PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida conceitual dinâmica

2 participantes

Ir para baixo

dúvida conceitual dinâmica Empty dúvida conceitual dinâmica

Mensagem por jessicajessica Qua 21 Nov 2012, 11:29

Tendo os exercícios abaixo:

1) Um bloco de peso P=100N repousa sobre um plano inclinado rugoso. Sendo dados: coeficiente de atrito u=0,3; angulo de inclinação do plano θ =12°; (sen θ =0,191; cos θ =0,981), calcular a força de atrito.

2)Deslizando por um plano inclinado θ =37°, uma moeda de massa m=10g possui aceleração a=4,4 m/s^2. Determinar a intensidade da força de atrito exercida sobre a moeda.
Dados: sen 37°=0,60; cos37°=0,80; g=10m/s^2.

Minha dúvida é que eu sei que no primeiro exercício pra achar a força de atrito vai ser usado fat=P.sen θ , e já no segundo pra achar a mesma força vou usar Px-fat=m.a, eu nao entendo pq no primeiro, ja que os dois casos tenho um objeto no plano inclinado eu tbm nao poderia usar a expressao que usei no segundo pra achar o fat, ou vice e versa, nao entendi pq no segundo vou ter que usar o Px-fat em vez de usar a mesma fórmula que no primeiro, alguem sabe me explicar pq? Pois pra mim eu tenho o mesmo caso nos dois exercícios, nao vejo diferença.
jessicajessica
jessicajessica
Jedi
Jedi

Mensagens : 418
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 29
Localização : Arujá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida conceitual dinâmica Empty Re: dúvida conceitual dinâmica

Mensagem por denisrocha Qua 21 Nov 2012, 11:35

então, na primeira situação o bloco encontra-se em equilíbrio, ou seja, os vetores-força se anulam em qualquer sentido, e como as únicas forças atuantes na direção horizontal (do bloco) são o Psenθ e o Fat, é justo que ambos se anulem

na segunda situação, a moeda encontra-se em movimento MRU, ou seja, há uma resultante de forças horizontais (da moeda), e como as únicas forças atuantes nesse sentido são o Px e o Fat, tendo-os com direções diferentes, a resultante será Px - Fat Razz
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida conceitual dinâmica Empty Re: dúvida conceitual dinâmica

Mensagem por jessicajessica Qua 21 Nov 2012, 11:52

Obg denisrocha, agora entendi as duas situações! Very Happy
jessicajessica
jessicajessica
Jedi
Jedi

Mensagens : 418
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 29
Localização : Arujá, SP

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida conceitual dinâmica Empty Re: dúvida conceitual dinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos