PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

4 participantes

Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por sauloc Seg 11 Mar 2013, 13:48

A precisão e a imprecisão

A navegação desde seus primórdios buscava métodos para ter uma precisão de onde se quer chegar. Astrolábios, bússolas e métodos cartográficos desempenhavam tal função ajudando os marinheiros a saber como iriam chegar ao destino final dependendo da precisão de tais aparelhos.
Ao contrário da navegação, a vida não é precisa, possui seus altos e baixos. Mesmo assim, as pessoas buscam uma "precisão" mas não sabem quando será sua hora de estar no "alto" aumentando ainda mais a imprecisão da vida o que não dificulta viver, dificulta saber viver. Como já dizia Stallone no personagem de Rocky Balboa, "A vida está pronta para te colocar pra baixo e ela vai colocar, mas você tem que ser forte e se levantar."
Estudos,livros,faculdades,cursos,fome,desmotivação,preguiça e por ai vai, cabe a pessoa escolher o que fará dela um campeão, uma pessoa bem sucedida, para obter e chegar ao alto da vida, apesar da vida tentar colocar pra baixo, você já será mais forte porque venceu a preguiça, o desânimo e está no alto, se estiver no "baixo" se esforce para sair.
Enfim, a navegação utiliza seus métodos de precisão, já a vida não utiliza nenhum método, apenas esforço e dedicação que independente da imprecisão, a pessoa ficará no alto e se a vida passar uma "banda", seja forte e levante-se.
sauloc
sauloc
Jedi
Jedi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 13/10/2012
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por Euclides Seg 11 Mar 2013, 18:38

Eu achei que você abordou bem o tema e traçou uma analogia bem construída. Em alguns lugares, para efeito estético, eu substituiria a palavra "imprecisão" pela expressão "caráter impreciso"

...aumentando ainda mais o caráter impreciso da vida o que...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por sauloc Seg 11 Mar 2013, 23:23

Ah sim! Muito obrigado Euclides! Cometi o erro de ""citar"" a banca corretora.. O que acabaria me tirando pontos. Qual sua visão sobre isso?

sauloc escreveu:
[...] seja forte e levante-se.

sauloc
sauloc
Jedi
Jedi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 13/10/2012
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por <Mourão> Qua 13 Mar 2013, 08:14

A navegação ,desde seus primórdios, buscava métodos para se ter uma precisão de onde se quer chegar. Astrolábios, bússolas e métodos cartográficos desempenhavam tal função, ajudando aos marinheiros a se localizarem, em busca do destino final, dependendo da precisão de tais aparelhos.


Nota-se alguns desvios, como falta da pontuação adequada, além de erros na coesão e coerência


Ao contrário da navegação, a vida não é precisa, pois possui seus altos e baixos. Mesmo assim, as pessoas buscam uma "precisão" ,mas não sabem quando será ¹sua hora de estar no "alto" ,aumentando ainda mais a imprecisão da vida, ²o que não dificulta viver, dificulta saber viver. Como já dizia o ator SilvesterStallone, no personagem de Rocky Balboa, "A vida está pronta para te colocar pra baixo e ela vai colocar, mas você tem que ser forte e se levantar."

Observe que você deixou para realmente introduzir o tema no segundo parágrafo, o que deveria ser feito logo na introdução. Ou seja , tudo o que foi escrito lá é apenas a contextualização necessária para a defesa da sua tese.Deveria portanto , ser sintetizada em umas duas linhas,e , logo depois, deveria haver o tópico frasal mais a citação dos argumentos que defendam a tese. Em ¹, evite utilizar clichês, frases e estruturas pronto. Opte sempre pela formalidade, utilizando algum sinônimo adequado. Em ², período sem sentido


Estudos,livros,faculdades,cursos,fome,desmotivação,preguiça e por ai vai, cabe a pessoa escolher o que fará dela um campeão, uma pessoa bem sucedida, para obter e chegar ao alto da vida, apesar da vida tentar ¹colocar pra baixo,, ²você já será mais forte porque venceu a preguiça, o desânimo e está no alto, se estiver no "baixo" se esforce para sair

Parágrafo com uma argumentação muito frágil , e que destoa do modelo ideal de redação dissertativa. Em ¹, evite a linguagem informal.Em ², evite 'conversar' com o leitor, procurando manter um nível de impessoalidade em seu texto.

Enfim, a navegação utiliza seus métodos de precisão, já a vida não utiliza nenhum método, apenas esforço e dedicação, que, independentemente da imprecisão, a pessoa ficará no alto e se a vida passar uma "banda", seja forte e levante-se.

Em vermelho, mais um caso de uso da linguagem informal

Meu caro, sugiro que reescreva teu texto, atentando-se às questões que eu levantei.Sucesso!!! Em breve a coluna do Mourette vai destrinchar cada parágrafo das redações nota 10, fique de olho.

Um abraço.
<Mourão>
<Mourão>
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 194
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por sauloc Qui 14 Mar 2013, 01:09

Valeu pelas correções Mourão! Vou prestar mais atenção na linguagem impessoal! Muito obrigado! Abraços.
sauloc
sauloc
Jedi
Jedi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 13/10/2012
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por Suou. Ter 09 Abr 2013, 17:54

Euclides, vc corrigiu ali em cima dizendo que era para efeito estético, mas eu nao entendi. Trocar imprecisão por caráter impreciso deixa o texto mais bonito? bonito = efeito estético?

Suou.
Jedi
Jedi

Mensagens : 384
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por Euclides Ter 09 Abr 2013, 18:32

Suou. escreveu:Euclides, vc corrigiu ali em cima dizendo que era para efeito estético, mas eu nao entendi. Trocar imprecisão por caráter impreciso deixa o texto mais bonito? bonito = efeito estético?

um exemplo:

você escreveu:que independente da imprecisão, a pessoa ficará no alto

eu acho que soa muito esquisito. É sugestão é, mesmo, meramente estética.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso. Empty Re: Tema: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos