PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento

2 participantes

Ir para baixo

[DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento Empty [DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento

Mensagem por juliadias123 Dom 15 Set 2013, 13:12

Oi oi pessoal.. é minha primeira vez aqui no fórum então me desculpem se eu estiver em categoria errada x.x
Estou com uma dúvida teórica, e preciso que alguém me ajude a entender...

Assim..
Se dois homens, que possuem as mesmas massas, tão numa pista de gelo e daí eles se empurram, o deslocamento vai ser nulo (por conta daquela teoria de que forças n sei oq se anulam) ou o deslocamento vai ser igual para os dois??? E se o homem 1, pesasse o dobro do homem 2? Ele ficaria parado e o 2 se deslocaria, ou o deslocamento do segundo homem seria o dobro do primeiro??? x.x tô perdida...

Se possível, me ajudem! Agradeço imensamente de verdade!

juliadias123
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/09/2013
Idade : 29
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento Empty Re: [DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento

Mensagem por ramonss Dom 15 Set 2013, 14:17

Olá. A força que A faz em B é a mesma, em módulo, do que B faz em A (ação e reação).

Perceba que essas forças (AB e BA) são internas ao sistema (não há agentes externos.. os agentes das forças são os próprios elementos do sistema), de forma que o impulso que um recebe é o mesmo que o outro perde. Assim, a quantidade de movimento do SISTEMA se conserva.

Quantidade de movimento inicial = 0.
Quantidade de movimento final = mAvA - mBvB, logo
mAvA = mBvB

v = d/t, logo
mA.dA/t = mB.dB/t
mA.dA = mB.dB

No caso em que as massas são iguais:
m.dA = mdB => dA = dB (então a resposta da sua primeira pergunta é: o deslocamento será igual para os dois).

No caso da massa do primeiro ser o dobro da do segundo:
2m.dA = m.dB => 2.dA = dB (o deslocamento do segundo é o dobro do primeiro).
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento Empty Re: [DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento

Mensagem por juliadias123 Seg 16 Set 2013, 10:32

obrigada!!!!!!!!
era o que eu pensava mesmo só não sabia se estava certa!

juliadias123
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/09/2013
Idade : 29
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento Empty Re: [DÚV.] Impulso e Quantidade de movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos