Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender
Vida, "O Bicho Alfabeto"
Quando pequenas, as crianças têm seus primeiros passos orientados pela mãe. Não só os passos, mas a articulação das palavras, as primeiras sensações, os laços afetivos, todos brotam no seio familiar. Ao crescer, percebe-se que tudo não é tão fácil. Os problemas surgem para serem resolvidos sem o apoio maternal. É como se o ser humano, nesse momento, fosse a pátria que deixou de se submeter à metrópole para, então, encontrar-se numa situação de caos diante da possibilidade de exercício do poder.
Apesar da desorientação em que o homem se encontra, sua tarefa, desde o primeiro instante de vida, é o de atribuir um sentido àquilo aparentemente sem nexo: a sua existência. A partir de suas decisões, o ser humano percebe que tem o poder de fazer escolhas, de acertar e, infelizmente, de errar. O errar é intrínseco ao homem- à Adão e à Eva- mas cabe à população, como um todo, unir esforços para tornar seus erros menos evidentes diante de atitudes construtivas, que têm por papel iluminar "a escura caverna platônica de desolação" em que cada criatura se insere.
É importante, sobretudo, perceber que a vida é uma sucessão de acontecimentos. É a espera de que algo bom substitua algo prejudicial. É a fé no amanhã. Assim, fazendo uso dessa ideia, diversos pensadores e cientistas famosos obtiveram seus momentos de glória e engano. É o caso de Newton, que obteve sucesso na área da mecânica, mas não explicou satisfatoriamente o comportamento da luz com sua teoria corpuscular, na qual tratava a luz como algo unicamente material.
Enfim, a famosos e a anônimos, sem distinção: quem vive está sujeito a tudo, tendo seu consolo em suas convicções pessoais e crenças. A vida pode ser como o " Bicho Alfabeto" de Paulo Leminski: "o qual passa, restando o que não foi escrito". Afinal, a vida também não é uma poesia que deixa marcas e exige, a partir de sua leitura, uma grande reflexão?
Quando pequenas, as crianças têm seus primeiros passos orientados pela mãe. Não só os passos, mas a articulação das palavras, as primeiras sensações, os laços afetivos, todos brotam no seio familiar. Ao crescer, percebe-se que tudo não é tão fácil. Os problemas surgem para serem resolvidos sem o apoio maternal. É como se o ser humano, nesse momento, fosse a pátria que deixou de se submeter à metrópole para, então, encontrar-se numa situação de caos diante da possibilidade de exercício do poder.
Apesar da desorientação em que o homem se encontra, sua tarefa, desde o primeiro instante de vida, é o de atribuir um sentido àquilo aparentemente sem nexo: a sua existência. A partir de suas decisões, o ser humano percebe que tem o poder de fazer escolhas, de acertar e, infelizmente, de errar. O errar é intrínseco ao homem- à Adão e à Eva- mas cabe à população, como um todo, unir esforços para tornar seus erros menos evidentes diante de atitudes construtivas, que têm por papel iluminar "a escura caverna platônica de desolação" em que cada criatura se insere.
É importante, sobretudo, perceber que a vida é uma sucessão de acontecimentos. É a espera de que algo bom substitua algo prejudicial. É a fé no amanhã. Assim, fazendo uso dessa ideia, diversos pensadores e cientistas famosos obtiveram seus momentos de glória e engano. É o caso de Newton, que obteve sucesso na área da mecânica, mas não explicou satisfatoriamente o comportamento da luz com sua teoria corpuscular, na qual tratava a luz como algo unicamente material.
Enfim, a famosos e a anônimos, sem distinção: quem vive está sujeito a tudo, tendo seu consolo em suas convicções pessoais e crenças. A vida pode ser como o " Bicho Alfabeto" de Paulo Leminski: "o qual passa, restando o que não foi escrito". Afinal, a vida também não é uma poesia que deixa marcas e exige, a partir de sua leitura, uma grande reflexão?
MariaH123- Padawan
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC
Re: Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender
Você deixa subentendido que é preciso viver para aprender e com isso declara a tua tese. Na conclusão ficou "viver esta sujeito a tudo", logo dá uma pequena ideia de contrariamento.
Em questão da proposta de intervenção eu não identifiquei nada.
Se fosse no Enem atual, 2015, você teria um nota baixa em virtude da proposta de intervenção quase fraca.
Abraços!
Em questão da proposta de intervenção eu não identifiquei nada.
Se fosse no Enem atual, 2015, você teria um nota baixa em virtude da proposta de intervenção quase fraca.
Abraços!
studies0001- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 161
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 26
Localização : Manaus
Tópicos semelhantes
» Tema enem 2011: Viver em rede no século XXI:
» Redação Enem tema:Mulher
» Redação do tema do Enem 2013
» Redação ENEM com o tema "Expectativa de vida"
» Tema de redação
» Redação Enem tema:Mulher
» Redação do tema do Enem 2013
» Redação ENEM com o tema "Expectativa de vida"
» Tema de redação
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos