REFLEXÃO (IME-2009)
2 participantes
REFLEXÃO (IME-2009)
Uma fonte luminosa puntiforme é colocada no interior de um tanque vazio, com paredes opacas, onde existe um anteparo de dimensão vertical L e espessura desprezível, equidistante da fonte e da parede de projeção, como mostrado na figura abaixo. O centro do anteparo está na mesma altura da fonte. Deseja-se iluminar na parede de projeção uma região de dimensão igual à do anteparo e na mesma altura em que este se encontra. Para isso, utiliza-se um espelho plano de espessura desprezível, posicionado horizontalmente no fundo do tanque.
Obs.: analise o problema no plano da figura.
Determine: a) o valor das tangentes do maior e menor ângulos de reflexão no espelho; b) a dimensão do espelho (analiticamente em função de L); c) analiticamente em função de L, a que distância a extremidade direita do espelho deve ficar da parede de projeção.
NÃO CONSEGUI DAR UPLOAD NA IMAGEM.
Obs: Essa questão está me induzindo ao erro no que diz respeito ao menor ângulo a ser determinado. Se puderem me ajudar. Agradeço.
Obs.: analise o problema no plano da figura.
Determine: a) o valor das tangentes do maior e menor ângulos de reflexão no espelho; b) a dimensão do espelho (analiticamente em função de L); c) analiticamente em função de L, a que distância a extremidade direita do espelho deve ficar da parede de projeção.
NÃO CONSEGUI DAR UPLOAD NA IMAGEM.
Obs: Essa questão está me induzindo ao erro no que diz respeito ao menor ângulo a ser determinado. Se puderem me ajudar. Agradeço.
emilio_lucena- Iniciante
Re: REFLEXÃO (IME-2009)
A imagem
Opa valeu mas não estou conseguindo achar nenhuma semelhança de triângulo para poder determinar o valor deste menor ângulo pois somente com este valor poderei encontrar a dimensão do espelho.
Obrigado.
Obrigado.
emilio_lucena- Iniciante
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos