PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

4 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Dom 16 Set 2012, 23:15

Relembrando a primeira mensagem :

(Unifesp-SP) Uma estação espacial, construída em forma cilíndrica, foi projetada para contornar a ausência de gravidade no espaço. A figura mostra, de maneira simplificada, a secção reta dessa estação, que possui dois andares.

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Unifesp

Para simular a presença de gravidade, a estação deve girar em torno do seu eixo com certa velocidade angular. Se o raio externo da estação é R:
a) deduza a velocidade angular ω com que a estação deve girar para que um astronauta, em repouso no primeiro andar e a uma distância R do eixo da estação, fique sujeito a uma aceleração de módulo igual a g.

b) suponha que o astronauta, cuja massa vale m, vá para o segundo andar, a uma distância h do piso do andar anterior. Calcule o peso do astronauta nessa posição e compare-o com o seu peso quando estava no primeiro andar. O peso aumenta, diminui ou permanece inalterado?

____

No meu raciocínio, a letra (a) fica da seguinte forma:

https://2img.net/r/ihimg/a/img138/8246/unifesp001.jpg

A aceleração centrípeta é ocasionada pela força de contato entre a parede e o astronauta, ou seja, Fcp = N. Observemos também que P e Fn se anulam.

Está correto mesmo isso que eu fiz?

____

Eu não consegui fazer e nem entender como o livro resolveu a letra (b).

O livro fez o seguinte:

"O peso do astronauta tem valor igual ao da força normal que ele recebe do piso da estação. Essa força faz o papel de resultante centrípeta no MCU que o astronauta realiza em torno do eixo da estação.
P2 = m . ω² . (R – h)
P2 = m g (R – h)/R."


Na minha opinião o peso seria o mesmo, pois P = m.g, com g sendo uma aceleração da gravidade, ou seja, apontando para o centro de algum lugar (normalmente apontamos nos exercícios sentido vertical e para baixo).
Como é que a questão afirma que aceleração, que é centrípeta apenas (aliás, tem direção "horizontal" e não "vertical"), é a "aceleração da gravidade"??

Alguém poderia me dá uma ajuda?
Obrigado!!!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por Euclides Seg 17 Set 2012, 20:15

como ele está "encostado" na parede
Seu astronauta está cansado? porque ele precisa estar encostado na parede?

Aliás, você sabe onde está a parede? Os pés do astronauta estão apoiados sobre a circunferência mais externa. Esse é o "chão" para ele. O corpo dele está em posição radial com as circunferências. Essa é a vertical dele (que corresponde á vertical do seu desenho).

Meu computador está me dando dores de cabeça e enquanto eu escrevia lalass postou uma boa imagem. Entenda onde fica o astronauta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por lalass Seg 17 Set 2012, 20:45

DiegoCarvalho1 escreveu:Agora embananou tudo... Rsrsrs...
Como pode existir essa força normal (reação da compressão do rapaz sobre piso) se o que vai "comprimir" o piso seria justamente o peso do astronauta?
E mesmo assim, já que ela existe, como essa força N pode ser a centrípeta se a aeronave gira "horizontalmente" e essa força N é "vertical"??? A força N teria que ter a mesma direção da centrípeta que tem direção radial da trajetória, o que não é o caso, pelo menos de acordo com a minha figura.
OBS: Quando eu falo "horizontal" e "vertical" é em relação ao plano do tela do nosso monitor.
Euclides, a melhor justificativa para isso é inércia ou tem como justificar de outra forma no referencial inercial que fique mais claro?
lalass
lalass
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : João pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Seg 17 Set 2012, 21:16

O que está dificultando de verdade é entender a figura da aeronave que ele deu na questão.
Quando a questão fala que a aeronave "possui dois andares" a única figura que vem na minha cabeça é aquela que eu fiz em meu primeiro post. Não consigo enxergar uma outra imagem "lateral" que explicite bem a situação proposta...
Na minha opinião, a questão falhou em dar essa imagem. Ela deveria ter dado uma vista lateral, sei lá... Essa imagem em corte complicou demais a minha vida:S

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por lalass Seg 17 Set 2012, 21:33

Ela teria formato cilíndrico e você andaria no que normalmente é a altura tendo a base como parede. Entendeu o principio por traz da Normal, do seu valor e que não pode haver outra força além dela nesse referencial?
lalass
lalass
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : João pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Seg 17 Set 2012, 22:30

Acho que eu entendi a forma (desenho) da aeronave.
Desculpe-me, mas ainda não entendi pq existe essa força normal, já que a "compressão" do piso seria ocasionada pela força peso, e neste referencial, não existe gravidade, logo não existe a força peso...

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por lalass Ter 18 Set 2012, 06:08

Lê aquele site que te mandei no inercial acho que é o melhor que da pra fazer. Einstein fez essa correção na leis de Newton tem que estudar forças fictícias, não vejo outra forma:
www.vestseller.com.br/livromecanica/Capitulo4.htm
lalass
lalass
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : João pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Ter 18 Set 2012, 16:02

Eu li o material e ainda não consegui entender como pode haver essa troca de força de contato com o piso e o homem, tendo em vista que não há gravidade.
Para mim, seria um caso parecidíssimo com o famoso caso de uma pessoa em cima de uma balança abandonada em queda livre. A balança indica zero, pois não há troca de forças entre eles.
:\

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por lalass Ter 18 Set 2012, 16:51

Se leu o material então teremos uma nova equação. Esqueça as equações anteriores que a anlise tem de ser diferente.Adotando a estação como referencial temos:
N - Fcf = 0
N normal
Fcf Força Centrífuga(Força de Inércia, ou seja, fictícia)
Ele está em repouso em relação a estação.
Sendo assim há uma força que atua no mesmo sentido que na Terra atuaria a força peso, pelo princípio da equivalência essa pode gerar sessação de gravidade.
DiegoCarvalho1 escreveu:Agora embananou tudo... Rsrsrs...
Como pode existir essa força normal (reação da compressão do rapaz sobre piso) se o que vai "comprimir" o piso seria justamente o peso do astronauta?
N = Fcf
N = m w^2 g

Mesma equação, entretanto por motivos físicos completamente diferentes.
:arrow: O exemplo talvez te ajude.
Situação 1:Se eu soltar uma bola dentro de casa na Terra ela cairá com aceleração g e ação da força peso.
Situação 2:Se eu colocar essa casa no espaço distante de qualquer corpo celeste o que ocorrerá?
A bolo se manterá em repouso, pois não há força agindo sobre ela.
Situação 3:Se eu acelerar a casa com g m/s² com que velocidade ela acelerará em relação ao piso?
A resposta é g. Ou seja, se adotar a casa como referencial ele terá aceleração g. E por isso poderia se afirmar que existe uma força atuando, entretanto ela não existe de verdade é fictícia.
Pela equivalência de Einstein as situações 1 e 3 são equivalentes.
:arrow: Da mesma forma o problema busca uma força que seja equivalente.
Voltando ao problema.
Ele quer que as equivalêcias de:
a = g ∵ Fcf = P (Destaco a primeira na nave e a segunda na terra)

@edit Achei um problema(com solução) parecido no Livro Fundamentos de Mecânica Volume I do Renato Brito(aquele do link). Solução do livro
"A única força que age sobre o homem é a força normal N que a superfície cilíndrica exerce sobre os pés dele. Essa força é radial, aponta para o centro da estação espacial em cada instante, e faz o papel de resultante centrípeta. Assim, escrevendo a segunda lei de Newton na direção radial (centrípeta) para o homem vem
Frctp = F in - P out = m . v^2/r
N - 0 = m . v^2/r
N = m . v^2/r
A nossa sensação de peso (peso aparente) é proveniente da normal N que age na gente. Quando nos sentimos mais pesados do que o de costume( por exemplo no interior de um elevador subindo acelerado), é porque a normal N que está agindo na gente está maior que o de costume (N> m .g). Ao contrário quando nos sentimos mais leve que o de costume ( por exemplo no interior de um elevador descendo acelerado), é porque a normal N que está agindo na gente está menor que o de costume (N< m .g). Quando estamos no interior de um elevador em queda livre, embora a força peso esteja agindo sobre nós, não teremos sessasão de peso, pois nesse caso, a normal N agindo em nossos pés será nula. A sensação de peso vem é da normal N.
A normal por causa disso, é frequentemente chamada de "peso aparente", matema-ticamente, escrevemos:
N = Paparente
N = m . gaparente
m . gaparente = m . v^2/r
(...)"
A solução continua pois o que ele pede é outra coisa(não deveria igualar a v no seu problema só não alterei para manter como no original). Te ajudou?
lalass
lalass
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : João pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por DiegoCarvalho1 Ter 18 Set 2012, 23:14

Olá, lalass. Muito obrigado pela disposição em ajudar!
Então, veja:
Mesmo essa força exercida no pé do astronauta (força N) sendo fictícia, existe uma outra força, exercida pelo astronauta sobre o piso da aeronave para um referencial não inercial?
Já para um referencial inercial (própria nave), existe uma força inercial para anular a força centrípeta, que neste caso é a centrífuga, conforme você explicou lá em cima, correto?
O material desse livro é muito bom! Já havia dado uma lida no tópico que fala sobre "Vínculos Geométricos"! Hoje eu comprei esse livro, apesar que não vou tentar nem IME, nem ITA. Mas é sempre bom conhecer mais as coisas. Very Happy

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por lalass Qua 19 Set 2012, 18:06

DiegoCarvalho1 escreveu:Olá, lalass. Muito obrigado pela disposição em ajudar!
Então, veja:
Mesmo essa força exercida no pé do astronauta (força N) sendo fictícia, existe uma outra força, exercida pelo astronauta sobre o piso da aeronave para um referencial não inercial?
A fictícia é a centrífuga(não confundir com centrípeta). Normal sempre será uma força de interação, pois SEMPRE terá par reação.
DiegoCarvalho1 escreveu:
Já para um referencial inercial (própria nave), existe uma força inercial para anular a força centrípeta, que neste caso é a centrífuga, conforme você explicou lá em cima, correto?
O material desse livro é muito bom! Já havia dado uma lida no tópico que fala sobre "Vínculos Geométricos"! Hoje eu comprei esse livro, apesar que não vou tentar nem IME, nem ITA. Mas é sempre bom conhecer mais as coisas. Very Happy
O referencial adotado para essa análise é o não inercial, pois não há forças de Einstein (fictícias) no referencial inercial, visto que nesse referencial só há forças de interação.
São duas análise distintas
1)Não inercial Fcf - N = 0
Sendo a Fcf "fictícia" e normal de interação.
2) Inercial N = m .w^2 . R
Todas as forças são de interação.
Apesar dos valores matemáticos serem iguais, os conceitos que explicam as equações são muito diferentes.
lalass
lalass
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 10/05/2012
Idade : 30
Localização : João pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP) - Página 2 Empty Re: Dinâmica - Resultante Centrípeta (Unifesp-SP)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos