PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

observador em meios mais refringentes

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

observador em meios mais refringentes Empty observador em meios mais refringentes

Mensagem por larimacellari Qua 01 maio 2013, 19:21

1. Quando estamos dentro da agua olhando para o céu,os objetos parecem estar mais proximos do que a distancia real,a imagem está mais baixa.
2.quando estamos na atmosfera terrestre olhando para os astros estes parecem mais distantes do que realmente estão,a imagem está mais alta.

Minha duvida é: pq essa diferença de comportamento existe,já que em ambos os casos o observador está no meio mais denso/com maior indice de refração e o objeto no meio menos denso/menor indice de refração

larimacellari
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 29
Localização : Paulínia, SP/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

observador em meios mais refringentes Empty Re: observador em meios mais refringentes

Mensagem por Elcioschin Qua 01 maio 2013, 21:17

Sua afirmação está metade errada

1) A água é mais refringente do que o ar

2) O ar na superfície da Terra (onde está o observador) é MAIS refringente do que o vácuo (onde estão as estrelas)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

observador em meios mais refringentes Empty Re: observador em meios mais refringentes

Mensagem por larimacellari Sáb 04 maio 2013, 10:08

Ok, obrigada. Eu estava tentando tirar uma conclusão geral, mas acho que é melhor analisar cada caso separadamente.

larimacellari
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 29
Localização : Paulínia, SP/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

observador em meios mais refringentes Empty Re: observador em meios mais refringentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos