observador em meios mais refringentes
2 participantes
observador em meios mais refringentes
1. Quando estamos dentro da agua olhando para o céu,os objetos parecem estar mais proximos do que a distancia real,a imagem está mais baixa.
2.quando estamos na atmosfera terrestre olhando para os astros estes parecem mais distantes do que realmente estão,a imagem está mais alta.
Minha duvida é: pq essa diferença de comportamento existe,já que em ambos os casos o observador está no meio mais denso/com maior indice de refração e o objeto no meio menos denso/menor indice de refração
2.quando estamos na atmosfera terrestre olhando para os astros estes parecem mais distantes do que realmente estão,a imagem está mais alta.
Minha duvida é: pq essa diferença de comportamento existe,já que em ambos os casos o observador está no meio mais denso/com maior indice de refração e o objeto no meio menos denso/menor indice de refração
larimacellari- Recebeu o sabre de luz
Re: observador em meios mais refringentes
Sua afirmação está metade errada
1) A água é mais refringente do que o ar
2) O ar na superfície da Terra (onde está o observador) é MAIS refringente do que o vácuo (onde estão as estrelas)
1) A água é mais refringente do que o ar
2) O ar na superfície da Terra (onde está o observador) é MAIS refringente do que o vácuo (onde estão as estrelas)
Elcioschin- Grande Mestre
Re: observador em meios mais refringentes
Ok, obrigada. Eu estava tentando tirar uma conclusão geral, mas acho que é melhor analisar cada caso separadamente.
larimacellari- Recebeu o sabre de luz