l AIME - 2003 l
2 participantes
Página 1 de 1
l AIME - 2003 l
ABCD é um losango. Os raios das circunferências circunscritas de ∆ABD e ∆ACD são 12,5 e 25. Determine a área do losango.
Gaba : 400
Gaba : 400
philipeph- Recebeu o sabre de luz
Re: l AIME - 2003 l
A figura para quem estiver tentando. :vfg:
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
Tive um relativo problema,por pensar que as circunferências teriam o mesmo raio.
Bom desenho,seu Raimundo.
Bom desenho,seu Raimundo.
Philipeph , com certeza tem uma resolução , usando a diagonal maior(25), mas não consigo ver. Cheguei perto.
raimundo pereira- Grupo
O gaba é 400.
Havia um erro na minha filha,que dizia ser os triângulos ABD e ACD,o que faria com que as circunferências fossem iguais,porém o correto é como no desenho do senhor,pegando um triângulo Equilátero,cujo um dos lados é a diagonal menor,e um dos triângulos obtusângulos,cujo um dos lados é a diagonal maior.
Havia um erro na minha filha,que dizia ser os triângulos ABD e ACD,o que faria com que as circunferências fossem iguais,porém o correto é como no desenho do senhor,pegando um triângulo Equilátero,cujo um dos lados é a diagonal menor,e um dos triângulos obtusângulos,cujo um dos lados é a diagonal maior.
Creio, também possamos investigar essa alternativa.
Área do Losango= àrea do círculo de raio 25 - 2 vezes a área do segmento circular de raio 25 e âng. pi/3 , menos a área de um setor círcular(em verde) de raio 25 e âng ( 2pi- 2.pi/6) .
raimundo pereira- Grupo
Apenas uma dúvida,s.Raimundo :
Por quê o senhor afirmou que o ABD é Equilátero ?
Por quê o senhor afirmou que o ABD é Equilátero ?
Confirmando minha dúvida,não é como dizer que ABD é Equilátero,pois vejamos a figura.
Se ABD é equilátero,ADK = 60º e como AK e DK são iguais por serem um Raio,teríamos ADK sendo equilátero,o que não é possível.
Basta olharmos a figura e tentarmos.
Se ABD é equilátero,ADK = 60º e como AK e DK são iguais por serem um Raio,teríamos ADK sendo equilátero,o que não é possível.
Basta olharmos a figura e tentarmos.
Olá Philipeph,
Vejo assim :
AK e DK são lados do triângulo isósceles ADK , cujos ângulos da base medem 60 -- não tem nada a ver com com o triângulo ADB.
O triâng. ADB está inscrito em um círculo de 12,5 de raio , onde AG=BG=DG, d.ando origem aos arcos AB, AD e BD (2x) veja os ângulos inscritos.
Veja bem , pensei em dois caminhos diferentes, mas quando disse "será"? é porque :primeiro minha resposta não bateu com o gabarito , segundo que não estou seguro que os caminhos melhores sejam estes.
Quando sobrar tempo vou pensar mais um pouco. abraço
Vejo assim :
AK e DK são lados do triângulo isósceles ADK , cujos ângulos da base medem 60 -- não tem nada a ver com com o triângulo ADB.
O triâng. ADB está inscrito em um círculo de 12,5 de raio , onde AG=BG=DG, d.ando origem aos arcos AB, AD e BD (2x) veja os ângulos inscritos.
Veja bem , pensei em dois caminhos diferentes, mas quando disse "será"? é porque :primeiro minha resposta não bateu com o gabarito , segundo que não estou seguro que os caminhos melhores sejam estes.
Quando sobrar tempo vou pensar mais um pouco. abraço
raimundo pereira- Grupo