, esses foram os últimos exercícios de eletromagnetismo que mandei. Vc pode observar que durante todo estudo de eletromagnetismo postei 23 exercícios, que aqui é dividido em : Ação de um campo magnétrico sobre cargas elétricas; Fontes de campo magnético; Forças Magnéticas e indução Magnética. Isso quer dizer que consegui resolver aproximadamente 277 sozinho.
No caso desse exercício era simples sim, eu cometi um equívoco. Usei o diâmetro pra calcular o valor de B ao invés de usar o comprimento e passei pra outro desapercebido. Depois vi pelo gabarito que tava errado e por erro meu postei aqui sem rever. Foi falta de atenção minha. Eu acho difícil alguém nunca ter errado algum exercício por bobeira.
Sobre a dependência do fórum, eu dependo um pouco sim. Pq é ruim estudar sozinho, não tenho professor particular nem cursinho. É muito bom ter voluntários para ajudar, assim também, qdo eu posso e tenho tempo ajudo...
Obg pelas suas soluções, que Deus te abençoe!
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Re: Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Elcioschin Seg 26 Abr 2010, 09:20

Luck


Fiquei muito satisfeito por saber que você tem resolvido aproximadamente 92% dos problemas o seu livro. Isto demonstra que você realmente tem se dedicado. E com esta dedicação vc certamente conseguirá atingir seus objetivos.
Quanto ao problema em questão eu entendí por que vc errou: uma pequena distração.
Este tipo de erro é muito comum e acontece comigo também. Acho que a causa deste problema é o cansaço mental: depois de muito tempo resolvendo problemas, a mente divaga, a gente se distrai e acaba cometendo erros bobos.

Tenho então uma sugestão. Quando vc errar e a resposta não coincidir com o gabarito, faça o seguinte: deixe este problema não resolvido de lado, para tentar resolvê-lo novamente quando sua mente estiver descansada. Fazendo assim, muitas vezes a gente descobre a bobeira que cometeu anteriormente.

Outra sugestão: quando for resolver QUALQUER problema ESCREVA no início todas os dados do mesmo. Por exemplo, beste problema em questão você deveria escrever:

Solenóide
L = 50 cm -----> L = 0,5 m
D = 8/Vpi cm ----> D = 8*10^-2/Vpi m ----> R = 4*10^-2/pi m
i = 10 A
n = 5*400 = 2 000 espiras
u = 4*pi*10^-7 T*m/A
B = ?
Fi = ?

Assim fazendo você não cometerá erros de conversão de unidades, não usará diâmetro no lugar de raio e não usará diâmetro no lugar de comprimento (este último foi o seu erro)

Boa sorte e conte com os usuários do fórum para ajudá-lo, e, em especial com a minha ajuda.

Um abraço

Elcio
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71865
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Re: Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Luck Seg 26 Abr 2010, 15:08

Vlw Elcio, muito obrigado pela dica!
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Magnéticas e Indução Magnética Empty Re: Forças Magnéticas e Indução Magnética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos