PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A unidade mol

Ir para baixo

A unidade mol Empty A unidade mol

Mensagem por Convidado Ter 02 Abr 2013, 12:29

Falae pessoal, beleza!?

Embora eu sabia fazer fazer cálculos de quantidade de matéria em mols, ainda não entendi a definição que dão para mol.

Comumente o mol é comparado com a dúzia, se é comparado com a dúzia, pode ser comparado com o bilhão, com o milhão, com o milhar, com o kilo-, com o centi-, etc. Eu entendo que milhão, milhar, centi- ou dúzia estão *extramente longe* de serem unidades, eu os compreendo como coeficientes* e coeficentes possuem valores numéricos:
1 kilo = 1×10³
1 centi = 1×10ˉ³
1 bilhão = 1×1.000.000.000
1 milhão = 1×1.000.000


O mol também possuir valor numérico:
1 mol = 1×6,02·10²³

Por que raios o mol é chamado de unidade? Não consigo entendê-lo como unidade! Para mim ele é um coeficiente! Por que não é?

EDIT: Se eu posso dizer que a distância de um ponto A até um ponto B é de uma dúzia de metros, então eu também posso dizer que a distância de um ponto A até um ponto C é de um mol de metros. Ou seja, o mol é um coeficiente e não uma unidade.



*Grandeza = coeficiente × unidade
Ex.:
t = 10 s
m = 100 g
d = 1 milhão km

Vlw!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A unidade mol Empty Re: A unidade mol

Mensagem por Euclides Ter 02 Abr 2013, 13:09

O mol é sim uma unidade de medida. Quando você diz: "lá estão mil espelhos", não está usando qualquer unidade de medida, está apenas enumerando. Se disser: "lá estão 2 milhares de espelhos" , está usando uma unidade de medida, o milhar, enumerando dois deles.

O mol é definido como a quantidade de átomos existentes em 0,012kg de carbono 12. Essa quantidade corresponde ao número de Avogadro (6,02.10^23).

Dizer "3 mol de grãos de areia" é usar a unidade mol e enumerar 3 deles. Semelhantemente a "10 dúzias".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A unidade mol Empty Re: A unidade mol

Mensagem por Convidado Sex 31 maio 2013, 15:22

Entendi!

Mas fazendo uma análise dimensional na unidade mol, é possível equacioná-la em função de outras grandezas fundamentais?

Quero dizer... o ampère é uma unidade fundamental do SI, mas 1A = 1C/s.

Não seria 1mol = 6.10^23/12g ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A unidade mol Empty Re: A unidade mol

Mensagem por Euclides Sex 31 maio 2013, 16:30

Não seria 1mol = 6.10^23/12g ?
Não. 1 mol é a quantidade de 6,02.10^23 coisas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A unidade mol Empty Re: A unidade mol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos