Dúvida MCU com Fat(e)
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dúvida MCU com Fat(e)
Um carro que percorre uma estrada plana entra numa curva circular de raio R com velocidade escalar V e derrapa. Sendo µe e µk, respectivamente, os coeficientes
de atrito estático e cinético entre os pneus do carro e o asfalto da estrada, pode-se afirmar que:
a) µe>v²/gR
b) µk>v²/gR
c) µe<µk
d) µe
e) µe=µk
Olá pir2, gostaria de saber por que não é a letra b a resposta e sim a letra d; essas situações de igualar força centrípeta com atrito estático já me intrigaram o suficiente, e ainda aparece esse outro fenômeno -_-'... Alguém poderia me esclarecer de vez por favor =/
de atrito estático e cinético entre os pneus do carro e o asfalto da estrada, pode-se afirmar que:
a) µe>v²/gR
b) µk>v²/gR
c) µe<µk
d) µe
e) µe=µk
Olá pir2, gostaria de saber por que não é a letra b a resposta e sim a letra d; essas situações de igualar força centrípeta com atrito estático já me intrigaram o suficiente, e ainda aparece esse outro fenômeno -_-'... Alguém poderia me esclarecer de vez por favor =/
Última edição por williamrota em Sáb 22 Set 2012, 22:55, editado 1 vez(es)
williamrota- Recebeu o sabre de luz
Re: Dúvida MCU com Fat(e)
Corrija as alternativas, por favor
ramonss- Fera
Re: Dúvida MCU com Fat(e)
A grande dica nesses problemas de curva em que o objeto derrapa é imaginar a situação na qual ele está na IMINÊNCIA de derrapar. Posto isso, na iminência do carro derrapar o coeficiente de atrito é o estático (Mest) E NÃO O CINÉTICO. Nesse instante, temos uma velocidade máxima Vmax de iminência de derrapagem. Portanto, temos (para a iminência de derrapar):
Fcp=Fat --> (m.Vmax²)/R=m.g.Mest ---> Mest=(Vmax²)/g.R
g.R=constante=k --> Mest=(Vmax²)/k
Na situação em que o carro derrapa, a velocidade V obrigatoriamente será maior que a velocidade máxima, visto que g e R não variam. Logo, para a situação em que o carro derrapa, Mest<V²/k, ou seja, Mest<V²/gR.
Resposta: D
Nota: De acordo com a questão original, esse item 'd' que você postou está errado.
Fcp=Fat --> (m.Vmax²)/R=m.g.Mest ---> Mest=(Vmax²)/g.R
g.R=constante=k --> Mest=(Vmax²)/k
Na situação em que o carro derrapa, a velocidade V obrigatoriamente será maior que a velocidade máxima, visto que g e R não variam. Logo, para a situação em que o carro derrapa, Mest<V²/k, ou seja, Mest<V²/gR.
Resposta: D
Nota: De acordo com a questão original, esse item 'd' que você postou está errado.
lehhco- Iniciante
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos