polias
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
polias
A figura abaixo mostra um homem, de massa igual a 100 kg, puxando um fio que passa por sistema de roldanas, de modo que ele sobe junto com a plataforma com velocidade constante. A massa da plataforma vale 20kg. Sabendo que g=10m/s^2, podemos afirmar que a forca que o homem exerce no fio tem modulo igual a :
R: 240 N
R: 240 N
Última edição por Euclides em Dom 02 Jun 2013, 23:15, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : colocar a figura)
Caroline Vale- Padawan
Re: polias
A força que o homem exerce no fio é distribuída por todos os outros fios, de modo que, como a plataforma é erguida por quatro fios, ela acabe recebendo uma força de módulo 4.F (sendo F a força que o homem aplica na corda), direção vertical e sentido para cima.
Como a plataforma sobe com velocidade constante, então ela está em equilíbrio dinâmico.
Assim, o somatório de todas as forças que agem nela deve ser igual a zero.
Portanto: 4.F + F = P(plataforma) + P(homem) =>
=> 5.F = 1200 N <=> F = 240 N
A força em vermelho aplicada na plataforma se deve à 3ª Lei de Newton (o homem aplica uma força F-> no sistema de polias e a recebe na mesma direção mas em sentido contrário).
Como a plataforma sobe com velocidade constante, então ela está em equilíbrio dinâmico.
Assim, o somatório de todas as forças que agem nela deve ser igual a zero.
Portanto: 4.F + F = P(plataforma) + P(homem) =>
=> 5.F = 1200 N <=> F = 240 N
A força em vermelho aplicada na plataforma se deve à 3ª Lei de Newton (o homem aplica uma força F-> no sistema de polias e a recebe na mesma direção mas em sentido contrário).
JOAO [ITA]- Fera
Euclides- Fundador
Entendi... Mt obrigada!
Caroline Vale- Padawan
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos