PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática - Tópico 5

4 participantes

Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Antonia Barbara Dom 30 Dez 2012, 11:41

Admita que a trajetória da terra em torno do sol seja uma circunferência de raio R=1,5.10^11 metros e que o ano terrestre tenha duração T=3,1. 10^7 segundos .Considerando o movimento de translação da terra em torno do sol e adotando "PI" aproximadamente 3,1, determine:
a)o modulo da velocidade vetorial do planeta, em km/s.
b)a intensidade da sua aceleração vetorial em m/s².


Item a = Bom, de acordo com o meu raciocínio, o modulo da velocidade vetorial do planeta considerando o seu período de translação seria igual a zero, já que sua velocidade vetorial é igual ao deslocamento dividido pelo período, mas sabemos que como é uma volta completa seu deslocamento será igual a zero, logo, a sua velocidade também será igual a zero. Maaas no livro vem dizendo que a velocidade vetorial será igual a 30km/s, o que para mim não estaria correto, pois isto se trata da velocidade escalar, e não da vetorial.

Item b = Já em relação à intensidade da sua aceleração vetorial e a ser um movimento circular, podemos dizer que possui aceleração centrípeta mas não possui aceleração tangencial, devido a ser um movimento uniforme, logo, sua aceleração vetorial será igual à aceleração centrípeta, o que corresponderá de acordo com os dados da questão a uma aceleração vetorial igual a 6.10^-7 m/s^2. Resposta do livro= 6.10^-3 m/s^2.

BOM QUERIA QUE ALGUÉM ME ORIENTASSE E JUSTIFICASSE SE É O MEU RACIOCÍNIO QUE ESTÁ CORRETO OU É A RESPOSTA DO LIVRO. OBRIGADA! Smile


Antonia Barbara
Antonia Barbara
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 27
Localização : Teresina, PI, Brasil

tonoyashi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Giiovanna Dom 30 Dez 2012, 12:11

Antonia, ao meu ver, como ele diz no item o módulo da velocidade vetorial, estamos tratando de sua intensidade que, no MCU, é constante e igual à velocidade escalar. Assim, o resultado informado estaria possivelmente correto (já que eu não realizei os cálculos para conferir Razz)





No item b, demonstre os seus cálculos por favor . Cheguei aos mesmos resultados do gabarito. Você transformou a velocidade em m/s?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Antonia Barbara Dom 30 Dez 2012, 12:29

Se a velocidade é igual a 30km/s, a velocidade transformada será igual a 30000m/s, logo iriemos elevar este valor ao quadrado e posteriormente dividir o valor encontrado pelo raio da terra, ou seja, 30000m/s dividido por 1,5.10^11 m, o que chegaria ao resultado de 0,006 m/s^2. HAHAHA. Eu que já estou viajando aqui e não prestei atenção, rs. Obrigada Wink
Antonia Barbara
Antonia Barbara
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 27
Localização : Teresina, PI, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Giiovanna Dom 30 Dez 2012, 12:36

Magina Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por matheus__borges Seg 23 Jul 2018, 18:25

Boa tarde Galera! Por que o vetor deslocamento não é 0? O móvel sai e chega no mesmo ponto. É por causa que temos o módulo da velocidade vetorial? Então quer dizer que o módulo do vetor deslocamento é igual o módulo da distância percorrida? Se eu tivesse que calcular o módulo do vetor deslocamento, o que seria? Não faz sentido! Está confuso!
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Elcioschin Seg 23 Jul 2018, 18:25

O deslocamento não tem nada a ver:


|V| = w.R ---> |V| = (2.pi/T).R ---> |V| = 2.(3,1).1,5.1011/3,1.107 ---> |V| = 30 000 m/s ---> |V| = 30 km/s

a) A velocidade vetorial da Terra tem módulo constante e direção variável. Assim: |V| = 30 km/s

b) ac = V²/R ---> ac = (3.104)²/1,5.1011 ---> ac  = 6.10-³ m/s²
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71804
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por matheus__borges Seg 23 Jul 2018, 19:00

Perdão mestre, está muito confuso. Dizer velocidade vetorial é o mesmo que dizer velocidade vetorial instantânea?
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Elcioschin Seg 23 Jul 2018, 19:40

Velocidade é sempre um vetor, pois tem módulo, direção e sentido.

Num movimento circular uniforme - MCU, a velocidade V tem módulo constante e, em cada ponto da trajetória o vetor velocidade é tangente à circunferência. Isto significa que, em cada ponto da circunferência o vetor velocidade tem uma direção diferente.
Assim a velocidade instantânea, em cada ponto, tem sempre  o mesmo módulo.

Todo movimento circular tem uma aceleração centrípeta dada por ac = V²/R. O sentido é sempre do móvel para o centro da trajetória.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71804
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - Tópico 5 Empty Re: Cinemática - Tópico 5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos