PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

+15
jango feet
Dimix
otavionobrega
thiago ro
afafa
Rock6446
Wilson Calvin
Tynhow
wstroks
bernardohf
Matheus Bertolino
Luck
raimundo pereira
Euclides
Victor França
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França 18/2/2013, 3:12 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Sei que é um assunto recorrente no fórum, mas minha situação é: moro no interior, não tem cursinho preparatório a nível IME ITA Unicamp. Não tenho condições para me mudar, e fazer um cursinho em outra cidade. Bom, sei que é meio arriscado mas qual a opinião de vocês sobre estudar somente por livros? Esse ano quero fazer a prova do ITA, Unicamp, UFMG, UERJ e AFA. Queria mesmo entrar para o ITA, ou então como segunda opção Unicamp.

Minha lista de livros é:

Matemática:
Tópicos de Matemática Volume 1 e 2
Matemática em nível IME ITA - Caio Guimarães
Geometria I e II Morgado
Análise combinatória e Probabilidade Morgado

Física:
Tópicos de Física Volume 1, 2 e 3
Mecânica para vestibulandos IME ITA Volume 1, 2 Renato Brito
Saraeva

Química:
Química Geral Volume 1 e 2 Brady
Química Usberco e Salvador Volume 3

Vou me dedicar muito, queria saber se minha lista de livros está boa, o que to preocupado e com a parte de Óptica na física, que cai principalmente na Unicamp. Quero saber se com dedicação e esse material consigo dês do embasamento até um nível ITA.

Obrigado.

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França 20/2/2013, 8:41 am

Obrigado mesmo Matheus Bertolino, desculpe por estar tomando seu tempo.
bernardohf, sim, sim, mas em humanas por exemplo por incrível que pareça eu sou bom, na UERJ primeira fase ano passado eu errei uma, e na Unicamp errei duas na segunda fase, na parte de humanas. Biologia eu sou um desastre declarado, não ao ponto de zerar a prova lógico né, hahaha.

Inglês muito tranquilo, já completei um curso de inglês. Português eu consigo manter uma média boa. Mas sempre fui bom e apaixonado por números, o que me levou à paixão por matemática, física e química.

E na questão da Unicamp, se você considerar que só matemática na segunda fase vale 96, dá pra fazer uma pontuação muito boa se eu mandar bem.

wstroks, é, é uma situação de decisões e renúncias. Nada de festas, happy hour, ou churrasco (salvo as exceções, que ocorrem uma vez no mês na vida do vestibulando dedicado hahaha). Meu horário de estudo me permite estudar até 12h por dia, com um bom sono, e ainda fazendo academia de manhã. Mas, vou deixar ele para 10h por dia, para poder fazer 4 intervalos de 15 minutos, e tirar um sono sagrado de uma hora depois do almoço.

Não sei o seu caso, mas esse ano eu posso me dedicar somente ao estudo, sem mais nada para fazer, meus pais me dão muito apoio.

Obrigado.

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Tynhow 11/3/2013, 6:17 pm

Como ja falaram ai, tudo vai depender da sua base cada caso é um caso, mas respondendo sua pergunta, acredito q vc vai precisar ajustar um pouco, mas nao agora. Uma coisa que quase ninguem fala é que a prova do ita é muito mais prova de matematica do que qualquer outra coisa, se vc tiver dificuldade c matematica vc pode ser o cao nas outras materias q vc nao vai conseguir resolver principalmente a prova de fisica que é praticamente uma prova de matematica usando conceitos da fisica

Tynhow
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 27
Localização : Recife - pe , brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Wilson Calvin 11/3/2013, 8:42 pm

eu acho a prova do ITA meio egoísta...
se você quer ITA esqueça o resto se prepare pra ele.
Wilson Calvin
Wilson Calvin
Matador
Matador

Mensagens : 524
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Rock6446 16/3/2013, 4:10 pm

Também estou nessa jornada de estudos sozinho para o ITA. Gostaria saber de vocês: Quantas matérias vocês estudam por dia, quantas horas... Se sentem cansados, exaustos? Fazem atividade física? Recentemente eu sinto um cansaço, mas creio que seja normal...
Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por afafa 12/12/2013, 9:36 pm

Eu também estou nessa,fiz o meu primeiro vestibular esse ano (AFA) e não passei! Fiz especex e não passei,ufpr e não passei (fiz só para treinar com as provas de segunda fase mas não estudei biologia,química e etc,mas até que fui bem).
Mas já estou estudando para o ano que vem e vou com tudo para passar! kkk

