PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que ?

+2
Euclides
vclima
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Por que ?

Mensagem por vclima Sex 23 Nov 2012, 16:16

Relembrando a primeira mensagem :

(Vunesp - SP). Aquece-se certa quantidade de água. A
temperatura em que irá ferver depende da:
a) Temperatura inicial da água.
b) Massa da água.
c) Pressão ambiente.
d) Rapidez com que o calor é fornecido.
e) Quantidade total do calor fornecido

R:C

Pq a letra e) tá errada ?
vclima
vclima
Jedi
Jedi

Mensagens : 466
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 33
Localização : Viçosa-Mg

Ir para o topo Ir para baixo


Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por DaviBahia Sex 23 Nov 2012, 17:01

O calor latente é o calor associado à mudança de estado físico. Não há nenhuma relação entre esse conceito e a temperatura na qual certa quantidade de água ferverá.

Ex.: quando uma substância tem elevado calor latente, não quer dizer que ela evaporará a 1000ºC ou a uma temperatura elevadíssima, entendeu? Quer dizer que ela permanecerá por um bom tempo na fase sólido-líquido, ou líquido-gás, "resistindo" às mudanças de estado físico.

A quantidade também não tem nada a ver com a temperatura em que algo mudará de estado físico. 100 ml de água e 1000 litros de água entram em ebulição numa mesma temperatura.

A quantidade do calor fornecido também não apresenta relação com a temperatura em que uma substância muda de estado físico. Independente de você fornecer 1000 kcal ou 1 kcal à água, ela entrará em ebulição a uma temperatura fixa (ao nível do mar, a 100º C).

Enfim, perceba que a temperatura em que uma substância muda de estado físico depende da pressão.

A água não ferve à mesma temperatura em Santos e em São Paulo Capital. Os dois locais têm pressões distintas, devido à diferença na altitude. Em São Paulo Capital, a água entra em ebulição a, aproximadamente, 98º C. Em Santos, a 100º C. Isso ocorre pois, em São Paulo, a pressão atmosférica é menor; logo, as partículas tem maior liberdade para se movimentar. Elas atingem o estado de ebulição mais rapidamente (você também pode interpretar isso pelo conceito de pressão de vapor).


Última edição por DaviBahia em Sex 23 Nov 2012, 17:06, editado 1 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por Euclides Sex 23 Nov 2012, 17:02

Acabo de encontrar este vídeo que mostra como a água pode ferver, mesmo sem receber calor, por uma redução da pressão ambiente. O equipamento do vídeo é uma máquina de vácuo.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por vclima Sex 23 Nov 2012, 17:04

Ah taa, entendi agora, em relação ao calor, a temperatura de fervura sempre será a mesma.

kkk, parabéns pela criatividade, vc ensina muito bem.



Hum, esse vídeo é muito bom. Tô muito feliz por ter aprendido isso .


Valeu Euclides,
vclima
vclima
Jedi
Jedi

Mensagens : 466
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 33
Localização : Viçosa-Mg

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por Euclides Sex 23 Nov 2012, 17:07

Agradeço.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por DaviBahia Sex 23 Nov 2012, 17:07

Caso queira um exemplo extremo, pode comparar os pontos de ebulição da água nos Países Baixos e no pico do Everest. A água ferve a, aproximadamente, 71º C nos pontos mais altos do Everest. Nos Países Baixos, não sei exatamente a temperatura de ebulição, mas não deve diferir tanto de uma cidade ao nível do mar.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por vclima Sex 23 Nov 2012, 17:11

É verdade Davi, bom exemplo.
vclima
vclima
Jedi
Jedi

Mensagens : 466
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 33
Localização : Viçosa-Mg

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por Thvilaça Sex 23 Nov 2012, 17:30

A quantidade de calor fornecido na unidade de tempo, só determina em quanto tempo a água seria aquecida.

A pressão atmosférica está ligada ao conceito de pressão máxima de vapor, lembra? Assim, quanto maior a pressão atmosférica local, maior será a temperatura de fervura.

Por exemplo, em Santos, ao nível do mar, a temperatura de ebulição da água é aproximadamente 100° C. Agora em São Paulo, onde a pressão atmosférica é menor (estamos a 792m acima do nível do mar), é aprox. 98° C.

Thvilaça
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por PROTÁGORAS Sex 19 Jun 2020, 21:11

Traduzindo o enunciado: Qual fator modifica o ponto de fervura? 
A) Não , a temperatura inicial é apenas uma medição usada no ∆T para medir a variação de temperatura, mas não interfere na temperatura final(no caso a de fervura) 
B) Não, a massa não importa na temperatura em si, ela pode variar o tempo que ocorre a ebulição TOTAL  , mas a temperatura que ela irá ocorrer não .  
C) correta.
D) Não, rapidez só interfere no tempo e não no valor da Temp de ebulição em si.
E) Não, a justificativa parece muito com a da "D" e da "B" , se eu dou mais ou menos calor eu estou apenas interfere do no tempo em que a reação vai ocorrer e não na temperatura que ele vai acontecer.

PROTÁGORAS
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 06/04/2020
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Por que ? - Página 2 Empty Re: Por que ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos