Fato Interessante
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Fato Interessante
Quando um carro efetua uma curva, as rodas de fora têm que mover-se mais depressa dos que a de dentro. Visto que há uma roda interior e outra exterior em cada eixo , como é que este executa a curva ? de a resposta baseada na física .
danyllo barbieiro- Iniciante
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 28
Localização : campinas , são paulo , Brasil
Re: Fato Interessante
A curva é possível porque todas as rodas possuem mesma velocidade angular. Desse modo as rodas da frente, por exemplo, conseguem manter uma distância constante entre si (eixo), mesmo ambas possuindo velocidades tangenciais distintas.
Obs.: As velocidades de que falo são referentes à circunferência descrita pelo carro. As rodas mais "internas" são aquelas que descrevem uma circunferência de raio R, enquanto as mais "externas" são as que descrevem uma circunferência de raio R+e, com e = tamanho do eixo.
Obs.: As velocidades de que falo são referentes à circunferência descrita pelo carro. As rodas mais "internas" são aquelas que descrevem uma circunferência de raio R, enquanto as mais "externas" são as que descrevem uma circunferência de raio R+e, com e = tamanho do eixo.
Última edição por Robson Jr. em Sex 02 Nov 2012, 18:33, editado 1 vez(es)
Robson Jr.- Fera
- Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Re: Fato Interessante
muito obrigado
danyllo barbieiro- Iniciante
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 28
Localização : campinas , são paulo , Brasil
Re: Fato Interessante
Robson Jr. escreveu:A curva é possível porque todas as rodas possuem mesma velocidade angular. Desse modo as rodas da frente, por exemplo, conseguem manter uma distância constante entre si (eixo), mesmo ambas possuindo velocidades tangenciais distintas.
Robson, as quatro rodas têm o mesmo diâmetro. Não podem ter mesma velocidade angular e velocidades tangenciais diferentes.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Fato Interessante
a resposta não é correta ? qual é a explicação que pode definir essa pergunta ?
danyllo barbieiro- Iniciante
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 28
Localização : campinas , são paulo , Brasil
Re: Fato Interessante
Euclides, usei velocidades referentes à trajetória descrita pelo carro.
Minha resposta realmente ficou vaga. Editei para deixar mais claro.
Minha resposta realmente ficou vaga. Editei para deixar mais claro.
Robson Jr.- Fera
- Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Re: Fato Interessante
Eu não sei bem como são os automóveis mais modernos, mas em veículos mais antigos, a tração era distribuída igualmente ao par de rodas de tração, que assim só podiam ter a mesma velocidade (tangencial e angular). A velocidade máxima para uma curva é dada por
em que μ é o coeficiente de atrito. Se as rodas desenvolverem a mesma velocidade, essa deve ser a velocidade para o raio menor da curva e a roda de fora sofreria um pequeno arrasto.
Por outro lado isso só fica muito evidente em curvas de raio muito pequeno (dada a distância entre eixos ~2,0m). O carro faz a curva com um desgaste maior nas rodas de fora.
em que μ é o coeficiente de atrito. Se as rodas desenvolverem a mesma velocidade, essa deve ser a velocidade para o raio menor da curva e a roda de fora sofreria um pequeno arrasto.
Por outro lado isso só fica muito evidente em curvas de raio muito pequeno (dada a distância entre eixos ~2,0m). O carro faz a curva com um desgaste maior nas rodas de fora.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Fato Interessante
Numa situação sem arrasto, as quatro rodas necessariamente tem mesma velocidade angular. Assim, as rodas mais afastadas do centro da circunferência necessariamente desenvolvem velocidade escalar superior a das outras.
Certo?
Certo?
Robson Jr.- Fera
- Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Re: Fato Interessante
Robson,
não sou versado em mecânica automobilística, mas suponho que a transmissão feita pelos semi-eixos é idêntica para cada uma das rodas do par de tração.
isso significa que cada uma das rodas gira com a mesma rotação do seu semi-eixo e que estou supondo seja sempre a mesma para cada lado. Vale dizer, ambas as rodas têm mesma velocidade angular.
Ocorre que ambas as rodas têm forçosamente o mesmo raio e existe uma dependência linear entre velocidade angular e velocidade tangencial em função do raio da roda
nessa condição não há como uma das rodas ter maior velocidade tangencial e um arrasto é inevitável. As curvas são desenhadas com raios longos e ângulos tão pequenos quanto possível para permitir que sejam feitas em boa velocidade. Curvas de raios pequenos e ângulos grandes são sempre perigosas e não se pode fazê-las senão a baixa velocidade.
não sou versado em mecânica automobilística, mas suponho que a transmissão feita pelos semi-eixos é idêntica para cada uma das rodas do par de tração.
isso significa que cada uma das rodas gira com a mesma rotação do seu semi-eixo e que estou supondo seja sempre a mesma para cada lado. Vale dizer, ambas as rodas têm mesma velocidade angular.
Ocorre que ambas as rodas têm forçosamente o mesmo raio e existe uma dependência linear entre velocidade angular e velocidade tangencial em função do raio da roda
nessa condição não há como uma das rodas ter maior velocidade tangencial e um arrasto é inevitável. As curvas são desenhadas com raios longos e ângulos tão pequenos quanto possível para permitir que sejam feitas em boa velocidade. Curvas de raios pequenos e ângulos grandes são sempre perigosas e não se pode fazê-las senão a baixa velocidade.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Fato Interessante
A e B são os centros das rodas frontais.
Euclides, meu conhecimento de mecânica automobilística tende a zero, mas imagino que o mecanismo de transmissão restrinja apenas a velocidade dos pontos na periferia das rodas.
Robson Jr.- Fera
- Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» fato interessante 2
» Fato passado
» FATO SOCIAL
» Problema - (fato curioso)
» Visualizão de fato de conjuntos
» Fato passado
» FATO SOCIAL
» Problema - (fato curioso)
» Visualizão de fato de conjuntos
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos