Trapézio isósceles !
3 participantes
Página 1 de 1
Trapézio isósceles !
Em um trapézio isósceles, uma diagonal está contida na bissetriz de um ângulo adjacente á base maior, isso significa que a base menor tem medida igual à dos lados oblíquos. Eu não entendi essa afirmação, alguém pode me explicar de que jeito ele chegou nessa conclusão ?
diego munemori- Recebeu o sabre de luz
Re: Trapézio isósceles !
Seja o trapézio ABCD, como o trapézio é isóceles BC = DA , seja D^CB =2θ , e a diagonal AC está contida na bissetriz, entao A^CD = A^CB = θ . Os ângulos C^AB e A^CD são alternos internos = θ , logo o triângulo ABC é isósceles, e BC=AB, ou seja a base menor tem medida igual à dos lados oblíquos.
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
-Desviando um pouco da questão, esse tópico não pertence ao ensino médio não?Não me recordo na coleção de fundamental que estudei (matemática e realidade) ,ver tal conteúdo.Suponho que em outros livros o assunto pode ser abordado antes, ou eu perdi algo?
Chronoss- Jedi
Talvez tenha, mas só os conceitos básicos, nao lembro.. Movido.Chronoss escreveu:-Desviando um pouco da questão, esse tópico não pertence ao ensino médio não?Não me recordo na coleção de fundamental que estudei (matemática e realidade) ,ver tal conteúdo.Suponho que em outros livros o assunto pode ser abordado antes, ou eu perdi algo?
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322