Arredondamento e gráfico de setores
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Arredondamento e gráfico de setores
conjunto de dados: 23, 12, 43, 14, 53 e 47
O exercício pede que os organize em um gráfico de setor. O problema é que no final não consigo chegar exatamente em 360º, mas sim em 359º. Pensei ter me equivocado em algum arredondamento, mas, mesmo seguindo rigorosamente o critério de arredondamento do IBGE, continuo obtendo 359º.
Como procedo? Peço que, quem tentar ajudar, antes tente fazer o exercício, pois há a possibilidade de eu ter errado em conta =P
O exercício pede que os organize em um gráfico de setor. O problema é que no final não consigo chegar exatamente em 360º, mas sim em 359º. Pensei ter me equivocado em algum arredondamento, mas, mesmo seguindo rigorosamente o critério de arredondamento do IBGE, continuo obtendo 359º.
Como procedo? Peço que, quem tentar ajudar, antes tente fazer o exercício, pois há a possibilidade de eu ter errado em conta =P
Leonardo Sueiro- Fera
- Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Olá Leonardo, vc deve ter errado em alguma conta sim.
..........percentual.......setores.......arred. para nenhuma casa decimal
23......11,97917........43,125................43
12......6,25000..........22,500...............23
43......22,39583........80,625...............81
14......7,291667........26,250...............26
53......27,60417........99,375...............99
47......24,47917........88,125...............88
-------...----------....-----------........----------
192.......100,000....... 360,000............360
..........percentual.......setores.......arred. para nenhuma casa decimal
23......11,97917........43,125................43
12......6,25000..........22,500...............23
43......22,39583........80,625...............81
14......7,291667........26,250...............26
53......27,60417........99,375...............99
47......24,47917........88,125...............88
-------...----------....-----------........----------
192.......100,000....... 360,000............360
Última edição por Jose Carlos em Ter 12 Mar 2013, 16:45, editado 1 vez(es)
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...se acupuntura adiantasse, porco-espinho viveria para sempre....
Jose Carlos- Grande Mestre
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Data de inscrição : 08/07/2009
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Re: Arredondamento e gráfico de setores
Oi José. Obrigado mais uma vez pela contribuição.
Sim, eu sei que fazendo assim não tem como ter erro. Minha dúvida é no arredondamento dos setores para nenhuma casa decimal. Se arredondarmos os últimos valores e os somarmos não obteremos 360 certinho. Isso é um problema? Tem de dar necessariamente 360º em casos de arredondamento?
Sim, eu sei que fazendo assim não tem como ter erro. Minha dúvida é no arredondamento dos setores para nenhuma casa decimal. Se arredondarmos os últimos valores e os somarmos não obteremos 360 certinho. Isso é um problema? Tem de dar necessariamente 360º em casos de arredondamento?
Leonardo Sueiro- Fera
- Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Olá Leonardo,
Desculpe-me, interpretei equivocadamente o problema, na hora até estranhei mas achei que só poderia mesmo ser um erro de cálculo...rsss.
Arredondei segundo minha lógica e encontrei os 360°, veja.
Editei os percentuais , dá uma olhada, o arredondamento está aceitável?
Obrigado.
Desculpe-me, interpretei equivocadamente o problema, na hora até estranhei mas achei que só poderia mesmo ser um erro de cálculo...rsss.
Arredondei segundo minha lógica e encontrei os 360°, veja.
Editei os percentuais , dá uma olhada, o arredondamento está aceitável?
Obrigado.
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Jose Carlos- Grande Mestre
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Data de inscrição : 08/07/2009
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Localização : Niterói - RJ
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Perfeito, Grande José Carlos. Foi exatamente o que havia pensado: subir uma unidade no 22. O problema é que o arredondamento do IBGE diz para transformar 22,5 para 22, pois o último número antes do 5 é par, não? :scratch:
Outra dúvida: É possível que, em algum exercício, depois dos arredondamentos, eu não obtenha EXATAMENTE 360? Ou é impossível isso acontecer e eu terei cometido um erro?
Outra dúvida: É possível que, em algum exercício, depois dos arredondamentos, eu não obtenha EXATAMENTE 360? Ou é impossível isso acontecer e eu terei cometido um erro?
Leonardo Sueiro- Fera
- Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Estive pensando aqui:
É fácil entender arredondamento de valores que não possuam 5:
...,4 e ...,6
O primeiro número, no arredondamento, perde a parte decimal.
O segundo sobe uma unidade. Essa unidade que o segundo número subiu nada mais é que as partes decimais somadas (0,4 + 0,6 = 1). Então a quantidade permanece intacta.
O problema surge quanto temos dois números com 5. Qual receberia a soma das casas decimais? Outro problema é se tivermos um número com 5 e dois, ou mais de dois, números com casas decimais diferentes de 5. Exemplo desse último caso:
4,5
3,3
2,2
A soma tem que dar 10
Podemos arredondar 3,3 para 3 e 2,2 para 2. NESSE CASO, 4,5 arredondaria para 5.
5 + 3 + 2 = 10
Mas imagina como seria complicado analisar todos os núumeros para descobrirmos se as partes decimais faltando estão abaixo ou acima de 5. Se estiverem abaixo(como no exemplo 0,3 < 0,5 e 0,2 < 0,5), temos que arredondar o número com casa decima 5 PARA CIMA(4,5 para 5). Se estiverem acima, temos que arredondar PARA BAIXO.
Complicado é ficar analisando número por número. Não existe regra prática?
É fácil entender arredondamento de valores que não possuam 5:
...,4 e ...,6
O primeiro número, no arredondamento, perde a parte decimal.
O segundo sobe uma unidade. Essa unidade que o segundo número subiu nada mais é que as partes decimais somadas (0,4 + 0,6 = 1). Então a quantidade permanece intacta.
O problema surge quanto temos dois números com 5. Qual receberia a soma das casas decimais? Outro problema é se tivermos um número com 5 e dois, ou mais de dois, números com casas decimais diferentes de 5. Exemplo desse último caso:
4,5
3,3
2,2
A soma tem que dar 10
Podemos arredondar 3,3 para 3 e 2,2 para 2. NESSE CASO, 4,5 arredondaria para 5.
5 + 3 + 2 = 10
Mas imagina como seria complicado analisar todos os núumeros para descobrirmos se as partes decimais faltando estão abaixo ou acima de 5. Se estiverem abaixo(como no exemplo 0,3 < 0,5 e 0,2 < 0,5), temos que arredondar o número com casa decima 5 PARA CIMA(4,5 para 5). Se estiverem acima, temos que arredondar PARA BAIXO.
Complicado é ficar analisando número por número. Não existe regra prática?
Leonardo Sueiro- Fera
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Data de inscrição : 28/06/2012
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Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Eu acho que ficou confuso. Vou tentar sre mais objetivo:
1) 3,3 e 2,7
3,3 + 2,7 = 6
Arredondando:
3,3 -> 3 e 2,7 -> 3
3 + 3 = 6 (PERFEITO!!)
2) 4,5 e 5,5
:scratch:
1) 3,3 e 2,7
3,3 + 2,7 = 6
Arredondando:
3,3 -> 3 e 2,7 -> 3
3 + 3 = 6 (PERFEITO!!)
2) 4,5 e 5,5
:scratch:
Leonardo Sueiro- Fera
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Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
Bom dia Leonardo,
Vc tem toda razão, eu também desconheço uma regra para lidar com essas situações mas já aprendi alguma coisa com suas observações.
Obrigado.
Vc tem toda razão, eu também desconheço uma regra para lidar com essas situações mas já aprendi alguma coisa com suas observações.
Obrigado.
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Jose Carlos- Grande Mestre
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Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 74
Localização : Niterói - RJ
Re: Arredondamento e gráfico de setores
José Carlos, acho que o Rihan gostaria desse tópico, você não concorda?
Vou pertubá-lo no MP.
=p
Vou pertubá-lo no MP.
=p
Leonardo Sueiro- Fera
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Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos
Re: Arredondamento e gráfico de setores
1) Aproximar --> Chegar ao mais próximo
2) Arredondar --> Aproximar para o requerido
3) Arredondar para inteiro mais próximo, arredondar com nenhuma casa decimal etc --> sinônimos
4) Estudo de casos:
Arredondar para o inteiro mais próximo (nenhuma casa decimal) números reais do intervalo fechado [2,5; 3,5]:
a) x no intervalo aberto: ] 2,5; 3,5 [ ou ( 2,5; 3,5 )
Qualquer x nesse intervalo está mais próximo de 3.
x --> 3
b) x = 2,5 --> 2 ou 3 ???
c) x = 3,5 --> 3 ou 4 ???
Quando há dúvidas CRIAM-SE regras.
Regra ABNT, INMETRO, IBGE, ISO, ... :
2,5 --R--> 2 é par --> mantém --> 2
3,5 --R--> 3 é ímpar --> cresce --> 4
Arredondar implica em ERRO, logo, o total pode não fechar !
O raciocínio para a tal regra parte do pressuposto de que existe a mesma probabilidade de acontecer dígitos pares e impares, o que não é verdadeiro, causando, mesmo em grandes amostras (coletas de dados) erros acumulados grosseiros (somas não fecham o total).
Na prática, durante um experimento real, EU faço assim:
1ª dúvida --> CRESÇO
2ª dúvida --> MANTENHO
3ª dúvida --> CRESÇO
4ª dúvida --> MANTENHO
...
Ou seja:
Nos dados de ordem ímpar eu CRESÇO, nos de ordem par MANTENHO (ou vice-versa ! Tanto faz !)
Procuro ter sempre um número par de amostras para que sempre exista a mesma quantidade de números pares e ímpares.
Mas essa regra EU criei e EU a adoto, não é a oficial (quem sabe um dia...).
Vamos ver o seu caso:
Usando essa regra com essa amostra temos sempre um erro (1/360)
Usando a MINHA regra que não é a oficial, temos 50% de probabilidade de não errarmos (escolhendo ímpar sobe ou desce)...
Sempre é bom analisar minuciosamente como você o fez, pensar sobre o assunto e criticar o estabelecido.
Mas, PARA CONCURSOS, aceite o estabelecido.
Deixe a lógica, a razão, o reconhecidamente correto para você, para o mundo real.
Saudações aproximativas !
2) Arredondar --> Aproximar para o requerido
3) Arredondar para inteiro mais próximo, arredondar com nenhuma casa decimal etc --> sinônimos
4) Estudo de casos:
Arredondar para o inteiro mais próximo (nenhuma casa decimal) números reais do intervalo fechado [2,5; 3,5]:
a) x no intervalo aberto: ] 2,5; 3,5 [ ou ( 2,5; 3,5 )
Qualquer x nesse intervalo está mais próximo de 3.
x --> 3
b) x = 2,5 --> 2 ou 3 ???
c) x = 3,5 --> 3 ou 4 ???
Quando há dúvidas CRIAM-SE regras.
Regra ABNT, INMETRO, IBGE, ISO, ... :
2,5 --R--> 2 é par --> mantém --> 2
3,5 --R--> 3 é ímpar --> cresce --> 4
Arredondar implica em ERRO, logo, o total pode não fechar !
O raciocínio para a tal regra parte do pressuposto de que existe a mesma probabilidade de acontecer dígitos pares e impares, o que não é verdadeiro, causando, mesmo em grandes amostras (coletas de dados) erros acumulados grosseiros (somas não fecham o total).
Na prática, durante um experimento real, EU faço assim:
1ª dúvida --> CRESÇO
2ª dúvida --> MANTENHO
3ª dúvida --> CRESÇO
4ª dúvida --> MANTENHO
...
Ou seja:
Nos dados de ordem ímpar eu CRESÇO, nos de ordem par MANTENHO (ou vice-versa ! Tanto faz !)
Procuro ter sempre um número par de amostras para que sempre exista a mesma quantidade de números pares e ímpares.
Mas essa regra EU criei e EU a adoto, não é a oficial (quem sabe um dia...).
Vamos ver o seu caso:
1 | 23 | 43,125000 | 43 | |
2 | 12 | 22,500000 | 22 | Dúvida ? → Regra ! |
3 | 43 | 80,625000 | 81 | |
4 | 14 | 26,250000 | 26 | |
5 | 53 | 99,375000 | 99 | |
6 | 47 | 88,125000 | 88 | |
192 | 360,000000 | 359 |
Usando essa regra com essa amostra temos sempre um erro (1/360)
Usando a MINHA regra que não é a oficial, temos 50% de probabilidade de não errarmos (escolhendo ímpar sobe ou desce)...
Sempre é bom analisar minuciosamente como você o fez, pensar sobre o assunto e criticar o estabelecido.
Mas, PARA CONCURSOS, aceite o estabelecido.
Deixe a lógica, a razão, o reconhecidamente correto para você, para o mundo real.
Saudações aproximativas !
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
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