PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

+5
anero1
Pedro121101
jpspindola
Gabriel Rodrigues
vitor12
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por vitor12 Qua 13 Nov 2013, 14:01

(UNIP-SP) Na figura, temos um plano horizontal sem atrito e um bloco B, em repouso, com o formato de um prisma. Uma pequena esfera A é abandonada do repouso, da posição indicada na figura, e, após uma queda livre, colide elasticamente com o prisma. Despreze o efeito do ar e adote g =10 m/s^2.

Sabe-se que, imediatamente após a colisão, a esfera A tem velocidade horizontal, assim como o prisma. A massa do prisma B é o dobro da massa da esfera A. 

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento File

Minha dúvida é sobre a conservação da quantidade de movimento. Esta grandeza, antes da colisão, tinha direção vertical e sentido para baixo. Depois, pelo principio da conservação da quantidade de movimento, também. Mas como, se depois a esfera e o prisma passaram a se movimentar na horizontal?

vitor12
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/04/2013
Idade : 36
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qua 13 Nov 2013, 14:20

A soma vetorial das quantidades de movimento dos corpos imediatamente antes e depois da colisão são iguais. Não considere essa soma como um novo vetor que se conserva em direção e sentido.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por vitor12 Qua 13 Nov 2013, 14:40

Gabriel Rodrigues escreveu:A soma vetorial das quantidades de movimento dos corpos imediatamente antes e depois da colisão são iguais. Não considere essa soma como um novo vetor que se conserva em direção e sentido.
Ora, mas o principio determina conservação em módulo, direção e sentido. O vetor resultante da soma vetorial, portanto, deve ser igual antes e depois da colisão.

vitor12
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/04/2013
Idade : 36
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qua 13 Nov 2013, 15:04

É, bem pensado. Agora estou com a mesma dúvida.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por jpspindola Sex 24 Jul 2015, 19:17

up
jpspindola
jpspindola
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 27/03/2015
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Pedro121101 Qua 04 Jan 2017, 13:22

Também estava com duvida nessa questão é achei na internet essa resposta:

... principio conservação energia

m.v²/2 = 2m.(Vp)²/2 + m.(v')²/2 ,

Vp= velocidade do prisma
v= velocidade da esfera instante antes da colisão
v'= velocidade da esfera instante após a colisão

m.g.h =m.v²/2 ---> v²= 24

princípio da quantidade de movimento na horizontal

Nota minha*:Só pra esclarecer melhor essa parte da resolução da pessoa que fez.Antes, a quantidade de movimento na horizontal era 0,por isso que 0=Qa + Qb -- |Qad|=|Qbd|,logo não devemos nos importar com a quantidade de movimento da vertical de antes.
m.v' = 2m.Vp --> v'= 2.Vp


m.v²/2 = 2m.(Vp)²/2 + m.(v')²/2

24/2 = (Vp)² + (2.Vp)²/2

12 = 3.(Vp)²

Vp= 2m/s

Pedro121101
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/12/2016
Idade : 22
Localização : Recife,Pernambuco,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por anero1 Qui 16 Nov 2017, 18:26

Estou com a mesma duvida ...  😢

anero1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 27
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Euclides Qui 16 Nov 2017, 20:47

Como o choque é elástico e não há dissipação de energia, pode-se pensar de outra forma também.

Durante o choque há uma troca de forças que obedece a lei da ação e reação e, portanto, resultantes de mesma intensidade (e sentidos opostos e horizontais) atuam nos dois corpos simultaneamente e pelo mesmo intervalo de tempo, tais que os impulsos recebidos são



como a energia mecânica se conserva



notem que a ideia de impulsos iguais encerra a mesma ideia da conservação da quantidade de movimento.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

rafaacestmoi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Victor Luz Qui 22 Mar 2018, 14:10

Pedro121101 escreveu:

m.v²/2 = 2m.(Vp)²/2 + m.(v')²/2

Alguém poderia me explicar essa passagem dessa resolução acima? Foi a única coisa que não entendi.
Victor Luz
Victor Luz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 775
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Vicent Chambón Qua 19 Set 2018, 17:13

Victor Luz escreveu:
Pedro121101 escreveu:

m.v²/2 = 2m.(Vp)²/2 + m.(v')²/2

Alguém poderia me explicar essa passagem dessa resolução acima? Foi a única coisa que não entendi.
A quantidade de energia cinética da bolinha A, antes da colisão, é igual a soma da energia cinética do bloco e da bolinha após a colisão( Conservação da Energia Mecânica)

Vicent Chambón
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 23
Localização : Ubajara, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento Empty Re: Dúv: Conservação da Quantidade de Movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos