Eletrons na camada de valência
2 participantes
Página 1 de 1
Eletrons na camada de valência
Olá amigos, estou com uma dúvida num exercício que acredito que seja bem fácil a resolução, mas não entendo como fazer, se alguém puder me ajudar, estará me fazendo um grande favor.
Quantos elétrons possuem na camada de valência, respectivamente, os átomos dos elementos X e Y, no estado fundamental, em uma substância composta cuja fórmula é , em que X é o cátion e Y é o ânion?
Quantos elétrons possuem na camada de valência, respectivamente, os átomos dos elementos X e Y, no estado fundamental, em uma substância composta cuja fórmula é , em que X é o cátion e Y é o ânion?
Marco.9712- Recebeu o sabre de luz
Re: Eletrons na camada de valência
Cátion: X^{2+}
Ânion: Y^{3-}
Veja a carga do cátion: +2. Supondo que segue a regra do octeto, esse elemento apresenta 2 elétrons na camada de valência.
Já para o ânion do elemento Y, verifica-se carga -3. Logo, também partindo da mesma suposição, esse elemento deve apresentar 5 elétrons na camada de valência.
Confere a resposta?
schow- Jedi
Re: Eletrons na camada de valência
Entendi!!!!
Infelizmente na minha lista não tem a resposta, mas acredito que seja isso mesmo.
Obrigado por tirar minha dúvida.
Infelizmente na minha lista não tem a resposta, mas acredito que seja isso mesmo.
Obrigado por tirar minha dúvida.
Marco.9712- Recebeu o sabre de luz