PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geradores

3 participantes

Ir para baixo

Geradores Empty Geradores

Mensagem por Física.física Ter Jul 02 2013, 01:45

Li em um livro que a corrente surge ESPONTANEAMENTE quando dois pólos de um gerador são ligados por um resistor, e que quando a corrente circula e volta ao gerador, para se manter invariável, ela precisa atravessar o gerador e para isso as cargas elétricas devem atravessar o gerador do potencial mais baixo para o mais alto. Como esse último processo NÃO É ESPONTÂNEO, o gerador tem que fornecer uma energia a carga que o atravessa e essa energia que é fornecida a cada carga é chamada de Força Eletromotriz.
Então, com essa definição, não entendi uma coisa. A força eletromotriz é produzida assim que o os dois pólos de um gerador são ligados por um resistor e surge corrente, ou ela só é produzida só depois que a corrente circula e volta ao gerador ?

Física.física
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Euclides Ter Jul 02 2013, 19:00

A força eletromotriz está sempre presente nos geradores. Se você usar um voltímetro numa pilha elétrica que não esteja conectada a qualquer elemento, o voltímetro indicará a sua força eletromotriz.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Física.física Ter Jul 02 2013, 22:11

Sim, mas assim que a corrente surge é porque foi produzida pela força eletromotriz ?

Física.física
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Euclides Ter Jul 02 2013, 22:21

Física.física escreveu:Sim, mas assim que a corrente surge é porque foi produzida pela força eletromotriz ?
Veja o que diz o proprio nome:

Força eltromotriz

motriz=que produz movimento.

A separação das cargas no gerador produz um campo elétrico que é o agente da força. A ddp entre os terminais realiza trabalho: W=q∆V

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Física.física Ter Jul 02 2013, 22:24

É porque vendo a explicação da força eletromotriz : uma energia fornecida a uma carga q para passar do potencial mais baixo para o mais baixo. Mas por que imediatamente na hora que um resistor é ligado aos dois pólos de um gerador precisa que as cargas saiam do potencial mais baixo para o mais alto ( do - para o + ) ? Eu pensava que isso acontecia só depois que a corrente circulava e voltava ao gerador.

Física.física
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Euclides Ter Jul 02 2013, 22:30

O gerador produz um campo elétrico. As cargas, pelos fios e elementos, circulam no campo elétrico. Apenas no interior do gerador as reações químicas (caso da pilha) transportam cargas para manter a ddp. Quando os dois terminais do gerador são conectados a um circuito já existem cargas "na porta do gerador", que são os elétrons da própria fiação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Elcioschin Ter Jul 02 2013, 22:41

1) Não é do potencial mais baixo para o potencial mais baixo: é do mais baixo para o mais alto.

2) A corrente só circula quando existe um circuito fechado  Ela não circula dentro do gerador, com ele desligado.

3) Quando um elétron do lado negativo começa a se movimentar, saindo do polo negativo do gerador, praticamente no mesmo instante um outro elétron começa a penetrar no lado positivo. E isto acontece com TODOS os elétrons no circuito, entre os dois polos do gerador.

4) Isto acontece porque ,quando se liga uma chave, um interruptor, ou uma tomada na parede, o "sinal" para os elétrons se movimentarem viajam com a velocidade da luz (a eletricidade é uma onda eletromagnética)

5) Assim, na prática, não se tem que esperar o elétron dar a volta no circuito .
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71739
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos