Meios de propagação da luz
4 participantes
Página 1 de 2 • 1, 2
Meios de propagação da luz
O meu professor falou que quando a luz passa por um meio translúcido, perde um pouco de energia e a imagem fica embaçada. Mas eu estava olhando em uns livros e a representação sempre é com um determinado número de raios que entram, não tem trajetória bem definida, mas é o mesmo número de raios que saem. Então se o número de raios que entram é igual ao de raios que saem, pq perde energia ?
Física.física- Recebeu o sabre de luz
Re: Meios de propagação da luz
Euclides- Fundador
Interessante pergunta. Acho que a resposta depende de outra pergunta: A luz é energia ou a luz tem energia? Se a luz tem energia, então seu professor pode estar certo. Se a luz é energia, ele está errado, já que apenas ocorre um espalhamento dessa energia(a tal da trajetória irregular).
Também fiquei um pouco na dúvida, mas acho que ocorre apenas uma trajetória irregular.
Também fiquei um pouco na dúvida, mas acho que ocorre apenas uma trajetória irregular.
Leonardo Sueiro- Fera
A luz tem energia. É a propagação de energia por um campo eletromagnético. Uma onda para o caso da refração ou reflexão.
Matheus Fillipe- Mestre Jedi
A luz tem energia. É a propagação de energia
Contraditório, não?
Contraditório, não?
Leonardo Sueiro- Fera
No 'Fundamentos da Física' ta falando que ocorre a trajetória irregular quando passa pelo meio translucido e depois fala que na reflexão (regular e irregular) e na refração (regular e irregular) ocorre a perda de energia.
A luz tem energia. É a propagação de energia
Contraditório, não?
É verdade. A luz foi uma das coisas mai contraditórias da história da física. Primeiro foi considerada como partícula(Newton), depois por muito tempo como onda já que sofria fenômenos de refração e etc... Depois de muito tempo e muita discussão veio Einstein e a postulou como onda e partícula simultaneamente. Depois um cara chamado De' Broglie postulou a dualidade onda-partícula para todas as partículas quânticas, o que foi comprovado pela primeira vez com o elétron(experimento da dupla fenda).
Para o caso em questão, eu levo assim: Nesse tipo de fenômeno a luz expressa seu comportamento ondulatório. Imagine uma antena onde um elétron descreve um MHS. O elétron sobe, gera um campo magnético que aumenta e diminui durante a subida. Perpendicularmente a esse o campo elétrico sofre suas variações. Assim esse pulso tridimensional se propaga na velocidade c. Esse pulso é formado pelo campo magnético caminhando com seus vetores aumentando e diminuindo(imagine os pontos fixos do campo magnético e elétrico, o pulso faz com que esse variem como se o campo já preenche-se todo o espaço antes só que com módulo nulo, por isso pontos). Isso é a luz no sentido ondulatório. A propagação de energia no sentido dos campos. Quando esse pulso chega em outra antena digamos(há de considerar a polarização e disperção da luz) que ele induz o movimento (forças de lorentz) no outro elétron que responde com um MHS de mesma frequência. A energia de um elétron foi diretamente transferida para o outro, assim a luz é o intermeio dessa transferência. Mas a luz não é uma onda que se propaga em um meio, por isso a necedade de imaginar que os campos já preenchiam todo o espaço. Para evitar isso, usamos a interpretação da luz como partícula.
Quando essa luz cruza um obstáculo, imagine os fótons todos de mesma frequência, sendo absorvidos pelos elétrons desse obstáculo. Assim há a perda de energia da onda inicial por esse obstáculo. Mas porquê ocorre a diminuição da velocidade de propagação? A luz como um todo(onda) perde energia e assim como toda a onda isso significa perda de velocidade.
Os fótons são partículas de pura energia, são considerados(falando vulgarmente) pacotes de onda unitários (como limites gaussianos para extensão zero). Em conjunto, todos os fótons "constroem" (ainda continuamos falando vulgarmente) a onda completa onde se explicita a suas características eletromagnéticas. Mesmo que fótons sejam energia pura, em conjunto são (não tão necessariamente em conjunto) a energia dessa onda. Ora, não faria sentido falar em um fóton transmitindo energia de uma onda eletromagnética, a menos que exista só dois elétrons nas antenas(remetendo ao princípio: Um fóton para um elétron). Tudo aqui é tratado de maneira estatística.
Interessante ... Fiquei apenas com uma dúvida um pouco irrelevante:
Não foi Young que comprovou a natureza ondulatória em vez de Einstein? Pelo que sei, a teoria de Einstein apenas tratava a luz como partícula(fótons), mas não como onda. Não sou familiarizado profundamente com a história da física, então posso estar errado.
Não foi Young que comprovou a natureza ondulatória em vez de Einstein? Pelo que sei, a teoria de Einstein apenas tratava a luz como partícula(fótons), mas não como onda. Não sou familiarizado profundamente com a história da física, então posso estar errado.
Leonardo Sueiro- Fera
Young postulou a luz como somente uma onda. Einstein postulou o fóton e a dualidade onda-partícula.
Página 1 de 2 • 1, 2