PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida vetores

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Dúvida vetores

Mensagem por guilhermefisica Dom 25 Ago 2013, 20:59

a)Se um objetivo está em aceleração em um intervalo de tempo, seu vetor velocidade pode ser zero em um determinado instante deste intervalo? Explique e dê um exemplo que corrobore a sua resposta. 
b)O vetor velocidade pode ser zero durante todo o intervalo? Explique.

Eu coloquei a seguinte resposta.....

a)A aceleração instantânea pode ser definida como sendo a derivada da velocidade, ou seja, dt v(t)/dt. Dessa forma, quando a velocidade for igual a zero, a aceleração também será. Dessa forma, caso o enunciado esteja se referindo à aceleração INSTANTÂNEA, o vetor velocidade por ser igual a zero. Por outro lado, caso a pergunta esteja se referindo à aceleração MÉDIA, definida por a(média) = (v2 - v1) /(t2 - t1), pode-se falar que o vetor velocidade pode ser igual a zero, uma vez que essa medida não leva em consideração o instante, mas sim todo o percurso. Como exemplo, pode-se citar um carro, em movimento retrógrado, que, em certo instante, consegue chegar em v=0, mas que continua com o vetor aceleração no mesmo sentido em que estava, adquirindo, novamente, velocidade. 


Por exemplo:

1) Tenho um carro, desacelerando e com determinada velocidade;
2)Esse carro chega à velocidade igual a zero, devido à desaceleração;
3)Porém, o carro continua nessa mesma direção e mesmo sentido, agora, acelerando com o mesmo módulo da aceleração anterior, adquirindo, assim, velocidade novamente.

Tá certo esse exemplo?

Mas aí me surgiu outra uma dúvida... o VETOR velocidade pode mesmo ser igual a zero? Tipo, tem toda aquele esquema de direção, sentido e módulo... quando ele fala "vetor" ele se refere ao módulo do mesmo, né? É...pensando bem... não tem direção igual a zero ¬¬'... hahahah, sei lá.. quando um vetor é igual a zero, ele tem direção e sentido ""nulos""?

b)Não pode, pois, conforme evidenciado na questão anterior, a aceleração instantânea e a aceleração média seriam iguais a zero. 

A "b" tá certa, né? =P


Obrigado a todos, abraçosss!

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por Elcioschin Dom 25 Ago 2013, 21:23

a)

Dúvida vetores Wau



b) Se o vetor velocidade for nulo durante todo o intervalo, não existe aceleração.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por guilhermefisica Dom 25 Ago 2013, 21:31

a) Mas o exemplo que eu dei está certo?

b)Falando de maneira mais "faculdade" como eu posso dizer isso? A resposta que eu dei está correta, certo? Tanto a aceleração instantânea quanto à média seriam nulas.

Obrigado.

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por Elcioschin Dom 25 Ago 2013, 21:58

O seu exemplo não está certo não

O enunciado diz que a aceleração é constante.
Uma aceleração constante tem mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido

No seu exemplo a 1ª aceleração tem sentido contrário ao do movimento. A 2ª aceleração tem o mesmo sentido do movimento.
Logo, as duas acelerações tem sentidos DIFERENTES. Logo, no intervalo a aceleração NÃO é constante

Meu exemplo é um desenho: eu não descrevi o exemplo. Use o meu desenho e escreva uma resposta mais "faculdade" (No meu tempo de universitário de Engenharia, é o que eu faria)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por guilhermefisica Dom 25 Ago 2013, 22:19

Não, Elcioschin, na verdade, o vetor aceleração estaria apontando sempre para um única sentido.

1)O carro estaria desacelerando, com vetor aceleração apontando para, por exemplo, à esquerda;

2)O carro, em certo momento, teria velocidade igual a zero, devido à desaceleração;

3)O carro (ou qualquer outro corpo) continuaria com o vetor aceleração apontando para o sentido em que estava, descrevendo, agora, uma velocidade com sinal diferente (antes estava desacelerando, diminuindo a velocidade, agora a velocidade passaria a ser negativa...)...

Foi isso que quis dizer... agora está certo? Smile

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por Elcioschin Dom 25 Ago 2013, 22:25

Se foi o que você quis dizer não foi o que você escreveu:

3) Porém, o carro continua nessa mesma direção e mesmo sentido, agora acelerando .....
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida vetores Empty Re: Dúvida vetores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos