Curto-circuito
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Curto-circuito
No curto-circuito, por que a corrente escolhe passar pelo fio ideal ?
Física.física- Recebeu o sabre de luz
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Re: Curto-circuito
O mestre Elcioschin costuma fazer uma analogia entre a corrente elétrica e a vazão de água numa tubulação. Um encanamento meio entupido e com o interior corroído dificulta a passagem da água, assim como a resitência elétrica dificulta a passagem da corrente.
Entre um caminho difícil (o elemento com resistência) e uma tubulação livre (o fio ideal sem resistência) a corrente segue o caminho mais fácil.
Entre um caminho difícil (o elemento com resistência) e uma tubulação livre (o fio ideal sem resistência) a corrente segue o caminho mais fácil.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: Curto-circuito
Mas se não fosse um fio ideal, e sim, outro resistor, a corrente passaria pelos 2 (paralelo). Então pq não passa um pouco dela pelo resistor quando tem um resistor e um fio ideal, assim como passaria um pouco por cada resistor se tivéssemos 2 resistores ?
Física.física- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 175
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Re: Curto-circuito
Vou falar uma coisa agora e os mestres podem me corrijir, caso queiram. Esse lance de fio ideal é balela, afinal todo fio apresenta resistência, por mais ínfima que seja. Esses ditos "ideais" também a possuem, numa quantidade tão pequena que podemos desprezá-la. E mesmo assim o elétron decide passar, em sua maioria, por eles. Pois em comparação a outro de maior resistência, o elétron percorre o caminho mais simples.
blue lock- Recebeu o sabre de luz
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Re: Curto-circuito
O "fio ideal", a "polia ideal", a "superfície sem atrito", "g=10m/s²" e outras tantas coisas são modelos criados para excluir variáveis indesejadas ou introduzir facilidades de forma que o aluno possa lidar com os conceitos físicos na sua pureza.Gilgamesh escreveu:Vou falar uma coisa agora e os mestres podem me corrijir, caso queiram. Esse lance de fio ideal é balela, afinal todo fio apresenta resistência, por mais ínfima que seja. Esses ditos "ideais" também a possuem, numa quantidade tão pequena que podemos desprezá-la. E mesmo assim o elétron decide passar, em sua maioria, por eles. Pois em comparação a outro de maior resistência, o elétron percorre o caminho mais simples.
Em muitas situações reais algumas dessas variáveis podem ser tão pequenas que podem ser desprezadas, aproximando-se da situação ideal, hipotética, com margem de erro insignificante.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
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Re: Curto-circuito
Cara, imagine o seguinte.
Tem uma sala de aula C (comum, daquelas de 4 m², eu acho) com umas 200 pessoas dentro. Então você pode entender o quão lotada ela está.
Essa sala tem duas portas: uma dá pra sala A e outra para a sala B.
Como a sala C está lotada, obviamente tem uma galera pressionando a porta que dá pra sala A e a porta que dá pra sala B.
Imagine o seguinte: tem 200 pessoas na sala A, de mesmo tamanho da sala C (você pode entender então que os senhores e senhoritas lá dentro estão quase ocupando o mesmo espaço de tão apertados). E que a sala B, de mesmo tamanho de A e C, esteja completamente vazia: sem carteiras, sem gente, sem nada.
Eu abro as portas A e B. Pra onde vai voar mais gente?
Tem uma sala de aula C (comum, daquelas de 4 m², eu acho) com umas 200 pessoas dentro. Então você pode entender o quão lotada ela está.
Essa sala tem duas portas: uma dá pra sala A e outra para a sala B.
Como a sala C está lotada, obviamente tem uma galera pressionando a porta que dá pra sala A e a porta que dá pra sala B.
Imagine o seguinte: tem 200 pessoas na sala A, de mesmo tamanho da sala C (você pode entender então que os senhores e senhoritas lá dentro estão quase ocupando o mesmo espaço de tão apertados). E que a sala B, de mesmo tamanho de A e C, esteja completamente vazia: sem carteiras, sem gente, sem nada.
Eu abro as portas A e B. Pra onde vai voar mais gente?
Gabriel Rodrigues- Matador
- Mensagens : 1148
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Localização : São Carlos, SP
Re: Curto-circuito
Complementando o Euclides
Alguns fatores podem ou NÃO ser desprezados, dependendo das condições.
Lançando uma pedra do alto de um prédio de 40 andares, desprezamos o atrito com ar, pois ele influencia muito pouco o tempo de queda.
Já com um paraquedas o atrito com o ar NÃO pode ser desprezado !!! O tempo de queda varia, e muito.
Para convencer o Fisica fisica de uma vez por todas:
Imagine na sua casa uma única lâmpada acesa como sendo o único equipamento funcionando (sem geladeira, TV. PC, etc.)
Vamos fazer uma esperiência virtual (pelo amor de Deus não tentem fazer uma experiência real):
Vamos pegar um fio de cobre qualquer de uns 20 cm de comprimento (tem baixíssima resistência elétrica quando comparado com a resistência da lâmpada)
Enfiamos uma ponta do fio em um dos polos de uma tomada (nada acontece).
Agora vamos lá!!!! Enfiamos a outra ponta do fio no outro polo da tomada. O que acontece?
Do ponto de vista do circuito a análise é fácil: temos um fio de cobre de resistência r ~= 0 em paralelo com a resistência da lâmpada. A corrente passa toda pelo fio e a lâmpada apaga.
Do ponto de vista prático a resposta é outra: Temos uma tensão de 110 V ou 220 V alimentando APENAS um fio com r ~= 0. Neste caso, a corrente do circuito vale:
i = U/r ----> i = 110/0 ----> Olhem a matemática aí ----> a corrente tende para infinito !!!
É óbvio que isto é uma abstração matemática pois r não é igual a zero ----> r ~= 0.
Mesmo assim, suponhamos que r = 0,1 ohm ----> i = 110/0,1 ----> i = 1100 A
Sabem o que significa uma corrente desta magnitude? Ela significa:
1) Uma explosão na tomada e no fio; o fio derrete parcialmente. Se o fio estiver seguro por um alicate, derrete parte do alicate. A chama e o calor desenvolvido podem queimar mãos, braços, peito e até os olhos do maluco que fizer esta experiência.
2) A corrente é tão alta que o disjuntor abre (ou ou queima o fusível)
Entendeu agora Física física ? Viu porque podemos considerar (praticamente nula) a resistência do fio?
Alguns fatores podem ou NÃO ser desprezados, dependendo das condições.
Lançando uma pedra do alto de um prédio de 40 andares, desprezamos o atrito com ar, pois ele influencia muito pouco o tempo de queda.
Já com um paraquedas o atrito com o ar NÃO pode ser desprezado !!! O tempo de queda varia, e muito.
Para convencer o Fisica fisica de uma vez por todas:
Imagine na sua casa uma única lâmpada acesa como sendo o único equipamento funcionando (sem geladeira, TV. PC, etc.)
Vamos fazer uma esperiência virtual (pelo amor de Deus não tentem fazer uma experiência real):
Vamos pegar um fio de cobre qualquer de uns 20 cm de comprimento (tem baixíssima resistência elétrica quando comparado com a resistência da lâmpada)
Enfiamos uma ponta do fio em um dos polos de uma tomada (nada acontece).
Agora vamos lá!!!! Enfiamos a outra ponta do fio no outro polo da tomada. O que acontece?
Do ponto de vista do circuito a análise é fácil: temos um fio de cobre de resistência r ~= 0 em paralelo com a resistência da lâmpada. A corrente passa toda pelo fio e a lâmpada apaga.
Do ponto de vista prático a resposta é outra: Temos uma tensão de 110 V ou 220 V alimentando APENAS um fio com r ~= 0. Neste caso, a corrente do circuito vale:
i = U/r ----> i = 110/0 ----> Olhem a matemática aí ----> a corrente tende para infinito !!!
É óbvio que isto é uma abstração matemática pois r não é igual a zero ----> r ~= 0.
Mesmo assim, suponhamos que r = 0,1 ohm ----> i = 110/0,1 ----> i = 1100 A
Sabem o que significa uma corrente desta magnitude? Ela significa:
1) Uma explosão na tomada e no fio; o fio derrete parcialmente. Se o fio estiver seguro por um alicate, derrete parte do alicate. A chama e o calor desenvolvido podem queimar mãos, braços, peito e até os olhos do maluco que fizer esta experiência.
2) A corrente é tão alta que o disjuntor abre (ou ou queima o fusível)
Entendeu agora Física física ? Viu porque podemos considerar (praticamente nula) a resistência do fio?
Última edição por Elcioschin em Ter 25 Jun 2013, 19:30, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
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Re: Curto-circuito
Tá, tudo bem. Mas mesmo considerando o fio com pouquíssima resistência. Imaginem que tenho 2 resistores em paralelo, em que um tem resistência maior que a do outro. A corrente vai se dividir e passar pelos dois. Então, quando eu tenho um resistor e um fio, e sabendo que a resistência do resistor é bem maior que a do fio, por que ela não pode passar pelos dois ? O que estou querendo dizer ? As duas situações são iguais : tem a diferença de resistência. Mas no 1° caso, mesmo tendo diferença de resistência, mesmo que um dos resistores impeça mais a corrente, ela passa por ele também.
Física.física- Recebeu o sabre de luz
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Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo
Re: Curto-circuito
Física fisica
Por favor, leia minha mensagem anterior: eu complementei.
Além disso mais uma informação: no Ensino Médio, nos circuitos elétricos sempre se considera nula a resistência dos fios de ligação. Caso algum fio tenha resistência, isto é informado no enunciado
Por favor, leia minha mensagem anterior: eu complementei.
Além disso mais uma informação: no Ensino Médio, nos circuitos elétricos sempre se considera nula a resistência dos fios de ligação. Caso algum fio tenha resistência, isto é informado no enunciado
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Curto-circuito
Física.física (posso te chamar de Nicolas? Ou Alexandre?)
Imagine que você tenha dois resistores associados em paralelo (que é o exemplo que você está insistindo). Logo, estão submetidos a uma mesma tensão.
Se eles tem mesma resistência, percebem a mesma corrente.
Como você percebeu, se diminuirmos a resistência de um, começa a passar mais corrente por ele do que pelo outro.
Se diminuirmos mais essa resistência, vai passar mais corrente ainda por ele e menos ainda pelo outro...
....
Chega a um ponto no qual TODA a corrente passa pelo primeiro "resistor" e nada passa pelo outro.
Imagine que você tenha dois resistores associados em paralelo (que é o exemplo que você está insistindo). Logo, estão submetidos a uma mesma tensão.
Se eles tem mesma resistência, percebem a mesma corrente.
Como você percebeu, se diminuirmos a resistência de um, começa a passar mais corrente por ele do que pelo outro.
Se diminuirmos mais essa resistência, vai passar mais corrente ainda por ele e menos ainda pelo outro...
....
Chega a um ponto no qual TODA a corrente passa pelo primeiro "resistor" e nada passa pelo outro.
Gabriel Rodrigues- Matador
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