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Mensagem por danyllo barbieiro Sex 02 Nov 2012, 09:21

Quando um carro efetua uma curva, as rodas de fora têm que mover-se mais depressa dos que a de dentro. Visto que há uma roda interior e outra exterior em cada eixo , como é que este executa a curva ? de a resposta baseada na física .

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Mensagem por Robson Jr. Sex 02 Nov 2012, 18:04

A curva é possível porque todas as rodas possuem mesma velocidade angular. Desse modo as rodas da frente, por exemplo, conseguem manter uma distância constante entre si (eixo), mesmo ambas possuindo velocidades tangenciais distintas.

Obs.: As velocidades de que falo são referentes à circunferência descrita pelo carro. As rodas mais "internas" são aquelas que descrevem uma circunferência de raio R, enquanto as mais "externas" são as que descrevem uma circunferência de raio R+e, com e = tamanho do eixo.


Última edição por Robson Jr. em Sex 02 Nov 2012, 18:33, editado 1 vez(es)
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Mensagem por danyllo barbieiro Sex 02 Nov 2012, 18:22

muito obrigado Very Happy

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Mensagem por Euclides Sex 02 Nov 2012, 18:29

Robson Jr. escreveu:A curva é possível porque todas as rodas possuem mesma velocidade angular. Desse modo as rodas da frente, por exemplo, conseguem manter uma distância constante entre si (eixo), mesmo ambas possuindo velocidades tangenciais distintas.

Robson, as quatro rodas têm o mesmo diâmetro. Não podem ter mesma velocidade angular e velocidades tangenciais diferentes.

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Mensagem por danyllo barbieiro Sex 02 Nov 2012, 18:32

a resposta não é correta ? qual é a explicação que pode definir essa pergunta ?

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Mensagem por Robson Jr. Sex 02 Nov 2012, 18:35

Euclides, usei velocidades referentes à trajetória descrita pelo carro.

Minha resposta realmente ficou vaga. Editei para deixar mais claro.

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Mensagem por Euclides Sex 02 Nov 2012, 18:51

Eu não sei bem como são os automóveis mais modernos, mas em veículos mais antigos, a tração era distribuída igualmente ao par de rodas de tração, que assim só podiam ter a mesma velocidade (tangencial e angular). A velocidade máxima para uma curva é dada por



em que μ é o coeficiente de atrito. Se as rodas desenvolverem a mesma velocidade, essa deve ser a velocidade para o raio menor da curva e a roda de fora sofreria um pequeno arrasto.

Por outro lado isso só fica muito evidente em curvas de raio muito pequeno (dada a distância entre eixos ~2,0m). O carro faz a curva com um desgaste maior nas rodas de fora.

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Mensagem por Robson Jr. Sex 02 Nov 2012, 23:37

Numa situação sem arrasto, as quatro rodas necessariamente tem mesma velocidade angular. Assim, as rodas mais afastadas do centro da circunferência necessariamente desenvolvem velocidade escalar superior a das outras.

Certo?
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Mensagem por Euclides Sáb 03 Nov 2012, 00:29

Robson,

não sou versado em mecânica automobilística, mas suponho que a transmissão feita pelos semi-eixos é idêntica para cada uma das rodas do par de tração.

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isso significa que cada uma das rodas gira com a mesma rotação do seu semi-eixo e que estou supondo seja sempre a mesma para cada lado. Vale dizer, ambas as rodas têm mesma velocidade angular.

Ocorre que ambas as rodas têm forçosamente o mesmo raio e existe uma dependência linear entre velocidade angular e velocidade tangencial em função do raio da roda



nessa condição não há como uma das rodas ter maior velocidade tangencial e um arrasto é inevitável. As curvas são desenhadas com raios longos e ângulos tão pequenos quanto possível para permitir que sejam feitas em boa velocidade. Curvas de raios pequenos e ângulos grandes são sempre perigosas e não se pode fazê-las senão a baixa velocidade.

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Mensagem por Robson Jr. Sáb 03 Nov 2012, 19:19

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A e B são os centros das rodas frontais.

Euclides, meu conhecimento de mecânica automobilística tende a zero, mas imagino que o mecanismo de transmissão restrinja apenas a velocidade dos pontos na periferia das rodas.
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