Minha lista de livros é mais ou menos essa e está crescendo.Pretendo estudar sozinho e conto com a ajuda do fórum para contar minha vitória no próximo ano.
afafa
afafa
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 03/12/2013
Idade : 27
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por thiago ro 12/12/2013, 9:56 pm

cara eu no ano passado não sabia o que era força,e pior eu já tinha comprado o irodov e saraeva para exercitar,mas dai percebi que tinha que começar de baixo muito baixo,dai fiz tópicos(matemática e o de física) e sempre pegando questões passadas IME/ITA ,ai no começo de junho me deparei com os lindos peruanos(não compra o copendio eu coloquei fogo nele é sério!)ai sempre nisso,me arrependo muito de não ter dito muita atenção em matemática(e já comprei o Caio de números complexos agora) mas o que mais importa é que o ITA é muito massa por que só passa quem é esforçado(o gênio do meu primo ganha olimpíadas nacionais fez 07 fisica/23 pot/09 mat) tipo ele não é humilde e tal(bem feito)mas como disse não estude para cansar não vale a pena,a não ser que voçê acorde tarde,mas não faça isso!! sei que voçês cearenses estudam muito  mas não é necessário... é basicamente estudar forte,todo dia ir com humildade cara...
e estudar sozinho é tipo mais ou menos,voçê no cursinho é orientado e tal... mas é sempre bom ter ao lado amigos que já fazem o ITA por que cara eles vão atuar como bons professores ai estudar sozinho vale a pena!!

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por otavionobrega 25/6/2014, 9:01 pm

eu sei que e meio tarde a minha resposta, mas estuda só com livros não é muito bom apesar de seu material ser de primeira qualidade, eu to estudando pro concurso da EFOMM CIABA, nao é tao dificil quanto o ITA e IME mas é bemm puxado. Você precisa de alguém pra passar bizu, dicas que só professores podem passar, tipo isso é fundamental ta ligado, fica comprando livro é joga dinheiro fora na minha opniao, se ja viu todo assunto começe a fazer questão.  Eu faço um curso online chamado CURSO MAXWELL, muitooo bomm mesmo, me deu uma ajudaaa muito grande, ele é feito justamente para pessoas como nos, que nao tem condições de pagar um curso presencial, pois custa quase 450 reais o minimo. Ele prepara para AFA,EFOMM e ESCOLA NAVAL, só concurso quase nivel ITA, eles só não ensinam a parte de química, mas possuem matemática, calculo, física, inglês e português. http://www.cursomaxwell.com.br/ , aconselho a fazer, nao é furada esse curso, pode confiar, bons estudos.

otavionobrega
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 29
Localização : natal Rn

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Dimix 28/6/2014, 8:54 pm

O segredo e estudar e muito. Tem gente que faz cursinho top e nao passa pq deixa acumular materia e ai depois e tarde pra correr atras do prejuizo.
     Tem que estudar.  Fazer cursinho e assistir aula presencial nao e sinonimo de estudar.
     Temos que aprender a sermos autodidata.
      Estuda todo dia no seu ritmo, nem pouco e nem exagerado que a maquina pifa.
      E claro que cursinho ajuda, principalmente quem estudou em escola muito ruim como as publicas estaduais, mas nem de longe cursinho e santo milagreiro.
      E outra coisa tb e escolher bem os livros pra base e um ou outro pra aprofundar, o principal e ter base otima e resolver dezenas de provas anteriores.
      O segredo e estudar sempre e sem exageros e loucuras (tem que tomar cuidado com a saude).

     Tenta achar algo pela internet, p. ex., vestibulandia, aqui etc.
      E tem mais: tem cursinho top (anglo) que tem unidade boa, mas tem unidade que eles poem muito estudante pra dar aula, ai complica.
    Cursinho faz muita propaganda nas costas dos melhores alunos, mas os melhores alunos nao passaram so pq estudaram em cursinho top, mas, sobretudo, pq estudam em casa ou na sala de estudo dos cursinhos. Assistir aula e outra coisa.
A grande maioria que faz cursinho nao estuda em casa por isso se ferra, se nao estudar em casa nao adianta, a gente (eu, vc, nos) so vai enriquecer os papaus da vida.
     Essa e minha opiniao.

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por jango feet 4/7/2014, 3:01 pm

Aproveitando o tópico eu quero saber do pessoal que está estudando; ou já estudou pra concurso(não necessariamente  ITA) O que vocês fazem quando estão de saco cheio dos livros? Ou quando dá aquela desanimada, conseguem continuar estudando?! (Eu infelizmente não consigo) ou  param por um tempo?! Saem...o que fazem? Grato desde já!
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Dimix 4/7/2014, 3:37 pm

Faz academia que vc tera mais disposiçao. Ou se nao tem grana pra isso faz caminhadas ou corrida num parque proximo de casa.

   Obs: ve com o medico se ta tudo bem com o coraçao antes de iniciar uma atividade fisica.
    Bater uma bola tb e bom, enfim, faça uma atividade fisica.

    Vc ta sedentario igual eu ?

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 2 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos