PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletromagnetismo Unicamp

2 participantes

Ir para baixo

Eletromagnetismo Unicamp Empty Eletromagnetismo Unicamp

Mensagem por gabriel23 Ter 10 Set 2013, 00:28

Uma barra de material condutor de massa igual a 30 g e comprimento 10 cm, suspensa por dois fios rígidos também de material condutor e de massas desprezíveis, é colocada no interior de um campo magnético, formando o chamado balanço magnético, representado na figura abaixo.

Eletromagnetismo Unicamp Sem_t%C3%ADtulo

Ao circular uma corrente i pelo balanço, este se inclina, formando um ângulo θ com a vertical (como indicado na vista de lado). O ângulo θ depende da intensidade da corrente i. Para i = 2A, temos θ = 45°.

Calcule a intensidade da indução magnética B. (1,5T)

Eu sei resolver a questão, a minha dúvida é a seguinte: por que o ângulo entre o campo magnético e o vetor velocidade (nesse caso a corrente) é de 90º? Como exatamente eu poderia identificar esse ângulo?

gabriel23
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletromagnetismo Unicamp Empty Re: Eletromagnetismo Unicamp

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 10 Set 2013, 01:50

Legal o problema. Acho que na figura Vista de lado ficou um pouco confuso então vamos pensar só na figura Vista de frente. Use a regra da mão direita, o sentido do fluxo magnético e da corrente estão indicados assim a força resulta na direção que sai fora da tela. Por isso essa "gangorra" vai para a frente formando o ângulo indicado, agora, o ângulo entre o i e o campo B permanece fixo. Imagine a figura se mexendo, ela não está livre para rodarem outra direção então o ângulo é sempre de 90 graus.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Eletromagnetismo Unicamp Empty Re: Eletromagnetismo Unicamp

Mensagem por gabriel23 Ter 10 Set 2013, 02:19

Valeu!

gabriel23
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletromagnetismo Unicamp Empty Re: Eletromagnetismo Unicamp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos