Pentágono regular
3 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Pentágono regular
ABCDE é um pentágono regular cujo lado mede 3 cm. Calcular o lado do pentágono regular, que se obtém traçando as diagonais do pentágono ABCDE.
Resp. (3-V5). L/2
Resp. (3-V5). L/2
Última edição por Nat' em Sex 21 Set 2012, 22:18, editado 1 vez(es)
Nat'- Mestre Jedi
Re: Pentágono regular
Bom dia Nat,
Vejo uma resolução para este problema , mas não estou seguro de que seja a mais prática.
Desenhe um pentágono regular e ligue os seus vértice. Chamemos de L o lado do pentágono formado ( não sei o nome dessa figura).
Observe que esse lado é a base de um triângulo isósceles de ângulos 36°/36° e 108° . Esse ângulo de 108° foi calculado usando a fórmula ai(5)=(n-2)*180/n.
Quando traçamos a altura desse triângulo isósceles ficam formados dois triângulos retângulos de ângulos 36°/54º/90°.
Trabalhando com um desses triângulos temos : cos 36°=(L/2)/3 (I)
Veja neste POST o problema em que calculamos o cos de 36° a partir do lado do decágono inscrito que é: (V5 + 1)/4
Então , substituindo em (I) o valor do cos de 36° teremos:(V5 + 1 )/4 = (L/2)/3
L=(3V5 + 1)/2
Att
Vejo uma resolução para este problema , mas não estou seguro de que seja a mais prática.
Desenhe um pentágono regular e ligue os seus vértice. Chamemos de L o lado do pentágono formado ( não sei o nome dessa figura).
Observe que esse lado é a base de um triângulo isósceles de ângulos 36°/36° e 108° . Esse ângulo de 108° foi calculado usando a fórmula ai(5)=(n-2)*180/n.
Quando traçamos a altura desse triângulo isósceles ficam formados dois triângulos retângulos de ângulos 36°/54º/90°.
Trabalhando com um desses triângulos temos : cos 36°=(L/2)/3 (I)
Veja neste POST o problema em que calculamos o cos de 36° a partir do lado do decágono inscrito que é: (V5 + 1)/4
Então , substituindo em (I) o valor do cos de 36° teremos:(V5 + 1 )/4 = (L/2)/3
L=(3V5 + 1)/2
Att
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
Raimundo,
Por favor, tem como você postar a figura, ou então me explicar novamente essa parte " chamemos de L o lado do pentágono formado ( não sei o nome dessa figura)", não entendi muito bem...
Obrigada! ^^
Por favor, tem como você postar a figura, ou então me explicar novamente essa parte " chamemos de L o lado do pentágono formado ( não sei o nome dessa figura)", não entendi muito bem...
Obrigada! ^^
Nat'- Mestre Jedi
Olá Nat ,
Com BOA VONTADE, admitamos que a figura acima seja um pentágono regular de lado DE=3
O lado do pentágono que queremos, é o da estrela onde um dos lados é AE.
Trabalhando com o Triângulo ADE, tracemos a sua altura DF.
O ângulo interno Ê do pentágono=108°, e o ângulo DÊF do triângulo DFE é 108º/3=36°.
No cálculo da nossa resolução ,trabalhamos com o triângulo retângulo DFE e fizemos cos 36°=(L/2)/3
sendo L/2= cateto EF= metade do lado que estamos procurando, e 3(hipotenusa) = o lado DE .
Att
Com BOA VONTADE, admitamos que a figura acima seja um pentágono regular de lado DE=3
O lado do pentágono que queremos, é o da estrela onde um dos lados é AE.
Trabalhando com o Triângulo ADE, tracemos a sua altura DF.
O ângulo interno Ê do pentágono=108°, e o ângulo DÊF do triângulo DFE é 108º/3=36°.
No cálculo da nossa resolução ,trabalhamos com o triângulo retângulo DFE e fizemos cos 36°=(L/2)/3
sendo L/2= cateto EF= metade do lado que estamos procurando, e 3(hipotenusa) = o lado DE .
Att
raimundo pereira- Grupo
Raimundo, muito obrigada pela ajuda!
Nat'- Mestre Jedi
raimundo pereira- Grupo
Olá Nat,
Esta resolução não está correta. Interpretei mal o enunciado. Na verdade temos que calcular o lado do pentágono que ficou formado pelas diagonais(em outras palavras, o pentágono que ficou dentro do pentágono grande. Estou tentando resolver.
ATT
Esta resolução não está correta. Interpretei mal o enunciado. Na verdade temos que calcular o lado do pentágono que ficou formado pelas diagonais(em outras palavras, o pentágono que ficou dentro do pentágono grande. Estou tentando resolver.
ATT
raimundo pereira- Grupo
Eu tinha entendido que era o lado do pentágono do meio, só que como tentei resolver de várias maneiras e a resposta não bateu de jeito nenhum com o gabarito, achei que eu tivesse interpretado errado...
Nat'- Mestre Jedi
Iago6- Fera
Iago,
Mas... O enunciado pede o lado do pentágono interno formado pelas diagonais de ABCDE...
Você poderia me dizer como você sabia que o lado do pentágono AFBGH era igual ao lado do pentágono interno??
Mas... O enunciado pede o lado do pentágono interno formado pelas diagonais de ABCDE...
Você poderia me dizer como você sabia que o lado do pentágono AFBGH era igual ao lado do pentágono interno??
Nat'- Mestre Jedi
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos