Explosão
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Explosão
Uma granada movendo-se horizontalmente em relação à Terra,com velocidade V=8km/h,explode dividindo-se em três fragmentos iguais. Um deles continua em movimento horizontal com velocidade V1= 16Km/h,o segundo e o terceiro movem-se respectivamente para cima e para baixo seguindo direções inclinadas de 45º em relação à horizontal.Determine o módulo das velocidades do segundo e do terceiro fragmentos.
Fernanda Martins- Iniciante
Re: Explosão
Tens a resposta?
Elcioschin- Grande Mestre
4√2
Fernanda
Porque você não postou a resposta JUNTO com o enunciado, conforme Regra XI do Regulamento do fórum ? Você esperou ser cobrada para mostrar a resposta!!
Por favor, leia o Regulamento e siga TODAS as regras nas próximas postagens
mv = (m/3)*v' + 2*(m/3)*V*cos45º
8 = 16/3 + V*\/2/3
24 = 16 + V*\/2 ----> 8 = V*\/2 ----> V = 8/\/2 ----> V = 4*\/2 m/s
Porque você não postou a resposta JUNTO com o enunciado, conforme Regra XI do Regulamento do fórum ? Você esperou ser cobrada para mostrar a resposta!!
Por favor, leia o Regulamento e siga TODAS as regras nas próximas postagens
mv = (m/3)*v' + 2*(m/3)*V*cos45º
8 = 16/3 + V*\/2/3
24 = 16 + V*\/2 ----> 8 = V*\/2 ----> V = 8/\/2 ----> V = 4*\/2 m/s
me desculpa,é que na verdade eu não tinha a resposta,mas como você me pediu,tive que perguntar pro monitor
OK, entendido
Lembre-se que, sabendo a resposta fica muito mais fácil para quem pretende ajudá-la: permite ao solucionador detetar eventuias erros antes de enviar a solução para você.
Lembre-se que, sabendo a resposta fica muito mais fácil para quem pretende ajudá-la: permite ao solucionador detetar eventuias erros antes de enviar a solução para você.
você pode me explicar porque eu vou somar as quantidades de movimento dos fragmentos que inclinam 45º
as velocidades horizontais deles nao se anulam?
as velocidades horizontais deles nao se anulam?
Faça um bom desenho
1) Um corpo de massa m e velocidade horizontal de 8 m/s (para a direita, por exemplo)
2) Um corpo de massa m/3 e velocidade horizontal de 16 m/s para a direita
3) Um corpo de massa m/3 e velocidade V na direção nordeste (45º com a horizontal).
4) Um corpo de massa m/3 e velocidade V na direção sudeste (45º com a horizontal)
5) Projete cada velocidade V em dois eixos: horizontal e vertical)
a) A velocidade nordeste projetada na horizontal vale V*cos45º e aponta para a direita.
b) A velocidade nordeste projetada na vertical vale V*sen45º e aponta para cima.
c) A velocidade sudeste projetada na horizontal vale V*cos45º e aponta para a direita.
d) A velocidade sudeste projetada na vertical vale V*sen45º e aponta para baixo
Note agora que as duas projeções verticais se anulam (uma para cima e outra para baixo)
As duas projeções horizontais se somam (ambas para a direita) ----> 2*(V*cos45º) = 2*(V*\/2/2) = V*\/2
1) Um corpo de massa m e velocidade horizontal de 8 m/s (para a direita, por exemplo)
2) Um corpo de massa m/3 e velocidade horizontal de 16 m/s para a direita
3) Um corpo de massa m/3 e velocidade V na direção nordeste (45º com a horizontal).
4) Um corpo de massa m/3 e velocidade V na direção sudeste (45º com a horizontal)
5) Projete cada velocidade V em dois eixos: horizontal e vertical)
a) A velocidade nordeste projetada na horizontal vale V*cos45º e aponta para a direita.
b) A velocidade nordeste projetada na vertical vale V*sen45º e aponta para cima.
c) A velocidade sudeste projetada na horizontal vale V*cos45º e aponta para a direita.
d) A velocidade sudeste projetada na vertical vale V*sen45º e aponta para baixo
Note agora que as duas projeções verticais se anulam (uma para cima e outra para baixo)
As duas projeções horizontais se somam (ambas para a direita) ----> 2*(V*cos45º) = 2*(V*\/2/2) = V*\/2
Uma ajuda visual
O exercício não explicita, mas poderiam haver tres possibilidades para as velocidades dos fragmentos. As velocidades dos outros dois fragmentos devem ser iguais para que a quantidade de movimento tenha apenas uma componente horizontal.
O exercício não explicita, mas poderiam haver tres possibilidades para as velocidades dos fragmentos. As velocidades dos outros dois fragmentos devem ser iguais para que a quantidade de movimento tenha apenas uma componente horizontal.
Euclides- Fundador
Ressuscitando o tópico
Euclides, estou com dificuldade nessa mesma questão, sendo que meu resultado é sem a raiz ( 5,66). Estou fazendo esse exercício com vários de quantidade de movimento. Todos os casos em que eu tinha os pedaços se movendo em direções perpendiculares, fluiram. Os 3 últimos eram com angulos diferente de 90°.
Sendo P minha quantidade de mov. Resolvia tudo por
Po = P
(m.v)2= (m.v)² + (m.v)²
Acompanhei sua explicação mas não fluiu muito. Pode dar uma força?
Sendo P minha quantidade de mov. Resolvia tudo por
Po = P
(m.v)2= (m.v)² + (m.v)²
Acompanhei sua explicação mas não fluiu muito. Pode dar uma força?
biancapontes2- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos